Maximize campanhas de marketing com rastreamento UTM.

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Hoje, os diferentes tipos de marketing que você pode adotar para o seu negócio são infinitos. Embora muitas empresas tenham recorrido ao marketing digital, algumas ainda usam estratégias de marketing tradicionais, como outdoors, cupons e folhetos. Com o marketing digital você pode acompanhar facilmente o sucesso de cada campanha, já que tudo é feito online.

No entanto, como você acompanha o sucesso de técnicas de marketing mais convencionais, como outdoors e anúncios impressos? Nesta página, falaremos sobre como você pode rastrear esforços de marketing tradicionais usando a Internet usando rastreamento UTM e como isso também é útil para marketing digital. Se você quiser falar com um especialista sobre códigos UTM ou rastreamento antes de continuar lendo , você pode entrar em contato conosco em 21-973221936.

Qual é a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?

Estamos no século 21 e não é segredo que cada vez mais empresas dependem de estratégias digitais para comercializar os seus produtos e serviços. Em um mundo digital, o marketing digital faz sentido e ajuda a apresentar sua empresa ao maior número possível de clientes.

guias-panfletos

Estratégias de marketing digital emincluem SEO, PPC, email marketing, marketing de mídia social, marketing de conteúdo – a lista continua. No entanto, algumas estratégias de marketing tradicionais ainda continuam fortes no mundo predominantemente tecnológico de hoje. Algumas empresas ainda usam estratégias como outdoors, cupons, folhetos e mala direta para fazer com que os clientes experimentem os produtos e visitem as lojas.

Seja qual for sua preferência, ambos podem ser benéficos à sua maneira. Uma das maiores diferenças entre os dois é a capacidade de acompanhar o sucesso de cada um. Por exemplo, você pode usar facilmente uma plataforma como o Google Analytics para ver quantos usuários visitaram seu site a partir de um mecanismo de pesquisa, quanto tempo permaneceram em uma página, quais páginas visualizaram e muito mais.

Mas não há como saber exatamente quantas pessoas viram seu outdoor promocional – ou há?

O que é rastreamento UTM?

Rastreamento UTM significa módulo de rastreamento Urchin, mas não estamos rastreando criaturas subaquáticas. Urchin é uma empresa de software que o Google adquiriu em 2005 e seu software foi o precursor do Google Analytics. Os códigos UTM são códigos que você pode anexar a um link para obter mais informações sobre a origem do tráfego específico do site.

Esses códigos permitem rastrear informações gerais, como quanto tráfego vem de uma determinada fonte, mas também podem fornecer informações mais granulares, como como ele chegou lá.

Como usar o rastreamento UTM para canais de marketing tradicionais

Se você preferir usar uma combinação de marketing tradicional e digital para o seu negócio, veja como você pode usar o rastreamento UTM para avaliar o sucesso de suas campanhas. Digamos que você queira promover seu novo restaurante em um outdoor. Como mencionamos antes, é fácil rastrear quantas pessoas veem seu site e com quais páginas elas interagem, quantas pessoas veem suas postagens nas redes sociais e quantas pessoas assistem seus vídeos, mas como rastrear quantas pessoas viu seu outdoor?

Simples! Para monitorar a eficácia do seu novo outdoor, primeiro você precisa comprar um URL. Digamos que seu restaurante se chame “The Birds Nest” e o URL real do site da sua empresa seja www.thebirdsnest.com.

Você desejará comprar um URL diferente daquele para fins de rastreamento. Dito isto, você poderia comprar um URL como “thebirdsnest[location].com.” Isso é conhecido como URL intuitivo. Mas não se preocupe, ele ainda chegará à sua página inicial original – é apenas para fins de rastreamento.

Em seguida, você precisará anexar seu código UTM ao URL original. O URL intuitivo então redireciona para o URL original, que possui caracteres anexados no final. Você pode usar Construtor de URL de campanha do Google para criar o URL para onde seu URL intuitivo será direcionado.

construtor de URL

O URL que ele cria para você é baseado nas informações que você preenche, que são ainda baseadas nos dados que você deseja rastrear. Esses caracteres extras, ou parâmetros, são o que informam ao Google Analytics que o tráfego veio de uma fonte específica, como um outdoor. Você pode usar esse mesmo processo em outros meios de marketing tradicionais, como folhetos impressos ou cupons.

exemplo utm

Você pode até comprar três URLs personalizados diferentes – cada um correspondendo a uma estratégia tradicional diferente, para monitorar o sucesso de cada um. Sem falar que você também pode usar o rastreamento UTM com estratégias digitais, como email marketing e mídias sociais. Aqui está um exemplo de como seria um código UTM:

Por que o rastreamento UTM é importante?

