Lista completa de termos de marketing digital

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Neste artigo, Joabe Oliveira da equipe MidiaPro cobrirá 28 dos termos de marketing digital mais básicos que você precisa saber. Continue lendo para saber mais!

Mais especificamente, faremos um safári por 28 termos comuns de marketing. Então, da próxima vez que você vir um monte de letras aparentemente aleatórias espremidas juntas na natureza, você pode realmente conseguir decifrá-las.

Ahh, acho que vi o nosso primeiro.

1. Marketing digital

Vamos começar definindo marketing digital. Marketing digital é onde você promove seu negócio por meio de qualquer tipo de canal digital, como um site, um anúncio online, um mecanismo de busca ou mídia social.

Agora que definimos o marketing digital, vamos entrar em alguns termos de marketing mais específicos. Primeiro, vamos verificar alguns termos relacionados ao funil de marketing.

2. Funil de marketing

O que é um funil de marketing? Basicamente, é uma visualização da maneira como as pessoas se tornam clientes.

Imagine um funil, largo no topo e estreito na base. No topo do funil, você tem muitos clientes em potencial que estão apenas começando a conhecer você. Eventualmente, alguns desses clientes em potencial vão para o fundo do funil e se tornam clientes.

3. Topo do funil (TOFU)

Um usuário topo de funil, ou TOF ou TOFU, é um público frio que ainda não conhece você e o objetivo da campanha é apresentar a essas pessoas sua marca, produto ou serviço. Eles provavelmente ainda não estão prontos para comprar.

4. Meio do funil (MOFU)

Um usuário do meio do funil (geralmente abreviado para MOF e MOFU) é alguém no meio do seu funil de marketing. Ele conhece um pouco o seu negócio e está meio que começando a pensar em comprar, mas ainda não está pronto para se tornar um cliente.

Esta é uma ótima fase de construção de confiança, onde você pode estabelecer liderança de pensamento com esses usuários e expandir seu relacionamento com eles para que, quando estiverem prontos para comprar, escolham você.

5. Fundo do funil (BOFU)

E bem no fundo desse funil, BOF (abreviado) ou BOFU. Essas são as pessoas que estão prontas para comprar — tudo o que você precisa fazer é convencê-las a agir. Você quer redirecionar esses usuários com marketing que os incentive diretamente a comprar, como uma promoção.

6. Conscientização da marca

Nosso sexto termo é consciência de marca. Consciência de marca é basicamente o quão familiarizadas as pessoas estão com sua empresa. Quando você faz marketing para usuários no topo do funil, geralmente está tentando aumentar a consciência de marca.

7. Chumbo

Um lead é alguém que você tem um nome e contato em seu banco de dados, mas ainda não decidiu comprar de você. Alguém pode se tornar um lead ao se inscrever para receber seus e-mails, baixar um guia ou experimentar uma demonstração gratuita do produto.

Existem dois tipos básicos de chumbo.

Lead qualificado para marketing

Um lead qualificado para marketing ou MQL é alguém cujas informações de contato você tem, mas que não está pronto para participar de uma demonstração ou mesmo considerar comprar seu produto ou serviço.

Lead qualificado para vendas

Um SQL é um lead qualificado para vendas, ou seja, um lead altamente qualificado que está preparado para comprar e está pronto para uma demonstração, uma ligação telefônica ou para falar de negócios.

Isso nos leva direto ao nosso próximo termo, geração de leads.

8. Geração de leads

Geração de leads é um tipo de marketing criado para transformar pessoas em leads.

Há também a nutrição de leads, que é quando você tenta incentivar seus leads a se tornarem clientes.

9. Conversão

Uma conversão é basicamente sempre que alguém conclui uma ação que você queria que ele concluísse. Frequentemente, isso significa comprar algo. Mas inscrever-se na sua lista de e-mail ou experimentar uma demonstração de produto também pode contar como uma conversão.

Agora, vamos falar sobre seis estratégias diferentes de marketing digital que você pode usar para gerar leads e conversões.

10. Otimização de mecanismos de busca (SEO)

Primeiro, temos a otimização de mecanismos de busca, ou SEO. SEO é uma estratégia em que você tenta fazer com que seu site seja classificado nos resultados de pesquisa do Google.

O objetivo é que as pessoas encontrem seu site quando pesquisarem por coisas relacionadas ao seu setor. Então, elas visitam seu site para saber mais e acabam se interessando pelo que você vende.

11. Publicidade paga por clique (PPC)

Outra estratégia de marketing digital é a publicidade paga por clique, ou PPC. PPC é onde você veicula anúncios pagos online e paga por cada clique nesses anúncios (daí o nome pagamento por clique).

Às vezes, esses anúncios estão em sites de terceiros e, às vezes, estão no topo dos resultados de pesquisa do Google.

12. Marketing de mídia social

O marketing de mídia social é onde você promove seu negócio e interage com seu público nas mídias sociais. Você pode criar uma conta para seu negócio e postar conteúdo lá.

Você também pode veicular anúncios em mídias sociais para atingir seu público-alvo, mesmo que ele não o siga.

13. Web design e desenvolvimento

Em seguida, vamos falar sobre design e desenvolvimento web, que é a construção e manutenção do seu site.

Como todo o seu outro marketing leva ao seu site, é importante que seu site seja útil para os usuários e agradável de se ver. O web design foca mais na aparência e na sensação do seu site. O desenvolvimento é mais focado em como seu site funciona, embora possa se sobrepor ao design em várias áreas.

14. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia na qual você cria conteúdo em seu site para ajudar os usuários a aprender sobre tópicos relacionados ao seu setor ou negócio.

