5 maneiras de agregar valor ao seu trabalho como web designer

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Vamos encarar… estamos em uma época em que alguém pode comprar um domínio, hospedagem e instalar um tema WordPress premium no mesmo tempo que alguns designers levam para responder com uma cotação de trabalho/solicitação de proposta. Além disso, muitos designers estão tentando uma corrida para o fundo do poço, reduzindo as taxas e adicionando uma miríade de serviços que não teriam oferecido anos antes.

Parece-me que os tempos estão um pouco difíceis e, como resultado, os designers afrouxam os padrões para conseguir — e manter — mais clientes. Mas há um problema com isso: você não tem resistência para correr até o fundo. Nenhum de nós tem.

Nosso tempo vale muito mais do que isso, e nossa sanidade ainda mais. Mas o que você faz? Como você pode competir com pessoas que oferecem serviços mais baratos ou estão dispostas a fazer o trabalho que você não quer fazer?

A resposta é simples: Você não precisa. Aqui estão algumas dicas e ideias para adicionar valor ao seu trabalho como web designer.

1. Pare de correr para o fundo

Em vez de perseguir níquel e dimers, considere mover-se na direção oposta — perseguir as pessoas que têm dinheiro e estão dispostas a gastá-lo. Isso pode até significar aumentar suas taxas (assustador, eu sei) ou ser mais seletivo com os clientes que você aceita, mas é um passo importante para fazer o jogo funcionar para você. Recentemente, tive a oportunidade de entrevistar vários dos principais designers da minha área e uma das semelhanças entre todos eles era o fato de que, quando o mercado queria que eles fossem mais baixos, eles escolhiam ir mais alto.

E funcionou. Eu sei que parece contraintuitivo, mas a realidade é que se você está brigando por sobras, então você não terá nada além de sobras. No entanto, se você puder aumentar suas taxas e aceitar menos clientes no processo, então você pode se concentrar em fazer nada além de um ótimo trabalho.

2. Atender a um grupo demográfico específico

Obviamente, se você vai aumentar suas taxas, então você precisa ser capaz de fornecer o valor correspondente. Uma das melhores maneiras de fazer isso é se tornar o cara ou a garota para um nicho específico em vez de tentar se tornar uma loja completa. Se você se sai melhor com mini-sites (por exemplo,

sites de página única e sites vCard), então torne-se um designer de mini-sites. Se você se sai melhor projetando blogs de nicho, então marque-se como o guru do design de blogs de nicho. Se você prefere sites corporativos, então lance clientes corporativos.

É fácil pensar que, ao tentar atender a todos, você pode ganhar mais dinheiro, mas a verdade é que, como consumidor, quero saber que você é um especialista em fazer o que preciso que você faça. Se preciso de um logotipo, vou a um designer de logotipos, e se preciso de um blog, vou a um designer de blogs. Crie uma marca como especialista em vez de generalista, e você será uma opção muito mais atraente para seu mercado-alvo.

3. Saiba o que seu mercado quer

Agora, se você vai atingir um público específico, então é importante que você saiba como melhor atendê-lo. Para uma startup do Vale do Silício, você pode precisar focar em altas conversões e otimização. Se você está trabalhando para autores, talvez precise aprender como fazer seus livros parecerem ótimos.

Já estive dos dois lados da moeda e, a cada vez, fico impressionado com designers que preferem a harmonia do design deles à minha capacidade de obter mais assinantes, compradores e leitores de newsletters. Por outro lado, é importante lembrar que nem todo cliente sabe o que funciona melhor em seu setor, mas isso não significa que você deve recusá-los. Lembre-se, você é o especialista — então aja como um.

Não tenha medo de compartilhar sua expertise. Em muitos casos, isso dará a eles ainda mais confiança em sua visão.

4. Não se esqueça das pequenas coisas

Além do meu trabalho como freelancer, também tenho algumas lojas virtuais, nas quais vendo uma variedade de e-books e outros cursos de aprendizagem. Quando estou projetando esses sites, é importante que o produto, o logotipo e o site combinem. Dito isso, fico surpreso com a quantidade de designers que podem se oferecer para projetar e-books, mas não o site que hospeda o livro.

Acontece o contrário também. Designers adoram se ater a uma coisa, como design de site, enquanto ignoram completamente a necessidade do cliente de ter um livro para combinar.

Não se esqueça das pequenas coisas

Há muitas pequenas coisas que os designers deixam passar (pepitas de oportunidade).

Aqui estão alguns exemplos:

Seus clientes podem não saber que precisam dessas coisas. Tome a iniciativa de começar a conversa. Agora, não estou pedindo para você se tornar um balcão único, mas tente se colocar no lugar do seu cliente.

O que eles precisam? Muitas vezes, é mais do que você está oferecendo.

5. Acompanhamento

Estou surpreso com a quantidade de designers que perdem essa parte importante do processo de marketing. Você fez todo o trabalho para conseguir a venda, para projetar algo incrível e para ganhar dinheiro, mas depois se esquece do acompanhamento. Por quê?

Um cliente é seu maior patrimônio. Eles não são apenas um mecanismo de feedback perfeito, mas também são ótimos clientes recorrentes. Você mantém seus clientes em uma lista de e-mail?

Se não, como você vai deixá-los saber que você está oferecendo uma venda ou um novo serviço? Às vezes, eles podem entrar em contato com você para um favor rápido, ou uma pergunta sobre o site deles. Eu acredito que é importante que você responda rapidamente e com uma oferta para ajudar.

Acredite ou não, Bons designers são difíceis de encontrare as pessoas adoram ficar com os bons. Simplesmente oferecer ajuda, pós-venda, é uma ótima maneira de construir um funil de marketing de referência. Se você os mantiver felizes, eles podem contar a um amigo, ou a vários. Ora, eles podem até mesmo blogar sobre você.

Na minha experiência, as indicações não só geram os melhores clientes, como também são as mais fáceis de obter.

Estratégias simples funcionam

Você não precisa se tornar um fanático por marketing, mas usar algumas técnicas daquela aula de Marketing 101 pode ser útil, especialmente quando os tempos estão difíceis. Em vez de procurar mais maneiras de cortar taxas e reduzir custos, procure mais maneiras de fornecer valor e se diferenciar da concorrência.

É assim que você constrói uma reputação e se torna um trunfo para a comunidade, em vez de alguém que só rasteja por clientes. Se você não valoriza seu próprio trabalho, quem o fará?

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