O que é conteúdo de SEO? Seu guia para criar conteúdo para SEO

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O que é conteúdo SEO? Conteúdo SEO é conteúdo criado para ajudar as páginas do seu site a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. Criar conteúdo para SEO envolve pesquisa de palavras-chave, escrita de conteúdo e muito mais.

Quando se trata de duplas dinâmicas em marketing digital, você não pode superar a otimização de mecanismos de busca (SEO) e o marketing de conteúdo. Com conteúdo de SEO, você pode criar um site que não só tenha uma boa classificação nos resultados de busca, mas também tenha um bom desempenho em conversões.

Agora, se você está pronto para começar a aprender mais sobre e produzir conteúdo de SEO para o seu negócio, continue lendo. Este post aborda não apenas como escrever conteúdo de SEO, mas como escrever um bom conteúdo para SEO. Melhor ainda, ele inclui uma ferramenta gratuita e rápida para analisar seu conteúdo de SEO existente — experimente agora!

Aqui está uma rápida visão geral de tudo o que abordaremos:

  • O que é conteúdo SEO?
  • Tipos de conteúdo SEO
  • Como escrever conteúdo SEO

Vamos começar!

O que é conteúdo SEO?

Conteúdo de SEO é conteúdo criado para ajudar seu site a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, normalmente otimizado para uma palavra-chave específica que os usuários pesquisarão online. Criar conteúdo para SEO envolve pesquisa de palavras-chave, escrita de conteúdo e muito mais com a intenção de direcionar mais tráfego orgânico para seu site.

Tipos de conteúdo SEO

Agora que você sabe a resposta para a pergunta “o que é conteúdo SEO”, vamos nos aprofundar nos diferentes tipos que você pode encontrar e criar.

Existem tipos de conteúdo de SEO, incluindo:

  • Postagens de blog:  Um blog pode hospedar toneladas de tópicos e formatos de conteúdo, incluindo os desta lista, tornando-o uma das maneiras mais fáceis de produzir conteúdo para SEO. Você pode criar uma postagem de blog para responder a perguntas comuns que seu público pesquisa online, um guia de instruções para explicar um processo e muito mais.
  • Páginas de produtos:  As páginas de produtos incluem informações detalhadas sobre seus produtos para que os consumidores possam aprender mais sobre eles facilmente. Esse tipo de conteúdo é uma ótima maneira de colocar seus produtos na frente do seu público-alvo logo quando eles começam a pesquisar online.
  • Artigos:   Os artigos geralmente são mais longos e detalhados do que as postagens de blog. Eles podem incluir coisas como artigos de notícias, entrevistas ou artigos de destaque.
  • Guias:  Guias são partes aprofundadas de conteúdo que explicam como fazer algo, o que algo é ou como algo funciona. Alguns guias podem conter capítulos que abrangem várias páginas ou podem ser uma página grande.
  • Vídeos: Os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais envolventes para SEO. Você pode criar vídeos para mostrar seus produtos ou serviços em ação ou criar vídeos informativos e de instruções para explicar um processo ou tópico.
  • Infográficos:  Como o nome sugere, um infográfico é essencialmente um tipo de conteúdo visual que contém muitas informações sobre um tópico específico, geralmente no formato de gráficos, tabelas ou imagens. Os infográficos são uma ótima maneira de envolver seu público com recursos visuais e apresentar informações de uma forma facilmente digerível.
  • Glossários: Muitas pessoas usam mecanismos de busca para encontrar a definição de palavras e frases. Criar um glossário de definições relacionadas ao seu negócio, indústria e produtos ou serviços é uma ótima maneira de dar a esses usuários as respostas de que precisam e trazê-los ao seu site.

Como escrever conteúdo SEO para seu site

Comece a escrever conteúdo de SEO para seu site seguindo estas nove dicas:

  1. Concentre-se na criação de conteúdo compartilhável para SEO para ganhar links
  2. Escolha um formato de conteúdo
  3. Segmente palavras-chave de cauda longa
  4. Coloque palavras-chave na tag de título
  5. Incluir palavras-chave em tags de cabeçalho
  6. Destaque palavras-chave relacionadas em todo o corpo do texto
  7. Otimize o texto ALT da imagem para SEO
  8. Torne o conteúdo de SEO fácil de ler
  9. Adicione links na página que usem a palavra-chave segmentada

1. Concentre-se em criar conteúdo compartilhável para SEO para ganhar links

Links são vitais para SEO. Se outros sites acham que vale a pena criar links para seu conteúdo (links de entrada), os mecanismos de busca veem isso como um voto de qualidade. Ao mesmo tempo, criar links para outros sites (links de saída) ajuda os leitores a encontrar recursos adicionais sobre seu tópico.

