Quando você está tentando descobrir a melhor maneira de comercializar seus negócios on-line, pode se sentir sobrecarregado com todas as suas opções. Ao fazer sua pesquisa, você se depara com um debate comum: marketing de conteúdo versus marketing digital. Então, qual opção é melhor? Neste artigo, veremos:
- Qual é a diferença entre marketing de conteúdo vs. Marketing digital?
- Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital?
- Marketing de conteúdo ou marketing digital é melhor?
- Quais são os prós e os contras do marketing de conteúdo?
- Quais são os prós e contras do marketing digital?
- Tipos de Marketing de Conteúdo
- Tipos de Marketing Digital
Qual é a diferença entre marketing de conteúdo e marketing digital?
A diferença entre marketing de conteúdo e marketing digital é a escala. O marketing de conteúdo envolve uma única estratégia, enquanto o marketing digital envolve várias estratégias. Ambos, no entanto, visam gerar receita para o seu negócio.
O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital?
Sim!
Qualquer estratégia que envolva o marketing de sua empresa on-line se enquadra no marketing digital.
Quando você olha para o marketing de conteúdo, ele se enquadra no marketing digital porque você usa o conteúdo para promover sua marca online e atrair pessoas para o seu negócio.
Então, como se trata de uma estratégia de marketing digital, a conversa não é sobre marketing de conteúdo x marketing digital, mas sim marketing de conteúdo no marketing digital.
Marketing de conteúdo ou marketing digital é melhor?
Geralmente, é melhor usar uma combinação de marketing digital e de conteúdo.
Embora o marketing de conteúdo seja uma estratégia excelente por si só, muitas vezes precisa de outras estratégias para ajudá-lo a colher todos os benefícios. Por exemplo, quando você cria uma postagem de blog, precisa investir em SEO para garantir que ela seja otimizada corretamente para classificação nos resultados de pesquisa. Se você deseja que as pessoas vejam as postagens do seu blog, precisa de uma estratégia de mídia social ou estratégia de marketing por e-mail para distribuí-las aos leads interessados.
O marketing de conteúdo no marketing digital é apenas uma peça do quebra-cabeça maior do marketing.
Portanto, se você deseja colher todos os benefícios do marketing de conteúdo, crie uma estratégia que se concentre no marketing digital e no marketing de conteúdo .
Quais são os prós e os contras do marketing de conteúdo?
Os prós e contras do marketing de conteúdo incluem:
Prós
- Segmenta todas as etapas do funil de compra
- Oferece desempenho de longo prazo
- Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana para o seu negócio
Contras
- Requer investimento de tempo significativo para desenvolver, produzir e publicar
- Requer habilidades, como redação, edição, design e otimização de mecanismo de pesquisa
Quais são os prós e contras do marketing digital?
Os prós e contras do marketing digital incluem:
Prós
- Oferece várias saídas para gerar receita, desde pesquisa até anúncios pagos
- Oferece desempenho de longo e curto prazo
- Funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana para o seu negócio
Contras
- Requer várias habilidades de marketing para implementar
- Requer maior investimento orçamentário, especialmente para estratégias como PPC
Tipos de marketing de conteúdo
Para ajudar você a entender melhor o marketing de conteúdo digital, vamos ver os diferentes tipos de conteúdo que você pode criar para o seu negócio.
Blogues
Uma das formas mais populares de marketing de conteúdo são os blogs . Os blogs são postagens escritas e informativas que ajudam seu público a entender um tópico de interesse. É uma forma popular de criação de conteúdo porque essas postagens podem ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa quando otimizadas adequadamente.
Vídeos
Outra forma popular de marketing de conteúdo digital são os vídeos .
Os vídeos permitem que você forneça muitas informações rapidamente, além de proporcionar uma experiência visualmente envolvente. É um formato valioso a ser usado para explicar processos complexos e informações detalhadas para torná-los mais compreensíveis.
Infográficos
Infográficos são outra forma visual de criação de conteúdo.
Com os infográficos, você apresenta informações em um gráfico projetado para facilitar a compreensão. Os infográficos são ótimos para definir um processo ou apresentar estatísticas.
E-books
A forma final de conteúdo que veremos são os e-books.
Ebooks são formas mais longas de conteúdo que fornecem uma visão aprofundada de um tópico. Muitas empresas usarão esse conteúdo de formato longo como conteúdo fechado para ajudá-las a obter leads.
Tipos de marketing digital
Agora que vimos os diferentes tipos de marketing de conteúdo, vamos ver alguns dos tipos mais populares de marketing digital .
Otimização para mecanismos de busca (SEO)
Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de marketing digital que envolve a otimização do seu site para uma melhor classificação nos resultados de pesquisa.
Como 93% das experiências online começam com um mecanismo de pesquisa, muitas empresas contam com essa estratégia para ajudá-las a crescer online e obter novos leads.
Esta estratégia de marketing digital permite:
- Aumente a exposição da marca nos resultados de pesquisa
- Direcione tráfego mais qualificado para o seu site
- Aumente a taxa de fechamento do seu negócio
Publicidade paga por clique (PPC)
Anúncios de pagamento por clique (PPC) são anúncios pagos que aparecem no topo dos resultados de pesquisa e são marcados com a palavra “anúncio”. Essa estratégia é popular para empresas que buscam atrair leads prontos para converter. Como opera em um modelo de pagamento por clique, você paga apenas quando alguém clica em seu anúncio e visita seu site.
Esta estratégia de marketing digital permite:
- Atrair leads prontos para converter
- Aumente a exposição da marca nos resultados de pesquisa
- Dobre sua visibilidade na pesquisa se você já estiver classificando para uma palavra-chave
Marketing de email
O marketing por e-mail é uma ótima estratégia para ajudar você a se conectar individualmente com seus leads. Você pode enviar conteúdo personalizado diretamente para a caixa de entrada. O e-mail marketing é uma ótima estratégia para nutrir leads em direção à conversão.
Esta estratégia de marketing digital permite:
- Ofereça uma experiência personalizada da sua marca para aumentar as conversões
- Aumente as conversões para o seu negócio
- Aumente a afinidade da marca com os leads
Marketing e publicidade nas redes sociais
O último conjunto de estratégias que mencionaremos são marketing e publicidade em mídia social. O marketing de mídia social permite que você crie uma presença orgânica em uma plataforma social, enquanto a publicidade de mídia social envolve a promoção de seus negócios para leads qualificados.
Esta estratégia de marketing digital permite:
- Entregue conteúdo relevante para prospects
- Alcance leads que ainda não descobriram sua empresa
- Crie relacionamentos e se envolva com clientes em potencial
Crie sua estratégia de marketing digital hoje
O debate sobre marketing de conteúdo versus marketing digital acabou! Como você aprendeu, é melhor criar uma estratégia que inclua marketing digital e de conteúdo para maximizar seu sucesso online. Não sabe por onde começar?