Esse conteúdo pode incluir coisas como posts de blog, infográficos e vídeos. O objetivo é usá-lo para atrair pessoas para seu site e movê-las pelo funil de marketing para que se tornem seus clientes.

15. Marketing por e-mail

O marketing por e-mail é uma estratégia em que você envia e-mails em massa para promover seu negócio e seu conteúdo. Você não envia e-mails para qualquer um — você deixa as pessoas se inscreverem para seu e-newsletter em seu site e, então, você envia os e-mails para essas pessoas.

Agora que abordamos seis principais estratégias de marketing, vamos dar uma olhada em alguns jargões de marketing digital relacionados a ferramentas e táticas úteis que você pode usar.

16. Automação de marketing

Primeiro, temos a automação de marketing. A automação de marketing usa ferramentas que executarão certas tarefas de marketing para você automaticamente.

Por exemplo, você pode obter ferramentas que enviarão e-mails automaticamente em vez de você ter que fazer isso manualmente.

17. Teste A/B

O próximo é o teste A/B, em que você testa duas versões diferentes de algo para ver qual tem melhor desempenho, geralmente comparando uma nova versão com uma que você já estava usando.

Por exemplo, você pode executar duas versões diferentes de um anúncio para ver qual delas gera mais conversões. Qualquer uma delas, você provavelmente vai querer usar essa daqui para frente.

18. Publicidade programática

O próximo termo em nossa lista é publicidade programática. Publicidade programática é uma forma de publicidade em que você usa ferramentas automatizadas para ajudar a comprar ou vender espaço publicitário.

Existem ferramentas que combinam anunciantes e editores e os ajudam a fechar acordos em inventário de anúncios. É uma ótima maneira de ajudar você a anunciar em sites de terceiros.

19. Tecnologia de marketing

Tecnologia de marketing, ou martech, é basicamente o que parece. É uma tecnologia que ajuda você a otimizar e aprimorar seu marketing.

Isso pode incluir coisas como software de automação de e-mail, software de personalização ou ferramentas que armazenam e organizam informações do cliente, como um CRM.

Acabamos de falar sobre a importância de analisar seus resultados de marketing.

Por esse motivo, vamos encerrar esta lista de terminologia de marketing definindo rapidamente algumas métricas de marketing importantes que você precisa conhecer.

20. Taxa de cliques (CTR)

Taxa de cliques, ou CTR, é a porcentagem de pessoas que, depois de ver seu conteúdo de marketing, realmente clicam nele.

21. Taxa de conversão (CVR)

A taxa de conversão, ou CVR para abreviar, é a porcentagem de pessoas que realizam uma ação desejada em suas campanhas de marketing, como fazer uma compra ou ligar para você.

22. Custo por lead (CPL)

Custo por lead, ou CPL, é o valor que você paga por cada lead obtido.

23. Valor da vida útil do cliente (CLV)

O valor vitalício do cliente (CLV) é quanto valor monetário você pode esperar que um cliente traga para o seu negócio ao longo de sua vida útil.

24. Retorno sobre o investimento (ROI)

Em seguida, temos o retorno sobre o investimento, ou ROI. O ROI é uma métrica para avaliar quanto valor você obtém pelo que gasta em seu marketing.

Marketing custa dinheiro, e o ROI ajuda você a ver se está recuperando o dinheiro gasto com um lucro razoável.

25. Retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS)

O retorno sobre o investimento em publicidade é quanto dinheiro você ganha pelo seu investimento em publicidade paga.

26. Custo de publicidade das vendas (ACoS)

O custo de vendas de publicidade é quanto dinheiro você gasta em publicidade para cada dólar de receita que você ganha.

27. Indicador-chave de desempenho (KPI)

O indicador-chave de desempenho (KPI) é uma métrica que ajuda você a ver a eficácia do seu marketing.

Muitas das métricas que acabamos de discutir são KPIs, como custo por lead e ROAS. Esses números dão a você uma noção do quão bem-sucedidas são suas campanhas.

28. Objetivos e resultados-chave (OKRs)

Objetivos e resultados-chave (OKRs) São metas específicas que você define para suas campanhas de marketing, juntamente com as métricas que você planeja usar para medi-las.

Então, você pode definir uma meta de ganhar clientes mais valiosos e planeja usar o valor da vida útil do cliente e o CPL para ajudar a medir o sucesso dessa meta.

Bem, essa é toda a terminologia de marketing que temos tempo para usar neste vídeo.

Se você quiser saber mais sobre qualquer um desses termos de marketing, ou se quiser descobrir novos termos, inscreva-se em nosso canal do YouTube ou em nossa newsletter por e-mail.

Perguntas frequentes sobre terminologia de marketing

1. O que é marketing digital?

Marketing digital é onde você promove seu negócio por meio de canais digitais, como sites, anúncios online, mecanismos de busca e mídias sociais.

2. O que é um funil de marketing?

Um funil de marketing é uma visualização da jornada que as pessoas fazem para se tornarem clientes, começando com muitos clientes em potencial no topo e terminando com clientes no fundo.

3. O que é o Topo do Funil (TOFU)?

TOFU é a parte do funil onde você lida com um público frio que ainda não conhece sua marca, produto ou serviço, e está sendo introduzido a eles.

4. O que é o Meio do Funil (MOFU)?

MOFU é a parte do funil onde os leads conhecem um pouco sobre seu negócio e estão começando a considerar a compra, mas ainda não estão prontos para se tornarem clientes.

5. O que é o Fundo do Funil (BOFU)?

BOFU é a parte do funil onde os leads estão prontos para comprar, e é quando você os incentiva diretamente a agir, como oferecendo uma promoção.

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!