O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é um serviço da web gratuito fornecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e solucionar problemas de presença do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Ele fornece várias métricas e insights sobre o desempenho de pesquisa e a experiência do usuário do seu site para ajudá-lo a melhorar seu site para obter mais tráfego.
Visão geral do guia do Google Search Console
- O que é o Google Search Console?
- Como começar com o Google Search Console
- Como verificar seu site no Google Search Console
- Usando recursos do Google Search Console
- Solução de problemas com o Google Search Console
- Como usar o Google Search Console para melhorar classificações e tráfego
- Perguntas frequentes sobre o Google Search Console
Continue lendo para começar!
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é um serviço da web gratuito fornecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e solucionar problemas de presença do seu site nos resultados de pesquisa do Google. Ele fornece várias métricas e insights sobre o desempenho de pesquisa e a experiência do usuário do seu site para ajudá-lo a melhorar seu site para obter mais tráfego.
Como começar com o Google Search Console
Então, agora você sabe a resposta para a pergunta “o que é o Google Search Console?” Você está pronto para aprender como começar o Google Search Console? É fácil aprender como configurar o GSC seguindo estas cinco etapas:
- Faça login no Google Search Console
- Selecione o tipo de seu imóvel
- Verifique sua propriedade
- Veja seu imóvel
- Acesse seus relatórios
Etapa 1. Faça login no Google Search Console
Comece a usar o Google Search Console para sua empresa fazendo login na plataforma.Se você tiver uma conta do Google ou Gmail, o Google fará login automaticamente. Dependendo do seu negócio, você pode querer que várias pessoas tenham acesso às informações do Google Search Console. Se for esse o caso, você poderá adicionar membros da equipe posteriormente como proprietários ou usuários do seu site. Você também pode definir diferentes níveis de permissão para corresponder ao nível de experiência e às necessidades de cada pessoa.
Passo 2. Selecione o tipo de imóvel
Em seguida, você precisa escolher o tipo de propriedade. Você pode escolher entre as duas opções a seguir:
Domínio
O tipo de propriedade de domínio incluirá os protocolos HTTP e HTTPS do seu site, bem como todos os subdomínios, como “www”. Este tipo de propriedade oferece a opção mais conveniente porque reconhece várias versões do seu site. Por exemplo, o Google Search Console verá os seguintes URLs como correspondentes:
- http://example.com/shoes/1234
- https://example.com/shoes/1234
- http://www.example.com/shoes/1234
- http://support.m.example.com/shoes/1234
Se você selecionar o tipo de propriedade de domínio, precisará confirmar a propriedade com um registro DNS .
Prefixo de URL
O tipo de propriedade de prefixo de URL incluirá apenas URLs no endereço e protocolo especificados. Isso significa que se você inserir “https://www.example.com” como seu URL, o Google Search Console não corresponderá “http://www.example.com” ou “example.com” a esse URL. Se você usar o tipo de propriedade de prefixo de URL, poderá verificar sua propriedade de algumas maneiras, incluindo:
- Fazendo upload de um arquivo HTML para seu site
- Adicionando uma tag HTML a uma página específica
- Usando seu código de acompanhamento do Google Analytics ou snippet de contêiner do Gerenciador de tags do Google
Dependendo da sua estratégia de marketing digital, sua empresa pode preferir o tipo de propriedade de prefixo de URL do Google Search Console porque permite monitorar e rastrear diferentes segmentos do site. Se você tiver um site para celular separado, por exemplo, convém observar seu desempenho separadamente.
Passo 3. Verifique sua propriedade
Depois de selecionar o tipo de propriedade e fornecer o URL, você deverá verificar a propriedade do site . Seu método de verificação dependerá do tipo de propriedade, que é detalhado nesta tabela útil:
Método de verificação | Tipo de Propriedade |
---|---|
Arquivo HTML Faça upload de um arquivo HTML específico para o seu site | Prefixo de URL |
Tag HTML Inserir uma tag HTML em uma página específica | Prefixo de URL |
Registro DNS Adicione um registro DNS por meio da conta do seu provedor de domínio | Prefixo de URL, Domínio |
Código de rastreamento do Google Analytics Envie seu código de rastreamento do Google Analytics | Prefixo de URL |
Snippet de contêiner do Gerenciador de tags do Google Forneça o código do snippet de contêiner do Gerenciador de tags do Google | Prefixo de URL |
Google Sites Crie um site do Google com sua conta do Google para o Google Search Console | Prefixo de URL |
Blogger Inicie um site do Blogger usando sua conta do Google para o Google Search Console | Prefixo de URL |
Se você encontrar algum erro ao verificar a propriedade do site, consulte o guia de solução de problemas do Google . É fundamental mencionar que seu método de verificação deve permanecer válido e ativo. Se você adicionar um registro DNS ou uma tag HTML, por exemplo, não poderá excluir esse registro ou remover essa tag após receber a verificação. O Google Search Console verifica periodicamente seu método de verificação, para que as informações estejam acessíveis.
