Em meio a especulações de que a Microsoft estaria planejando lançar uma nova categoria mais cara do Game Pass, a empresa confirmou que Call of Duty Black Ops 6 será jogável no lançamento em todos os tiers já existentes do serviço de assinatura.
Nesta semana a Microsoft anunciou o lançamento de Call of Duty Black Ops 6 day-one no Xbox Game Pass. É o primeiro jogo da franquia a chegar diretamente a um serviço de assinatura, fato que sucede a aquisição da Activision Blizzard por 69 bilhões de dólares por parte da Microsoft.
A Microsoft enfrenta, desde então, questões em torno da potencial canibalização do Game Pass, particularmente em games que chegam ao serviço no day-one. Embora executivos do Xbox insistam que vendas podem aumentar com a presença de um jogo no Game Pass, algumas publishers não se convenceram disso. Ex-chefão da Activision, Bobby Kotick sempre foi contra colocar Call of Duty em serviços por assinatura. Diferente da Microsoft, a Sony não lança seus exclusivos direto em seu serviço por assinatura.
A partir disso, especulações de que a Microsoft planejaria mudanças significativas para o Game Pass para acomodar o lançamento de Black Ops 6 direto ao serviço começaram a surgir. Alguns levantaram o questionamento se a empresa estaria pensando em uma categoria nova, mais cara, do Game Pass, estritamente para títulos day-one, limitando o acesso a jogos como Black Ops 6 a este tier.
No entanto, em uma declaração dada ao Eurogamer por um porta-voz da Microsoft, fica claro que ao menos Black Ops 6 será jogável em qualquer categoria do Game Pass.
“No lançamento, Call of Duty: Black Ops 6 será jogável no Xbox e PC com Xbox Game Pass Ultimate, PC Game Pass e Xbox Game Pass para consoles”, disse a Microsoft.
“No lançamento, Call of Duty: Black Ops 6 será jogável no Xbox e PC com Xbox Game Pass Ultimate, PC Game Pass e Xbox Game Pass para consoles.
É válido prestar atenção ao que esta declaração não diz. Por exemplo, não é mencionado qualquer aumento de preço para algumas das categorias existentes. A declaração deixa aberta uma brecha para a Microsoft aumentar o preço antes do lançamento de Black Ops 6, se achar que é a medida correta.
Além disso, a declaração também deixa aberta a possibilidade de a Microsoft aplicar mudanças às categorias atuais do Game Pass, como, por exemplo, incluir anúncios.
Novos jogos de Call of Duty chegam pelo preço padrão de 70 dólares (aproximadamente R$ 350) e vendem usualmente 25 milhões de unidades, o que resulta em centenas de milhares de dólares em lucro. Ao lançar o CoD desse ano direto no Game Pass, a Microsoft arrisca canibalizar as próprias vendas. É claro que o jogo também será lançado para Xbox, PlayStation e PC como um game que pode ser comprado à parte, mas com os números de assinantes do Game Pass estagnando e deixando de crescer significativamente, a Microsoft está sob pressão de atrair novos consumidores. Adicionar um novo Call of Duty no lançamento certamente ajudará cm isso.
A Microsoft está no processo de cortar 1900 funcionários da sua divisão de games. Recentemente a empresa chocou o mundo dos games ao anunciar o fechamento da Tango Gameworks, desenvolvedora de Hi-Fi Rush, e a Arkane Austin, desenvolvedora de Redfall.
Traduzido por: Matheus de Lucca
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