No que diz respeito a links de entrada, sua preocupação deve ser criar conteúdo que valha a pena vincular e divulgar por meio de mídia social e promoção. Não tente enviar spam para fóruns ou seções de comentários com links para seu site e nunca compre links de outros proprietários de sites.

No caso de links de saída, sempre tenha certeza de que os sites e páginas aos quais você faz o link são relevantes e úteis. Se os mecanismos de busca perceberem que você está fazendo o link para sites de spam e de baixa qualidade, eles começarão a reconhecer seu site como estando na mesma categoria.

2. Escolha um formato de conteúdo

Embora o texto seja o mais fácil de otimizar para mecanismos de busca, é uma boa ideia se ramificar e tentar outros formatos se você tiver os recursos. Imagens, vídeos e infográficos são todos extremamente populares entre os visitantes e podem ser uma ótima fonte de links de entrada.

3. Segmente palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave de cauda longa são específicas e devem atrair tráfego com probabilidade de conversão.Por exemplo, a palavra-chave “restaurantes na Pensilvânia” pode receber muitas pesquisas por mês, mas vem com muita concorrência.

Seu negócio terá problemas para classificar para essa palavra-chave, mesmo se você criar conteúdo amigável para SEO. Otimizar para uma palavra-chave como “restaurantes de sushi em Harrisburg” atrairia pesquisadores que estão procurando por restaurantes como o seu (em vez de, digamos, um restaurante mexicano na Filadélfia) e provavelmente se tornariam clientes.

4. Coloque palavras-chave na tag de título

Sua tag de título envia um grande sinal para o Google, assim como para outros mecanismos de busca. É por isso que a escrita de conteúdo de SEO envolverá escrever uma tag de título otimizada. Lembre-se, as tags de título aparecem nos resultados de pesquisa — elas não aparecem na sua página, como suas tags de cabeçalho.Quando você escreve tags de título para seu conteúdo de SEO, você quer seguir estas dicas:

  • Inclua sua palavra-chave principal
  • Mantenha sua tag de título com 55 caracteres
  • Use sua palavra-chave principal no início, em vez do final, da sua tag de título
  • Adicione sua palavra-chave relacionada, se possível

Em coordenação com essas dicas, você também deve ter em mente os seguintes fatores:

  • Legibilidade: Uma tag de título legível importa mais do que uma tag de título otimizada. Geralmente, você terá problemas de legibilidade quando tentar otimizar demais sua tag de título, como incluir uma palavra-chave relacionada que a torna prolixa.
  • Precisão: Uma tag de título motiva as pessoas a clicarem. Se elas chegarem ao seu site, no entanto, e descobrirem que seu conteúdo de SEO não corresponde à sua tag de título, elas retornarão aos resultados da pesquisa, o que prejudicará suas classificações. Evite títulos de isca de clique e busque precisão.

Se você quiser ver o desempenho da sua tag de título para conteúdo de SEO existente, experimente nosso verificador de SEO .Verifique minhas tags de título

Ele analisará sua tag de título e verificará sua otimização. Com base em suas descobertas, ele fornecerá dicas para melhorar não apenas a otimização de sua tag de título, mas também a otimização geral do seu conteúdo. Melhor ainda, ele incluirá alguns recursos relacionados para ajudar você a escrever melhores tags de título.

5. Incluir palavras-chave nas tags de cabeçalho

Se você não estiver familiarizado com HTML, as tags de cabeçalho ajudam os leitores a ver do que se trata sua página e a folhear. As tags de cabeçalho são como nomes de capítulos de um livro. Se alguém quiser pular para um tópico específico, pode usar suas tags de cabeçalho para encontrá-lo. As tags de cabeçalho variam de H1 a H6.

Além dos usuários, as tags de cabeçalho também ajudam os mecanismos de busca a entender seu conteúdo. É por isso que é uma prática recomendada durante o processo de escrita de conteúdo de SEO otimizar as tags de cabeçalho com suas palavras-chave principais ou relacionadas.Por exemplo, uma postagem explicando os prós e contras do sushi pode ter as seguintes tags de cabeçalho:

  • H1: Os prós e contras do sushi
  • H2: As vantagens do sushi
  • H2: As Desvantagens do Sushi

Essas tags de cabeçalho podem ter como alvo algumas palavras-chave relacionadas a este tópico, incluindo:

  • Benefícios do sushi
  • Desvantagens do sushi
  • Benefícios e riscos do sushi

Ao incluir uma ou duas palavras-chave nos cabeçalhos de sua página, os mecanismos de busca terão mais facilidade para identificar o tópico de sua página, o que significa classificações mais precisas. Como bônus, torna muito mais fácil para os visitantes do site folhearem seu conteúdo e encontrarem o que desejam.

