A Secretaria Municipal de Educação recebeu na terça-feira (14), em seu canal Educa Chapecó Play, no Youtube, a articuladora de Ciências, Silvia Bianchi, a professora Natana Dietrich da Silva e o professor Marcelo Soares. Eles falaram sobre a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), no Podcast Nas trilhas do Universo.
Silvia comentou que a Rede Municipal se envolveu no projeto em 2015, por iniciativa de dois professores. Desde o início, a professora Aline e o professor Diego foram incentivadores da participação de seus alunos na Olimpíada de Astronomia. A partir do movimento inicial, o projeto foi se expandindo e cerca de 6.300 estudantes do 1º até o 9º ano do Ensino Fundamental já participaram da prova, disse a articuladora.
Marcelo comentou que descobriu o projeto no ano de 2023, quando mudou-se para Chapecó. Desde então, procurou estudar e se aperfeiçoar para inspirar o engajamento de seus alunos. A primeira vez que participei foi ano passado. Inicialmente, tivemos formação com as articuladoras da SEDUC, que nos orientaram acerca da Olimpíada e promoveram uma oficina para ensinar a fazer a base para lançamento dos foguetes. Em seguida, conversei com minhas turmas nas escolas e, a partir do interesse delas, iniciamos os nossos estudos, expôs o professor.
A professora Natana comentou que participa há 3 anos e que os resultados foram muito positivos. A primeira vez que me engajei com a OBA foi em 2022. Fui desafiada pela gestão da escola e aceitei! Vários alunos meus foram medalhistas na etapa da prova escrita. Neste ano, trabalho com duas turmas de 3º ano e, ao conversar com os estudantes, decidimos construir foguetes e nos inscrevemos na MOBFOG também. O apoio e as formações oferecidas pela Secretaria de Educação têm sido fundamentais para o desenvolvimento de todas as etapas que envolvem ambas as avaliações, afirmou ela.
Os professores aproveitaram a ocasião e deram dicas de como se preparar para a avaliação, que acontece na próxima sexta-feira (17). Eles disseram que uma boa noite de sono e alimentação adequada no dia que antecede a aplicação da prova são fatores que contribuem na concentração e podem impactar positivamente nos resultados.
A Secretária de Educação, Daniela Moratelli, falou sobre as conquistas da Rede Municipal nos últimos anos. Nossos estudantes têm conquistado excelentes resultados na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) desde a primeira participação. Estamos muito orgulhosos do envolvimento da nossa equipe da Secretaria, dos professores e estudantes na continuação deste importante projeto. Desejamos uma excelente prova aos nossos alunos, na próxima sexta-feira, declarou.
Se você perdeu o bate papo de hoje, clique no link a seguir e acesse: Aproveite para inscrever-se no canal e acompanhar o conteúdo. Todos os episódios de Nas Trilhas do Universo estão disponíveis no canal, na aba ao vivo.
Source link