O rastreamento UTM é extremamente importante para ajudá-lo a decidir quais estratégias valem seu tempo, energia e dinheiro e quais não valem.

Imagine que você está gastando milhares de dólares por mês para manter um outdoor em funcionamento, mas acontece que ninguém toma nenhuma atitude quando vê seu outdoor. Basicamente, está esgotando a conta bancária da sua empresa em vez de atrair mais clientes. Sem o rastreamento UTM, você nunca compreenderá totalmente o impacto de seus esforços de marketing tradicionais.

Com o uso do rastreamento UTM, você poderá decidir se vale a pena pagar a mensalidade de um outdoor, se deve continuar enviando folhetos em papel ou se esses cupons estão realmente gerando mais vendas. Também pode ajudá-lo a descobrir se é hora de mudar sua estratégia para um modelo digital. Por exemplo, você pode acompanhar folhetos em papel e boletins informativos por e-mail para ver qual tem melhor desempenho e continuar com a estratégia que gera mais leads e receitas ao longo do tempo.

No geral, o rastreamento UTM é uma ótima maneira de ver quais estratégias geram os melhores resultados para sua empresa e quais não valem seu tempo e esforço.

Rastreamento UTM para marketing digital

O rastreamento UTM não é útil apenas para canais de marketing tradicionais – você também pode usá-lo para determinar as mesmas informações sobre seus canais digitais, como mídias sociais e email marketing. Em termos de rastreamento de dados com mídia social, você pode ser muito geral sobre o que rastreia, como de onde vem seu tráfego, ou pode rastrear algo mais detalhado, como quanta receita você está obtendo de uma parte específica do seu perfil. Para rastrear dados por e-mail, você pode usar UTM para rastrear a origem do seu tráfego ou quais links estão gerando receita para o seu negócio.

Onde ver os resultados no Google Analytics

O Google Analytics é a plataforma analítica mais popular do mundo – e por boas razões.

Ele ajuda você a monitorar quase todos os seus esforços de marketing em um só lugar – incluindo seus métodos tradicionais. Para ver seus códigos UTM em ação, basta fazer login no Analytics e ir para a guia Aquisição. Em seguida, você usará o menu suspenso em “campanhas” para selecionar “todas as campanhas”. É aqui que você pode ver os resultados do seu rastreamento UTM.

Você poderá ver a campanha, a fonte e o meio, que são informações extremamente valiosas. Todas essas informações vêm de parâmetros específicos que você define no construtor de URL no início de sua campanha. A partir daí, você pode decidir se o número de pessoas que visitam seu site por meio de seu outdoor ou recurso impresso vale o investimento e ajustar sua campanha de marketing de acordo.

Qual é a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?

Estamos no século 21 e não é segredo que cada vez mais empresas dependem de estratégias digitais para comercializar os seus produtos e serviços. Em um mundo digital, o marketing digital faz sentido e ajuda a apresentar sua empresa ao maior número possível de clientes. Estratégias de marketing digital incluem SEO, PPC, email marketing, marketing de mídia social, marketing de conteúdo – a lista continua. No entanto, algumas estratégias de marketing tradicionais ainda continuam fortes no mundo predominantemente tecnológico de hoje. Algumas empresas ainda usam estratégias como outdoors, cupons, folhetos e mala direta para fazer com que os clientes experimentem os produtos e visitem as lojas. Seja qual for sua preferência, ambos podem ser benéficos à sua maneira. Uma das maiores diferenças entre os dois é a capacidade de acompanhar o sucesso de cada um. Por exemplo, você pode usar facilmente uma plataforma como o Google Analytics para ver quantos usuários visitaram seu site a partir de um mecanismo de pesquisa, quanto tempo permaneceram em uma página, quais páginas visualizaram e muito mais. Mas não há como saber exatamente quantas pessoas viram seu outdoor promocional – ou há?

O que é rastreamento UTM?

Rastreamento UTM significa módulo de rastreamento Urchin, mas não estamos rastreando criaturas subaquáticas. Urchin é uma empresa de software que o Google adquiriu em 2005 e seu software foi o precursor do Google Analytics. Os códigos UTM são códigos que você pode anexar a um link para obter mais informações sobre a origem do tráfego específico do site. Esses códigos permitem rastrear informações gerais, como quanto tráfego vem de uma determinada fonte, mas também podem fornecer informações mais granulares, como como ele chegou lá.

