Marketing digital para pequenas empresas: uma introdução

Marketing digital para pequenas empresas uma introdução

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Como em qualquer negócio, o objetivo da sua empresa é gerar receita – mas você não pode fazer isso se as pessoas nem souberem que você existe. Para ter alguma chance de obter lucro, é essencial comercializar seus negócios. 

E no mundo de hoje, não há lugar melhor para fazer isso do que online. A Internet oferece uma grande variedade de opções para alcançar seu público ideal, opções das quais seus concorrentes provavelmente já estão aproveitando ao máximo. Para se manter à frente deles, você precisa elaborar uma estratégia de marketing digital. 

Mas o que é marketing digital para pequenas empresas?

Que táticas de marketing isso envolve? Responderemos a essas duas perguntas em detalhes abaixo, então continue lendo para saber mais

O que é marketing digital para pequenas e médias empresas?

Marketing digital é um termo amplo, mas simples o suficiente para entender. Essencialmente, é qualquer marketing ou publicidade que ocorre por meio de um meio digital, geralmente pela Internet ou em dispositivos como telefones ou computadores.

O que inclui o marketing digital para PMEs?

Como você pode esperar, uma ampla variedade de estratégias está incluída no marketing digital. Alguns deles visam alcançar usuários por meio de plataformas sociais, enquanto outros se concentram em mecanismos de pesquisa ou e-mail. No entanto, todos eles visam atingir o mesmo objetivo básico – gerar leads e converter usuários, gerando receita para sua empresa.

E com a mídia digital sendo tão predominante hoje, eles têm uma vantagem significativa sobre as formas mais tradicionais de marketing. 

4 estratégias de marketing digital de alto nível

Por fim, falar sobre marketing digital para pequenas e médias empresas como um todo não o levará muito longe porque é um tópico muito amplo. Em vez disso, é mais fácil dividi-lo em algumas das estratégias individuais que o compõem. 

Embora existam algumas estratégias de marketing digital para pequenas empresas, quatro em particular se destacam por sua importância e eficácia. Veremos cada uma dessas estratégias abaixo!

1. Otimização de mecanismos de busca (SEO)

A primeira – e possivelmente a mais significativa – estratégia de marketing digital é a otimização de mecanismo de busca (SEO). O objetivo do SEO é otimizar o conteúdo do seu site para classificar nos resultados de pesquisa orgânica do Google, para que as pessoas o encontrem em resposta às suas pesquisas. 

Otimizar para as classificações do Google significa projetar seu conteúdo para satisfazer os algoritmos de classificação do Google, que levam em consideração vários fatores ao classificar os resultados da web. 

Para começar, você pode incluir palavras-chave específicas – termos de pesquisa – em seu conteúdo, para que o Google saiba em quais pesquisas seu conteúdo deve aparecer. Outras coisas que você pode fazer para melhorar as chances de classificação de seu conteúdo no Google incluem:

  • Ganhar backlinks (links de entrada para o seu conteúdo)
  • Otimizando imagens
  • Como criar um perfil do Perfil comercial do Google
  • Usando HTTPS
  • E mais!

Com uma campanha de SEO bem construída, você pode fazer com que seu conteúdo apareça nas pesquisas que seu público está fazendo, apresentando-o ao seu negócio e, com sorte, levando-o a comprar de você!

2. Publicidade de pagamento por clique (PPC)

SEO não é o único tipo de marketing on-line para pequenas e médias empresas que permite alcançar pessoas por meio do Google. Além de almejar alcançar o topo das classificações orgânicas, você pode aparecer no topo das páginas de resultados de pesquisa do Google com publicidade paga – especificamente, publicidade paga por clique (PPC). 

PPC é uma estratégia em que você paga plataformas de publicidade – o Google Ads é a mais comum – para exibir anúncios para sua empresa acima dos resultados de pesquisa orgânica. Os anúncios são semelhantes aos resultados orgânicos, exceto pelo rótulo “Anúncio” no canto superior. 

