A empresa venceu o edital de contratação da prefeitura, lançado ainda em março, e receberá R$ 5,6 milhões para execução do serviço. Os recursos são oriundos de um financiamento com o Banco do Brasil, de R$ 60 milhões, divididos em outros projetos, que incluem também o recapeamento de vias e novos projetos.
O trajeto será escolhido pelo motorista, que poderá também transportar passageiros, com a meta de atingir 2 mil km/mês. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia – que retornou à pasta depois do período eleitoral -, as imagens capturadas serão disponibilizadas no Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos de Porto Alegre (Gipav-POA).
A tecnologia já é utilizada em São Paulo e foi adaptada à realidade da Capital dos gaúchos. Dessa forma, a medida busca atender, principalmente, quatro demandas. A primeira, consiste em atualizar o cadastro. “Precisamos identificar o que é asfalto, paralelepípedo, via asfaltada ou não, é um direito do cidadão.
Questionado sobre a última atualização, o secretário destacou que “ocorreu no começo dos anos 2000, mas há trocas de servidores, equipes e governos, e as informações, como não estão no sistema, acabam se perdendo”. O intuito do sistema é também organizar as informações para a próxima gestão.
Os equipamentos também permitem o monitoramento das vias em tempo real, possibilitando uma análise mensal do serviço realizado, inclusive, intervenções dos órgãos públicos. O terceiro ponto, segundo o secretário, trata-se do controle das licenças. “O sistema unifica todas as licenças, assim é possível detectar o responsável”. Já o quarto aspecto está direcionado ao monitoramento instantâneo de horas de serviço.
Questionada sobre a execução do serviço e os prazos previstos, a empresa Intelicity Informática Rastreamento e Telemetria não retornou a equipe até o fechamentos desta reportagem.