Notícias | ChatGPT faz dois anos. Veja como estão as empresas afetadas pela corrida da IA | Portal do Zacarias

Notícias | ChatGPT faz dois anos. Veja como estão as empresas afetadas pela corrida da IA | Portal do Zacarias

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

ChatGPT faz dois anos. Veja como estão as empresas afetadas pela corrida da IA

A ascensão do ChatGPT despertou temores de que a inteligência artificial pudesse abalar diferentes negócios. Dois anos após o lançamento do chatbot, os resultados não têm sido tão catastróficos quanto alguns investidores previam. No entanto, certa ansiedade persiste.

 

No início deste mês, as ações da Adobe, dona do Photoshop e do PDF, despencaram após a empresa divulgar uma previsão de receita frustrante. O relatório reacendeu preocupações de que, apesar de desenvolver suas próprias ferramentas de IA, a empresa ainda corre o risco de perder negócios para startups como OpenAI (dona do ChatGPT) e Runway AI.

 

As ações da fabricante de software de edição de fotos e vídeos estão a caminho de registrar o pior mês em mais de dois anos. A Adobe é o mais recente alerta para investidores, apesar de ainda não estar claro se a IA será um benefício ou um problema para seus negócios e para outras empresas semelhantes.

 

Veja também

 

Notícias | ChatGPT faz dois anos. Veja como estão as empresas afetadas pela corrida da IA | Portal do Zacarias

Governo obteria superávit em 2024 sem desoneração da folha, diz Haddad

 

Planejar as compras de fim de ano é essencial para economizar e não comprometer o orçamento, alerta Procon-AM

 

Apesar de toda a apreensão, uma visão clara sobre os vencedores e perdedores dessa batalha permanece nebulosa.“É muito cedo para dizer se uma empresa será capaz de se adaptar à IA ou será atropelada por ela”, disse Gil Luria, chefe de pesquisa em tecnologia da D.A. Davidson. A IA é a tecnologia mais disruptiva desde a internet, mas seu impacto no mercado levará mais de 24 meses para se concretizar, acrescentou Luria.

 

Algumas empresas que os investidores pensavam estar em risco prosperaram. É o caso da Duolingo, desenvolvedora de software de aprendizado de idiomas. Suas ações subiram mais de 50% este ano, apesar da concorrência mais acirrada de startups de IA. A adoção da IA pela empresa ajudou a reduzir custos, e sua expansão para outros temas, como matemática e música, está atraindo novos clientes.


Empresas de serviços de internet, como GoDaddy e Wix, que foram rotuladas como possíveis perdedoras com a IA, também viram suas ações disparar. A GoDaddy subiu 93%, enquanto a Wix teve um ganho de 80%. A Pearson, outra empresa de educação vista inicialmente como ameaçada pelo ChatGPT, alcançou o nível mais alto de suas ações desde 2015 neste mês.

 

Claro, há muitas outras empresas que não tiveram o mesmo desempenho. Um índice da Goldman Sachs de ações consideradas mais vulneráveis à IA subiu 21% desde o final de 2022, em comparação com um ganho de 55% do índice S&P 500.

 

A disparidade entre as expectativas sobre a IA e o que de fato ocorreu ressalta a incerteza em torno da tecnologia e a dificuldade de prever como ela moldará os mercados e a economia. Enquanto gigantes de tecnologia como a Microsoft continuam investindo pesado em IA, os serviços ainda não estão amplamente utilizados e têm demorado mais do que muitos esperavam para gerar receitas significativas relacionadas à IA.

 

Certamente, algumas empresas foram claramente prejudicadas pela IA. A Chegg, empresa de educação on-line, perdeu mais de 90% de seu valor desde o fim de 2022. Sua contração de receita tem se acelerado nos últimos dois trimestres, e a gestão culpou os ventos contrários causados pelos serviços de IA generativa.

 

A Chegg está “sob forte pressão” da IA, escreveu o analista Brent Thill, da Jefferies, em uma nota de pesquisa após o relatório de resultados da empresa em novembro. Dos 12 analistas acompanhados pela Bloomberg que cobrem a Chegg, nenhum recomenda a compra da ação.

 

O site de avaliações on-line Yelp caiu 20% este ano. Analistas alertaram que a IA pode representar um risco ao crescimento de longo prazo, embora o Yelp tenha anunciado uma parceria com a Perplexity AI.

 

“É muito cedo para classificar qualquer um como perdedor, mas, a longo prazo, os verdadeiros perdedores serão as empresas que começaram a investir tarde demais e precisam correr atrás”, disse Kevin Mahn, diretor de investimentos da Hennion & Walsh Asset Management.

 

Para investidores, os riscos estão no topo das preocupações. Michael Bailey, diretor de pesquisa da Fulton Breakefield Broenniman, disse que sua empresa vendeu ações da Accenture em outubro, acreditando que a IA representará um impacto negativo líquido para seu negócio de terceirização e consultoria de TI, à medida que mais empresas buscam automatizar tarefas de trabalho.

 

As ações subiram na quinta-feira depois que a Accenture elevou sua previsão de receita para o ano e destacou a forte demanda de clientes por seus serviços de IA generativa. O relatório de lucros mostrou que a Accenture está se beneficiando da IA, mas ainda deve permanecer um desempenho relativamente inferior, disse Bailey.As empresas “vão usar essas ferramentas e tentar competir, e será difícil saber”, afirmou Bailey.

 

Na ausência de uma visão clara de quem serão os vencedores e perdedores de longo prazo, é prudente manter uma carteira diversificada com viés para empresas maiores que têm o capital necessário para investimentos custosos em IA, segundo David Kotok, diretor de investimentos da Cumberland Advisors.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“A IA só vai se intensificar, então o abismo entre empresas ricas e pobres só vai crescer”, disse Kotok. “Eventualmente teremos alguns perdedores, mas não estou surpreso que ainda não tenhamos visto muitos. Podemos não saber por anos”, conclui.

 

Fonte:O Globo

 



Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!