Passo 4. Visualize seu imóvel
Com a propriedade da sua propriedade verificada, você pode começar a usar o Google Search Console!Se sua empresa adicionar diversas propriedades, você poderá alternar entre elas seguindo estas etapas:
- Selecione o menu de hambúrguer no lado esquerdo
- Escolha o menu suspenso ao lado do seu URL
- Escolha seu imóvel
Dependendo do tempo de resposta para verificação, sua propriedade pode já ter alguns dados disponíveis. Isso ocorre porque o Google Search Console começa a coletar dados assim que você adiciona a propriedade, e não depois de concluir a verificação. Se você não tiver nenhum dado disponível, reserve um tempo para explorar o Google Search Console.
Passo 5. Acesse seus relatórios
No Google Search Console, sua equipe pode acessar uma ampla variedade de recursos e relatórios , incluindo:
- Cobertura: confirme o status do índice do seu site e de suas páginas com o relatório de cobertura.
- Sitemaps: envie e revise os sitemaps carregados, bem como quaisquer erros de sitemap.
- Usabilidade móvel: verifique a compatibilidade móvel de suas páginas indexadas.
- AMP: saiba quais páginas AMP o Google pode ou não indexar.
- Status de pesquisa aprimorada: encontre pesquisas aprimoradas rastreáveis e não rastreáveis em suas páginas.
- Ações manuais: obtenha um resumo das ações manuais em seu site e possíveis correções.
- Problemas de segurança: revise quaisquer problemas de segurança em seu site ou páginas.
- Links: visualize links para seu site e páginas específicas, bem como o texto âncora do link.
Se quiser compilar dados em algum lugar fora do Google Search Console, você pode exportar a maioria dos relatórios.
Como verificar seu site no Google Search Console
A seguir, em nosso guia do Google Search Console, exploraremos como verificar a propriedade do seu site.
Então, se você quiser saber como verificar seu site no Google Search Console, temos o guia passo a passo perfeito para você.
Existem duas maneiras de verificar a propriedade do seu site no GSC:
- Carregamento de arquivo HTML
- Metatag
Vamos ver como verificar seu site com HTML.
Como verificar seu site no Google Search Console por meio do upload de arquivo HTML
Siga estas etapas para verificar seu site no GSC por meio do upload de arquivo HTML:
- Vá para o GSC e clique no menu suspenso Seletor de propriedades que fica visível no canto superior esquerdo de qualquer página do GSC.
- Insira o URL do seu site no pop-up denominado “Selecionar tipo de propriedade”. Em seguida, clique no botão ‘Continuar”.
- Selecione o método de upload do arquivo HTML e baixe o arquivo HTML
- Faça upload do arquivo HTML para a raiz do seu site
- Clique no botão “Verificar” novamente no GSC para finalizar o processo de verificação
Usando recursos do Google Search Console
Agora você sabe como configurar o Google Search Console. Mas quais dados você pode extrair do Google Search Console e quais recursos e relatórios ele oferece? Esta seção em nosso guia do console de pesquisa do Google oferece tudo o que você precisa.
Aqui estão alguns tipos diferentes de relatórios e recursos encontrados no GSC:
- Visão geral
- Relatório de desempenho
- Relatório de cobertura do índice
- Relatório de experiência da página
- Relatório de status de pesquisa aprimorada
Visão geral
Assim que visualizar sua propriedade no GSC, você verá sua Visão Geral. Como o nome sugere, ele fornece uma visão geral de dados importantes no GSC e você também pode usá-lo para navegar rapidamente para relatórios específicos, como erros de rastreamento ou relatórios de desempenho.
Relatório de desempenho
O relatório de desempenho do GSC fornece informações sobre o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa. Você pode explorar quatro tipos de pesquisa neste relatório:
- Vídeo
- Imagem
- Rede
- Notícias
Depois de clicar no tipo de pesquisa que deseja visualizar, você poderá ver as seguintes métricas em seu relatório:
- Impressões
- Cliques
- Taxa média de cliques (CTR)
- Posição média
Relatório de cobertura do índice
O relatório Cobertura do índice fornece informações sobre os URLs que o Google tentou indexar no seu site. Também fornece dados sobre se o Google teve algum problema ao indexar suas páginas.
Relatório de experiência da página
O relatório de experiência da página fornece informações sobre a experiência do usuário e a velocidade da página de seus URLs. É um excelente ponto de partida para entender a velocidade de carregamento do seu site e se os usuários estão tendo uma experiência positiva.
