O que é a Search Generative Experience que chegou ao Brasil e como impacta o SEO?

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O que é a Search Generative Experience (SGE) do Google que já está funcionando no Brasil para testes? Conheça e saiba como isso muda o SEO!

Chegou a vez do Brasil de ter a Inteligência Artificial do Google nas pesquisas, onde poderemos navegar com ainda mais recursos nas buscas realizadas. A atualização foi feita no dia 8 de novembro, e está disponível para testes.

O Bard AI do Google vem para inovar as nossas buscas na SERP, com um tipo de “ChatGPT” para nos auxiliar em pesquisas mais aprofundadas com resultados mais assertivos.

Impulsionada pelos recentes avanços em inteligência artificial generativa, a empresa está redefinindo as capacidades do que um mecanismo de busca pode realizar. Segundo o Google, será viável desbloquear novas perguntas e consultas, revolucionando a organização de informações. Dessa forma, buscas por tópicos e conteúdos inovadores na web podem resultar em informações mais abrangentes e profundas.

O teste do experimento está disponível através do Search Labs, um programa do Google que permite aos usuários explorar e experimentar antecipadamente novas tecnologias e recursos de busca, além de compartilhar feedbacks.

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O que é SGE e como ele mudará o SEO

Dê uma olhada em algumas das novas maneiras pelas quais a IA na Pesquisa pode fazer o trabalho pesado para que você não precise fazê-lo. Basta perguntar.

O teste deve ser feito com uma conta Google pessoal. O sistema não aceita testes em contas empresariais. Segundo o Google, os usuários serão capazes de entender um tópico com mais rapidez, descobrir novos pontos de vista e realizar tarefas com mais facilidade. 

Quais serão os impactos no mecanismo de busca?

São muitos os impactos nas pesquisas com inteligência artificial generativa integrada, mas separei alguns pontos importantes sobre isso que podem fazer mais diferença para profissionais de SEO e de conteúdo:

  • Buscas cada vez mais personalizadas;
  • Menos anúncios sendo mostrados nos resultados;
  • Criação de conteúdo mais personalizado e profundo será essencial para posições melhores na SERP;
  • Modo de ouvir e de conversa irá aprofundar as informações durante as pesquisas;
  • Será possível para o usuário, entender um tópico com mais rapidez, descobrir novos pontos de vista e realizar tarefas com mais facilidade;
  • Destaque para os conteúdos base com as fontes das informações mostradas na pesquisa com inteligência artificial.

Futuramente, os objetivos de SEO podem não ser mais alcançar as primeiras posições na SERP, mas sim tornar os conteúdos, destaques como o mostrado acima através do SGE, já que essa visibilidade será muito superior nos resultados para os usuários.

Portanto, como dito acima, a construção de conteúdos cada vez mais ricos será essencial para que os websites consigam mais atenção do público.

Como criar conteúdos mais impactantes na era da inteligência artificial?

Crie conteúdos cada vez mais aprofundados

Construir conteúdos cada vez mais completos pode ser de fato um desafio grande para as empresas. Porém, você pode pensar em pedir para profissionais especialistas dentro da sua empresa para criar bons conteúdos. Isso porque, quando um especialista no assunto fala sobre o que ele conhece, o conteúdo certamente ficará mais completo e personalizado.

Use IA para criar e formatar seus conteúdos

Quer criar conteúdos e está sem muitas ideias? Existem ferramentas que podem te ajudar a criar temas para conteúdos de maneira eficiente. É o caso do WriterAccess, onde você conta com o AI Content Idea Generator, que te dá ideias de conteúdos baseando-se no seu site. Veja um exemplo: 

Você pode utilizar o ChatGPT também para te ajudar com ideias, porém, você precisará saber dizer tópicos do conteúdo que quer construir.

Outra maneira de aproveitar a IA para formatar conteúdos de maneira mais rápida e eficiente, além do que você já conhece com o ChatGPT, é utilizar o AI Content Wizard

Use IA para refinar o conteúdo existente

Ferramentas como o ChatGPT também podem fornecer maneiras excelentes de melhorar ou reavaliar parte do conteúdo que você já possui.

Exemplos de como usar ferramentas de IA como o ChatGPT para refinar o seu conteúdo:

  • Peça à IA para sugerir sinônimos e antônimos incríveis para palavras comuns
  • Solicite ajuda para desenvolver ótimas ideias – como pedir sugestões sobre subtítulos adicionais para adicionar a uma lista para uma atualização de conteúdo
  • Explore sugestões de idiomas que podem ajudar a tornar seu conteúdo mais persuasivo, envolvente ou relevante para o tom escolhido
  • Tenha ótimas ideias de tópicos para conteúdo de acompanhamento

O ChatGPT e opções semelhantes, podem te ajudar a revisar os textos dos conteúdos e garantir que você irá entregar o melhor para o seu público.

