A Microsoft recentemente anunciou Muse, uma avançada IA capaz de gerar gameplay. Apesar de alguns desenvolvedores da indústria não se mostrarem otimistas quanto a isso, Satya Nadella, o CEO da Microsoft, parece bastante animado com as possibilidades.
Conversando recentemente sobre o Muse, Nadella afirmou que a IA consegue gerar jogos de forma consistente, além de apresentar uma grande diversidade. O CEO afirma que até mesmo ficou bastante impressionado quando Phil Spencer lhe mostrou a IA em ação pela primeira vez, comparando com quando o ChatGPT começou a gerar frases.
Xbox will “have a catalog of games soon that will start using these [AI/Muse] models”, says Microsoft CEO Satya Nadella:
“(…)we’re going to train these models to generate, and then start playing them.
In fact, when Phil Spencer first showed it to me, he had an Xbox controller… pic.twitter.com/OZBMoGw6IV
— Shinobi602 (@shinobi602) February 22, 2025
O legal é pelo que estou animado com o que isso trará — em breve teremos um catálogo de jogos que começarão a usar esses modelos [de IA], ou treinaremos esses modelos para gerar e, em seguida, começaremos a jogá-los.
Quando Phil Spencer me mostrou pela primeira vez, ele tinha um controle do Xbox e esse modelo basicamente pegava os comandos e gerava a saída com base no ‘input’. E era consistente com o jogo. Para mim, esse foi um momento enorme de “uau”. É como a primeira vez que vimos o ChatGPT completar frases, ou o Dall-E desenhar. Este é um desses momentos.
A Microsoft já havia afirmado que em breve irá liberar experiências curtas interativas feitas pela IA para os jogadores experimentarem.