Relatório de status de pesquisa aprimorada
O GSC também oferece feedback sobre resultados aprimorados com o relatório de status de resultados aprimorados. Ele pode mostrar cliques e impressões para diferentes tipos de resultados aprimorados mostrados nos resultados da pesquisa. É um relatório útil para identificar tendências de tráfego da web.
Solução de problemas com o Google Search Console
Quer saber como solucionar problemas com o GSC? Estamos protegendo você.
O GSC ajuda a identificar problemas atuais e potenciais de SEO que podem fazer com que seu site caia nos resultados de pesquisa.
Aqui estão algumas ferramentas que você pode usar para solucionar e corrigir problemas de SEO para ajudar seu site a se destacar dos concorrentes:
Ferramenta de inspeção de URL
A ferramenta de inspeção de URL mostra se um URL foi indexado e está qualificado para ser exibido em um resultado de pesquisa.
Você pode usar o GSC para enviar URLs para serem indexados e, para cada URL enviado, você pode usar a ferramenta de inspeção de URL para visualizar:
- A data do último rastreamento do URL
- Status de compatibilidade com dispositivos móveis
- Como o Google descobriu a página da web
- Se o Google está usando um URL canônico declarado
- Aprimoramentos, como migalhas de pão
- E mais
Relatórios de erros de cobertura
Embora esses relatórios sejam chamados de erros, isso nem sempre significa que há um grande problema. Às vezes, pode significar que a indexação pode ser melhorada.
O relatório de erros de cobertura fornece insights sobre quaisquer problemas de indexação e por que eles ocorreram. Por exemplo, você pode ver uma lista de todos os URLs afetados por uma resposta 403 Forbidden Server.
Você pode usar esses relatórios para identificar rapidamente problemas de indexação e resolvê-los.
Erros 404
O relatório de erros de cobertura também pode alertá-lo sobre erros 404. Esses erros ocorrem porque o URL vinculado não existe.
Se você notar algum erro de resposta 404, use a ferramenta Inspecionar URL para revelar quais páginas estão vinculadas à página inexistente.
A partir daí você pode corrigir o URL (se houver um erro de digitação), removê-lo ou redirecioná-lo para a página correta.
Como usar o Google Search Console para melhorar suas classificações e tráfego
Agora que você sabe mais sobre os recursos e relatórios do GSC e como solucionar problemas, vamos mergulhar no uso do Google Search Console para SEO para melhorar suas classificações e tráfego.
- Identifique quedas de desempenho
- Otimize conteúdo que não recebe cliques
- Pesquise palavras-chave para celular
1. Identifique quedas de desempenho
O GSC oferece uma visão panorâmica do desempenho do seu site nos resultados de pesquisa. O que o torna uma ferramenta útil para identificar quaisquer quedas de desempenho em seu conteúdo e páginas da web.
Por exemplo, você pode visualizar os dados de desempenho de um URL neste ano e compará-los com seu desempenho no ano passado, tudo no mesmo gráfico.
Esse recurso é útil para detectar tendências em seu tráfego de pesquisa, impressões e cliques. Depois de identificar qualquer queda no desempenho, você pode trabalhar na otimização de seu conteúdo para melhorar sua classificação e tráfego nos resultados de pesquisa.
2. Otimize conteúdo que não recebe cliques
Você também pode usar o Google Search Console para SEO para encontrar conteúdo com boa classificação nos resultados de pesquisa e obter uma quantidade razoável de impressões, mas não muitos cliques. Isso significa que as pessoas estão vendo seu conteúdo nos resultados, mas não clicam nele.
Como essas páginas têm alta visibilidade nos resultados de pesquisa, você pode otimizá-las para conquistar mais cliques e direcionar mais tráfego para seu site.
Os culpados mais comuns por trás do baixo número de cliques são tags de título e meta descrições. Certifique-se de que sua tag de título seja amigável para SEO e atraente para que atraia os usuários a clicar. Por exemplo, tente mostrar o benefício de ler seu conteúdo na tag de título.
Certifique-se de que suas meta descrições cumpram o limite de caracteres para que não sejam cortadas nos resultados da pesquisa. Você também vai querer ter certeza de que sua meta descrição inclui palavras-chave e permite que os usuários saibam o que sua página está prestes a incentivá-los a clicar.
3. Pesquise palavras-chave para celular
Os relatórios de desempenho do GSC também fornecem informações sobre quais palavras-chave os usuários estão pesquisando para encontrar seu site nos resultados da pesquisa. Você também pode visualizar essas palavras-chave por dispositivo, facilitando a pesquisa de palavras-chave mobile para sua estratégia.
Depois de identificar essas palavras-chave no GSC, você pode começar a implementá-las em todo o seu site e conteúdo para melhorar a classificação do seu site quando os usuários móveis pesquisarem seus produtos ou serviços.