“A construção de conteúdos cada vez mais ricos será essencial para que os websites consigam mais atenção do público.

Mais do que está por vir

Além do buscador, o Google anunciou uma atualização para o Google Translate, incorporando a inteligência artificial para lidar com palavras ambíguas que possuem vários significados. Essa melhoria visa proporcionar clareza aos usuários por meio de um menu suspenso. Embora essa funcionalidade ainda não esteja disponível, o Google planeja lançá-la em breve nos Estados Unidos, começando com traduções do inglês para o espanhol, e com perspectivas de expansão para outros idiomas aos poucos.

Além disso, o Google aprimorou a utilidade acadêmica do SGE ao introduzir um método interativo para explorar definições relacionadas a temas educacionais, como ciência, economia ou história, por meio de visões gerais baseadas em inteligência artificial.

O SGE veio para incentivar os usuários a fazerem perguntas de acompanhamento, transformando a experiência de um parágrafo estático gerado por IA em uma conversa mais dinâmica e fluida.

Após os testes finalizarem em maio de 2024, o Google quer integrar o SGE permanentemente nas páginas de resultados. Porém, ainda teremos que esperar quando isso de fato vai acontecer no Brasil.

Por ora, você pode se certificar de construir os melhores conteúdos com ferramentas que de fato irão fazer seu conteúdo alcançar o topo com o SGE integrado futuramente ao maior buscador do mundo. Por isso, conheça o WriterAccess com um trial de 14 dias gratuito, e conheça tudo o que a ferramenta pode oferecer para a sua estratégia de SEO e Conteúdo.

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O que é Google SGE?

O SGE do Google é uma experiência de pesquisa orientada por IA que utiliza IA generativa para responder às dúvidas dos usuários por meio de instantâneos, perguntas de acompanhamento, experiências verticais e muito mais. SGE aprimora as experiências de pesquisa, permitindo que os usuários naveguem pelos resultados com a ajuda de ferramentas generativas baseadas em IA.

Como o SGE afetará o tráfego orgânico?

Na pesquisa, o posicionamento é tudo. Estudos repetidos mostram que classificações mais altas aumentam o número de tráfego – 68% dos usuários clicam nos primeiros cinco resultados de pesquisa. Com a estimativa de que o SGE crie uma redução de 140% na visibilidade orgânica, isso diminuirá naturalmente o tráfego orgânico do site.

Por que o SGE afetará o tráfego orgânico?

A Experiência Gerativa de Pesquisa afetará o tráfego orgânico por alguns motivos, incluindo os seguintes:

  • Objetivo: embora o Google queira “continuar conectando as pessoas à riqueza e vibração do conteúdo da web”, ele também deseja que a SGE “ajude as pessoas a obter rapidamente uma visão geral sobre um tópico, com fatores a serem considerados e informações úteis”, o que altera a típica jornada do usuário na web.
  • Posicionamento: os instantâneos da experiência generativa de pesquisa aparecem antes dos resultados da pesquisa orgânica. Em alguns casos, esses instantâneos aparecem antes ou depois dos anúncios pagos (além disso, o Google está desenvolvendo anúncios baseados em SGE ).
  • Tamanho: o Google desenvolveu o SGE para “ajudar [as pessoas] a obter mais com uma única pesquisa”. Portanto, os instantâneos SGE têm uma altura média de 1764 pixels . Para efeito de comparação, a resolução média da tela é de 1920 x 1080 pixels.

Como o SGE afetará outras métricas orgânicas?

A Search Generative Experience fará mais do que diminuir o tráfego orgânico – também diminuirá as métricas associadas ao tráfego orgânico, como a receita orgânica. Com menos visitantes do site, menos pessoas podem se converter em seguidores, leads ou clientes.

Devido a este impacto esperado, as empresas devem considerar:

  1. Otimizando para experiência generativa de pesquisa para maximizar o tráfego potencial
  2. Investir na otimização da taxa de conversão (CRO) para melhorar as taxas de conversão no site
  3. Construindo estratégias omnicanal para aproveitar vários canais para gerar receita online

Quanto o SGE afetará meu tráfego orgânico?

Compreender o quanto o SGE afetará o tráfego orgânico da sua organização começa com a conclusão de uma avaliação de impacto do SGE. No entanto, a pesquisa mostrou que alguns setores sofrerão um impacto mais significativo da Experiência Gerativa de Pesquisa, incluindo:

INDÚSTRIA % DE CONSULTAS COM SGE
Assistência médica 76%
Comércio eletrônico 49%
Tecnologia 48%
Seguro 45%
Educação 44%
Restaurantes 36%
Entretenimento 36%
Viagem 30%
Finança 17%

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SGE CHEGOU!!! Será que agora é o FIM DO SEO?

Quem trabalha com SEO e produção de conteúdo está, com certeza, roendo as unhas, desde que o Google anunciou oficialmente a implementação do SGE (Search Generative Experience), a partir do dia 14/05/24.

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