Você encontra charlatões em qualquer mercado e, no Marketing Digital, não é diferente: tem muitos mentirosos vendendo milagres!
Até para quem nunca teve o azar de cruzar com um malandro desses, a promessa de resultados estrondosos pelo Marketing Digital legítimo, por si só, deixa muita gente com um pé atrás.
Mas acontece que alcançar ótimos resultados é mais do que história para boi dormir — é consequência de estratégias criativas, feitas para convencer quem compra a comprar de você!
E, aqui nesse conteúdo, você entenderá como (e por quê) o Marketing Digital funciona mesmo para aumentar as vendas de qualquer negócio na Internet!
Afinal, como funciona o Marketing Digital?
O Marketing Digital é uma adaptação estratégica do Marketing Tradicional usando tecnologias recentes para estudar, atrair e converter pessoas curiosas em compradoras através da Internet.
E o Marketing Digital é diferente do Marketing Tradicional porque os consumidores nunca estiveram tão vulneráveis às investidas das empresas como hoje:
Conectados 24 horas a, pelo menos, um dispositivo eletrônico, as chances de impactá-los nunca foram tão exponenciais!
Usando como “iscas” os conteúdos, as mensagens, os e-mails e outros tipos de mídia, é possível fisgar a atenção de alguém diversas vezes no mesmo dia.
O melhor de tudo é que essas iscas se camuflam aos interesses da pessoa do outro lado da tela: você vende exatamente para o tipo de gente com maior potencial de comprar o que seu negócio tem para oferecer!
Só que convencer alguém a abandonar o que está fazendo para agir na direção dos seus objetivos não é tão fácil…
Sem falar que a democracia da Internet, onde todo mundo tem a chance de fisgar as mesmas pessoas que você, transforma certos nichos do ambiente digital em árduas batalhas pela atenção dos consumidores.
O único jeito de se destacar (e fazer com que uma pessoa deixe de ser uma curiosa para se tornar compradora) é quando certa marca deixa de ser uma opção para se tornar a única decisão do consumidor.
Criar uma isca que surja de forma natural — e fazer com que ela seja tão fascinante e acessível que fica impossível não mordê-la — só é possível quando há o planejamento, a aplicação e o acompanhamento do Marketing Digital!
6 razões pelas quais o Marketing Digital funciona mesmo!
1. Quanto mais alcance, melhor!
O “digital” é o que faz a diferença nesse tipo de Marketing: ele permite que empresas alcancem públicos globais na Internet!
Foi o que a Kukos fez quando pediu à Orgânica para chegar às pessoas em diferentes partes do mundo sem precisar de nenhum tipo de loja física.
Deu certo porque não é projeção astral, é Marketing Digital! É onde você mantém contato com o cliente ideal em todos os lugares que ele frequenta — seja no mundo físico ou no virtual.
2. A mensagem perfeita para o cliente ideal
O poder na conversão de uma campanha bem planejada de Marketing Digital se aproveita de uma das tecnologias mais poderosas atualmente: a personalização dos conteúdos.
Quando falo de personalização, não falo de colocar letrinhas em negrito ou decorar uma página. Falo de ferramentas que analisam o comportamento dos usuários e criam métricas que:
- Indicam o jeito e a plataforma certos para falar com cada segmento do público;
- Filtram quais gêneros, e em quais localidades, interagem mais com a marca;
- Listam o histórico das últimas compras feitas, ou do comportamento durante a navegação no site, blog ou aplicativo;
- E oferecem soluções sobre como usar esses dados para vender mais!
Saber exatamente que tipo de consumidor vale a pena investir esforços (para converter em lucratividade) permite usar as palavras certas, entregues no momento perfeito, para tirar ele de cima do muro e fechar negócio!
Aliás, levar a mensagem perfeita para o cliente ideal foi o que a MidiaPro mostrou para a Casa Valduga como fazer, e o resultado disso foi um aumento de 1783% nas vendas! Saiba mais aqui:
3. Bom, bonito e barato
Esses resultados não ficam só da boca para fora!
No Marketing Digital, é possível fazer uma análise detalhadíssima do ROI (retorno sobre investimento) e de outros KPIs (os indicadores-chave de performance).
Quase sempre fica óbvio que os recursos investidos em uma campanha bem pensada de Marketing Digital trazem recompensas maiores do que as de outras fontes.
Algo tão poderoso faz parecer que é bom demais para ser verdade e que talvez o Marketing Digital seja uma prática exclusiva para empresas com verbas infinitas — que nada!
O fato desse Marketing ser “digital” certifica que as portas continuem abertas para que pequenas e médias empresas também abocanhem bons pedaços do mercado.
É aí que essas empresas (e até indivíduos autônomos) fecham parceria com uma agência de Marketing Digital para analisar, atrair e vender para o público ideal.
Não viu o caso da Masotti? Mais de 10 milhões de reais em oportunidades de negócio esperando até a MidiaPro chegar! Veja:
4. Chama o VAR!
Esse monte de dados (que podem ser agrupados, separados e super detalhados) é o que dá transparência para saber como executar uma estratégia eficaz de Marketing Digital.