Perguntas frequentes sobre o Google Search Console
Você tem perguntas adicionais sobre como usar o Google Search Console? Navegue em nossas perguntas frequentes:
1. Quando começarei a ver os dados do site no Google Search Console?
Assim que você enviar sua propriedade ao Google Search Console, ele começará a coletar dados. Esses dados podem variar desde se o Google pode indexar seu site até quantos cliques um resultado de pesquisa você ganha. No entanto, você não pode acessar esses dados até verificar a propriedade do site.
2. Com que frequência preciso fazer login no Google Search Console?
Depende. Embora você possa fazer login em sua conta do Google Search Console todos os dias, isso não é algo que o Google recomenda. Em vez disso, o Google aconselha que você verifique sua propriedade todos os meses, pelo menos. Porém, sua função pode exigir um monitoramento mais proativo, como todas as semanas.
3. Qual a diferença entre o Google Search Console e o Google Analytics?
O Google Search Console e o Google Analytics fornecem à sua empresa dados valiosos sobre o seu site. Você pode até acessar os dados do Google Search Console no Google Analytics. O que diferencia as plataformas, entretanto, é a forma como elas analisam esses dados. O Google Search Console analisa o que acontece antes de um usuário chegar ao seu site, enquanto o Google Analytics analisa o que acontece depois que ele chega ao seu site. Com o Google Search Console, você vê como os mecanismos de pesquisa impactam seu site e, com o Google Analytics, como os usuários interagem com ele.
4. Quanto tempo leva para o Google Search Console indexar um site?
Se você solicitar ao Google que rastreie e indexe seu site no Google Search Console, pode levar de alguns dias a algumas semanas para que isso aconteça. Também vale a pena mencionar que reenviar o mesmo URL várias vezes não agiliza o processo.
5. O uso do Google Search Console torna o rastreamento do meu site mais rápido?
Se você tem um site totalmente novo, usar o Google Search Console pode ajudar o Google a conhecer seu site com mais rapidez. Novamente, o Google pode levar algumas semanas para rastrear seu site, mas sem enviá-lo ao Google Search Console, pode demorar ainda mais.
6. Qual é uma boa posição média no Google Search Console?
O mundo possui mais de 600 milhões de sites ativos , o que torna esta questão difícil de responder. Uma posição média “boa”, que descreve o posicionamento médio do seu site nos resultados de pesquisa, depende do seu setor, da competitividade para diferentes pesquisas e muito mais. Sua equipe precisará decidir qual é uma posição média “boa” para sua empresa e seu site. Se você fizer parceria com uma agência de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) , como a MidiaPro, seu gerente de conta dedicado poderá fornecer mais informações sobre sua posição média.
7. Para que é usado o Google Search Console?
O que o Google Search Console faz pela sua equipe? O Google Search Console ajuda você a:
- Confirme se o Google pode encontrar, rastrear e indexar seu site
- Solicite que o Google rastreie e reindexe seu site ou uma página específica
- Solucionar problemas comuns, como compatibilidade com dispositivos móveis e Accelerated Mobile Pages (AMP)
- Revise problemas de segurança, ações manuais do site e muito mais
- Descubra quais sites possuem links para o seu
- Veja com que frequência seu site aparece nos resultados de pesquisa do Google
- Verifique quais pesquisas ou resultados de pesquisa incluem seu site
- Veja quais resultados de pesquisa direcionam tráfego para seu site
- Resolva problemas de rastreamento e indexação – veja o vídeo abaixo:
Dependendo da sua função, você poderá usar apenas alguns desses recursos.
Por exemplo, o proprietário de uma empresa pode usar o Google Search Console para confirmar se o Google sabe que seu site existe e para ver o desempenho do site nos resultados de pesquisa . Em comparação, um especialista em SEO pode revisar esses recursos, além de resolver problemas de rastreamento e indexação, verificar perfis de backlinks e muito mais.
A vantagem do Google Search Console é que qualquer pessoa pode usá-lo. O Google projetou a plataforma para cada nível de experiência e conjunto de habilidades. Isso significa que, seja você um especialista em SEO , desenvolvedor web ou proprietário de uma empresa, você pode usar o Google Search Console e obter valor real com isso.
8. O que o Google Search Console faz pela minha empresa?
Você pode usar o Google Search Console de algumas maneiras, inclusive para:
- Confirme o rastreamento e a indexação da página
- Identifique erros, como dados estruturados incorretos, problemas de exibição em dispositivos móveis, velocidade lenta da página e muito mais
- Encontre consultas que direcionam tráfego para uma página
- Monitore as aparências e posições das páginas em diferentes resultados de pesquisa
- Fique atento a problemas de segurança do site
- Compare o desempenho da página ao longo do tempo
- E mais
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Como usar o Google Search Console – Obtenha dicas e truques internos!
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