Como usar o rastreamento UTM para canais de marketing tradicionais

Se você preferir usar uma combinação de marketing tradicional e digital para o seu negócio, veja como você pode usar o rastreamento UTM para avaliar o sucesso de suas campanhas. Digamos que você queira promover seu novo restaurante em um outdoor. Como mencionamos antes, é fácil rastrear quantas pessoas veem seu site e com quais páginas elas interagem, quantas pessoas veem suas postagens nas redes sociais e quantas pessoas assistem seus vídeos, mas como rastrear quantas pessoas viram seu outdoor? Simples! Para monitorar a eficácia do seu novo outdoor, primeiro você precisa comprar um URL. Digamos que seu restaurante se chame “The Birds Nest” e o URL real do site da sua empresa seja www.thebirdsnest.com. Você desejará comprar um URL diferente daquele para fins de rastreamento. Dito isto, você poderia comprar um URL como “thebirdsnest[location].com.” Isso é conhecido como URL intuitivo. Mas não se preocupe, ele ainda chegará à sua página inicial original – é apenas para fins de rastreamento. Em seguida, você precisará anexar seu código UTM ao URL original. O URL intuitivo então redireciona para o URL original, que possui caracteres anexados no final. Você pode usar Construtor de URL de campanha do Google para criar o URL para onde seu URL intuitivo será direcionado. O URL que ele cria para você é baseado nas informações que você preenche, que são ainda baseadas nos dados que você deseja rastrear. Esses caracteres extras, ou parâmetros, são o que informam ao Google Analytics que o tráfego veio de uma fonte específica, como um outdoor. Você pode usar esse mesmo processo em outros meios de marketing tradicionais, como folhetos impressos ou cupons. Você pode até comprar três URLs personalizados diferentes – cada um correspondendo a uma estratégia tradicional diferente, para monitorar o sucesso de cada um. Sem falar que você também pode usar o rastreamento UTM com estratégias digitais, como email marketing e mídias sociais. Aqui está um exemplo de como seria um código UTM:

Por que o rastreamento UTM é importante?

O rastreamento UTM é extremamente importante para ajudá-lo a decidir quais estratégias valem seu tempo, energia e dinheiro e quais não valem. Imagine que você está gastando milhares de dólares por mês para manter um outdoor em funcionamento, mas acontece que ninguém toma nenhuma atitude quando vê seu outdoor. Basicamente, está esgotando a conta bancária da sua empresa em vez de atrair mais clientes. Sem o rastreamento UTM, você nunca compreenderá totalmente o impacto de seus esforços de marketing tradicionais. Com o uso do rastreamento UTM, você poderá decidir se vale a pena pagar a mensalidade de um outdoor, se deve continuar enviando folhetos em papel ou se esses cupons estão realmente gerando mais vendas. Também pode ajudá-lo a descobrir se é hora de mudar sua estratégia para um modelo digital. Por exemplo, você pode acompanhar folhetos em papel e boletins informativos por e-mail para ver qual tem melhor desempenho e continuar com a estratégia que gera mais leads e receitas ao longo do tempo. No geral, o rastreamento UTM é uma ótima maneira de ver quais estratégias geram os melhores resultados para sua empresa e quais não valem seu tempo e esforço.

Rastreamento UTM para marketing digital

O rastreamento UTM não é útil apenas para canais de marketing tradicionais – você também pode usá-lo para determinar as mesmas informações sobre seus canais digitais, como mídias sociais e email marketing. Em termos de rastreamento de dados com mídia social, você pode ser muito geral sobre o que rastreia, como de onde vem seu tráfego, ou pode rastrear algo mais detalhado, como quanta receita você está obtendo de uma parte específica do seu perfil. Para rastrear dados por e-mail, você pode usar UTM para rastrear a origem do seu tráfego ou quais links estão gerando receita para o seu negócio.

Onde ver os resultados no Google Analytics

O Google Analytics é a plataforma analítica mais popular do mundo – e por boas razões. Ele ajuda você a monitorar quase todos os seus esforços de marketing em um só lugar – incluindo seus métodos tradicionais. Para ver seus códigos UTM em ação, basta fazer login no Analytics e ir para a guia Aquisição. Em seguida, você usará o menu suspenso em “campanhas” para selecionar “todas as campanhas”. É aqui que você pode ver os resultados do seu rastreamento UTM. Você poderá ver a campanha, a fonte e o meio, que são informações extremamente valiosas. Todas essas informações vêm de parâmetros específicos que você define no construtor de URL no início de sua campanha. A partir daí, você pode decidir se o número de pessoas que visitam seu site por meio de seu outdoor ou recurso impresso vale o investimento e ajustar sua campanha de marketing de acordo.

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