Criminosos se aproveitaram do desejo de jogadores de ganharem na Mega da Virada para aplicar golpes em nome de uma loteria de Fortaleza. Com a ajuda de ferramentas de Inteligência Artificial, os suspeitos manipularam conteúdos publicados pela Loteria Aldeota nas redes sociais, induzindo os consumidores a adquirirem contas de bolões em sites falsos, não ligados à loteria ou à Caixa Econômica Federal.
***
NOTA OFICIAL – Loteria Aldeota
Nós, da Loteria Aldeota, informamos que criminosos têm utilizado inteligência artificial para manipular imagens e vídeos publicados nas nossas redes sociais oficiais, alterando dados visuais e sonoros para disseminar informações falsas.
Essas manipulações incluem ofertas enganosas de bolões inexistentes a preços extremamente baixos, com pedidos de pagamentos direcionados a contas que não nos pertencem. Além disso, há o uso indevido da logomarca da Caixa Econômica Federal, o que tem levado consumidores ao erro.
Assim que tomamos ciência desses crimes, notificamos as autoridades competentes, resultando na instauração do Inquérito Policial nº 0017/2024 pela Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos (DRCC) do Ceará, e reforçamos em nossas redes a orientação sobre a forma correta para a realização de apostas.
Além disso, a Caixa Econômica Federal também foi notificada, para que possa tomar suas providências cabíveis. As investigações estão em curso para identificar os responsáveis e responsabilizá-los na forma da lei.
Orientamos nossos consumidores a acessarem exclusivamente nossos canais oficiais para informações e conteúdos da Loteria Aldeota. Vídeos e anúncios oficiais são divulgados exclusivamente no Instagram @loteriaaldeota. Caso o vídeo ou conteúdo não esteja publicado em nosso Instagram oficial, trata-se de material não autorizado.
Recomendamos que, em caso de dúvida, os clientes entrem em contato conosco pelo 0800 999 5050 ou venham a nossa unidade física (Avenida Dom Luís, 600).
Lamentamos profundamente os transtornos causados por tais ações criminosas. Nós, da Loteria Aldeota, temos compromisso com a segurança dos nossos clientes e transparência em todas as nossas atividades. Asseguramos que estamos cobrando as autoridades para resolverem a situação.
Alessandro Montenegro, CEO da Loteria Aldeota