Os KPIs que citei antes é como são chamados os Key Performance Indicators: os indicadores-chave de performance que, quando alcançados ou não, definirão o sucesso ou fracasso de um projeto.
Além disso, ficar de olho nos KPIs em tempo real permite que empresas ajustem ações e estratégias para reverter imprevistos ou se adaptar às surpresas (negativas ou não!).
Inclusive, foi rastreando KPIs que a M.Pollo percebeu que a sua estratégia de Inbound Marketing estava gerando muitos leads, só que mal qualificados — e lead mal qualificado não compra!
A equipe comercial trabalhava bastante, mas vendia pouco, deixando evidente os prejuízos contra a empresa.
Então qualificar os leads foi o motivo pelo qual a M.P chamou a MidiaPro a bordo — e a gente fez isso interpretando diferentes indicadores e métricas!
Assim a MidiaPro pôde entender onde a estratégia de Marketing Digital anterior estava errando para reverter o vazamento de dinheiro, e a conclusão dessa história foi um sucesso!
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5. Transformações ao seu favor
Toda essa infraestrutura transparente, informada e criativa tenta transformar uma empresa em um negócio flexível, capaz de se adaptar às crises (e oportunidades) do mercado moderno.
A Todeschini, uma das maiores marcas de móveis sob medida do Brasil, estava direcionando os leads de forma manual para as lojas mais próximas!
E, com o aumento na geração de leads, esse trabalho ficou inviável — não só pela quantidade de tempo que tomava, mas pela enorme propensão a erros.
A solução proposta pela MidiaPro (de automatizar esse redirecionamento de leads para então capturar ainda mais leads) parece simples aqui, em texto.
Mas, para uma empresa gigante e com um histórico de atendimento individual como um diferencial da marca, essa mudança foi intelectualmente custosa.
Só que a mudança era necessária: sem ela, a Todeschini continuaria perdendo vendas! Já sobre a dor da transformação, ela só incomodaria no início…
Uma vez que a empresa se acostumasse às novas ferramentas e estratégias, um tempo precioso seria economizado, a produtividade aumentaria de forma saudável, e as vendas iriam ao topo.
Com a aplicação de um sistema baseado em automação personalizável e flexível, foi tudo isso o que aconteceu!
Identificar oportunidades ou se adaptar aos desafios ficou a poucos cliques de distância da equipe da Todeschini.
Tanto que direcionar os novos leads para as lojas mais próximas usando a geolocalização dos dispositivos dos clientes exigiu a criação de uma aplicação do zero.
Por outro lado, esse investimento:
- Eliminou 100% das falhas humanas;
- Teve mais de 4 mil leads gerados nos primeiros meses!
É ou não é uma adaptação que vale a pena? Conheça todos os detalhes dessa história de sucesso:
6. “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”
Outra característica única do Marketing Digital é que ele dá os meios tecnológicos para que as empresas utilizem diferentes canais para “marcar presença” na Internet.
Combinada a um conteúdo estratégico espalhado em diferentes plataformas (mas planejados em conjunto), essa presença multiplica as chances de capturar clientes em vários pontos de contato.
A própria MidiaPro conquistou as primeiras posições no Google usando o Inbound Marketing como guia: uma metodologia dentro do Marketing Digital voltada para a criação de um relacionamento de confiança com o cliente.
Como qualquer relação humana exige presença constante, compartilhar materiais de qualidade é um jeito de mostrar para o consumidor que você tem o que ele precisa para viver melhor!
No exemplo da MidiaPro, são conteúdos feito esse aqui — além das próprias soluções como agência de Inbound Marketing — que mostram aos visitantes como podemos ser úteis para eles!
Resumindo: por que investir em Marketing Digital?
Investir em Marketing Digital vale a pena se o que você precisa é:
- Ser encontrado no Google e nas redes sociais;
- Gerar leads;
- Vender mais (mesmo durante as crises do mercado).
E o Marketing Digital funciona mesmo porque é uma estratégia de vendas:
- Altamente personalizável;
- Mensurável nos mínimos detalhes;
- Engajadora, flexível e acessível!
Seja lá em qual situação sua empresa estiver, ou seja lá em que parte do mundo seu cliente morar, com o Marketing Digital, você pode alcançá-lo e vender para ele!
Não há dúvidas: Marketing Digital funciona mesmo!
Falando sobre como funciona o Marketing Digital, a impressão que fica é a de que implementar essa estratégia é um luxo, não é?
Só que o Marketing Digital deixou de ser opcional há mais de década, se tornando um componente essencial para a sobrevivência das empresas hoje em dia.
Um dos piores erros que uma empresa pode cometer é não estar presente na hora certa! Afinal, quem não é achado, não é considerado!
E o único jeito de aparecer para as pessoas que precisam do que você tem para oferecer é usando o Marketing Digital.
Porém, o Marketing Digital só funciona quando é bem feito! Esse é o tipo de investimento que você vai querer fazer em parceria com uma agência experiente — o melhor jeito de evitar charlatões!
Então peça agora mesmo o contato de um dos especialistas aqui da MidiaPro! A gente pode te ajudar!