 Para lançar uma campanha PPC no Google Ads, primeiro você elabora uma lista de palavras-chave que deseja segmentar.

Em seguida, você faz um lance para essas palavras-chave com base em quanto está disposto a pagar para exibir seus anúncios para elas. Sempre que alguém pesquisar uma dessas palavras-chave, o Google exibirá anúncios entre os licitantes com base em:

  • Valor do lance
  • Índice de qualidade (avaliação do Google sobre a qualidade geral de um anúncio)

Com a estratégia de lances certa e alguns anúncios bem elaborados, você poderá alcançar usuários por meio do Google de uma maneira totalmente adicional. A melhor parte dessa ideia de publicidade para pequenas empresas é que você só precisa pagar pelos anúncios PPC quando as pessoas clicam neles, tornando-se uma estratégia muito econômica quando bem feita.

3. Marketing e publicidade nas redes sociais

Você sabia que o usuário médio gasta 28% de seu tempo na Internet nas redes sociais? É por isso que o marketing de mídia social costuma ser uma grande parte das estratégias de marketing digital bem-sucedidas para pequenas empresas. Ao anunciar onde as pessoas passam mais tempo, você tem mais chances de alcançá-las. O marketing de mídia social começa com a criação de uma conta para sua empresa, o que você pode fazer em uma ou mais plataformas.

Algumas das melhores plataformas para comercializar incluem:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Snapchat
  • pinterest
  • E mais!

Na sua conta comercial, você pode publicar materiais de marketing envolventes que estimulem o interesse pela sua marca. Coisas como vídeos apresentando sua equipe ou infográficos explicando como seus produtos funcionam são ideias fantásticas de conteúdo para postar. 

Além das postagens orgânicas de mídia social, você pode aproveitar a publicidade paga em mídia social. A maioria das plataformas permite que você veicule anúncios pagos em suas plataformas, geralmente na forma de anúncios in-feed, ou seja, aqueles que aparecem diretamente nos feeds de mídia social dos usuários.  

O melhor de tudo é que você pode segmentar seus anúncios pagos para grupos que correspondam a determinadas características, como idade ou localização.

Isso garante que você alcance o público mais relevante possível.

4. Web design e desenvolvimento

Por fim, todo o seu marketing on-line para pequenas e médias empresas levará os usuários de volta a um lugar – seu site. É aí que você dará o empurrão final para que eles convertam, por isso é fundamental que você mantenha seu design da web no mesmo padrão de suas outras estratégias de marketing. 

Uma variedade de fatores entra em um web design eficaz. Para começar, você precisará usar seu site para se identificar, com os recursos visuais e as palavras escolhidas comunicando como você deseja que os usuários vejam sua empresa.

Você também precisa otimizar vários recursos técnicos, incluindo:

  • Velocidade de carregamento da página
  • Compatível com dispositivos móveis
  • Limpar navegação
  • E mais!

Você não quer que os usuários visitem seu site e imediatamente se sintam compelidos a clicar, por isso é essencial não perder essa estratégia. O marketing digital para pequenas e médias empresas tem tudo a ver com convencer os usuários de que vale a pena comprar de você, e seu site deve refletir isso.

A MidiaPro conhece o marketing digital para pequenas empresas

Se você é novo no marketing on-line para pequenas e médias empresas, precisa de ajuda para começar com as estratégias listadas acima – e é por isso que nossa agência de marketing digital para pequenas e médias empresas está aqui! Na MidiaPro, nos dedicamos a gerar resultados estelares que deixam nossos clientes satisfeitos, como mostram nossos mais de 1.020 depoimentos. Com nossos serviços de marketing digital, você pode receber ajuda especializada para otimizar tudo, desde SEO até web design.

Você também receberá um representante de conta dedicado para mantê-lo informado sobre tudo o que fazemos pelo seu negócio. Entre em contato conosco online hoje mesmo!

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