6. Destaque palavras-chave relacionadas em todo o corpo do texto

Cada pedaço de conteúdo de SEO deve ter como alvo mais de uma palavra-chave. Isso porque as pessoas usam palavras ou frases diferentes para fazer a mesma pergunta.

Alguém que esteja se perguntando como fazer sushi, por exemplo, pode pesquisar “como fazer sushi em casa”, enquanto outra pessoa pesquisará “como fazer sushi para iniciantes”.Uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o planejador de palavras-chave do google—que é grátis — pode ajudar você a descobrir palavras-chave relacionadas para direcionar em sua escrita de conteúdo de SEO.

Você pode até usá-lo para descobrir novas ideias de conteúdo, o que pode ajudar a expandir sua estratégia de conteúdo de SEO.

Depois de saber quais palavras-chave você vai segmentar, use-as em todo o seu conteúdo. Além de incluir palavras-chave em suas tags de título e cabeçalhos, por exemplo, você quer usar suas palavras-chave no seu corpo de texto também.

Se você estiver escrevendo um guia prático sobre como fazer sushi em casa, seu parágrafo introdutório pode incluir o seguinte texto — e palavra-chave:

Assim como suas tags de título e cabeçalhos, você deve sempre almejar a legibilidade. Se você encher o conteúdo com palavras-chave, você afastará os usuários não apenas do seu conteúdo de SEO, mas também do seu negócio.

Os rastreadores da Web também se tornaram bem avançados ao longo dos anos. Eles não terão problemas em detectar o keyword stuffing, o que se traduz em uma classificação baixa para seu conteúdo.

O verificador de SEO é uma ferramenta bacana que você pode usar para ver se os rastreadores entendem seu conteúdo e sua segmentação por palavra-chave. O Google, por exemplo, percebe que você está explicando como fazer sushi em casa ou acha que você está falando de outra coisa? Insira a URL da sua página no nosso verificador de SEO e descubra! Pontuação da otimização do meu conteúdo

Ele analisará sua página e então compilará uma lista de palavras ou frases que parecem representar seu conteúdo. Essas informações podem ajudar sua empresa a avaliar sua segmentação de palavras-chave, bem como determinar onde você precisa melhorar.

7. Otimize o texto alternativo da imagem para SEO

Embora a maioria dos visitantes do site não veja suas tags alt de imagem, elas são essenciais para SEO. Os mecanismos de busca não conseguem processar conteúdo visual como olhos humanos, e eles dependem dessas descrições para determinar o que aparece na sua página.

Usuários com deficiência visual também dependem do texto alt da imagem para entender seu conteúdo e seus visuais.

Ao atribuir texto alt à sua imagem, siga estas dicas:

  • Descreva a imagem exatamente como ela aparece, como “bandeja de sushi”
  • Use a palavra-chave principal, se aplicável, como “mulher aprendendo a fazer sushi”
  • Mantenha o texto alternativo da imagem com 125 caracteres

Se você não usou texto alt de imagem consistentemente, você pode determinar rapidamente quais partes do conteúdo de SEO precisam dele. Basta inserir a URL do conteúdo em nosso verificador de SEO . Ele analisará seu conteúdo, verificará seu texto alt e relatará quais imagens precisam de texto alt de imagem. O texto alternativo da sua imagem é compatível com SEO?

Se você ainda não incluiu texto alt para suas imagens, agora é a hora de começar. Além de ser útil para SEO, o texto alt de imagem também garante que seu site esteja em conformidade com a Seção 508 , o que você quer, pois a não conformidade pode resultar em multas pesadas .

8. Faça com que o conteúdo de SEO seja fácil de ler

Usabilidade é um fator de classificação de SEO que frequentemente é negligenciado. Você pode produzir um excelente guia sobre como fazer sushi em casa, mas se você não formatar seu conteúdo de uma forma que o torne fácil de ler, você terá dificuldade para ganhar aquela classificação na primeira página — e todo o tráfego que vem com ela.

É por isso que toda estratégia de escrita de conteúdo de SEO deve pensar sobre formatação e organização de conteúdo.As dicas mais comuns para tornar seu conteúdo amigável para SEO ainda mais amigável para usabilidade incluem:

  • Usando tags de cabeçalho para organizar o conteúdo
  • Limitar parágrafos a cerca de três linhas ou frases
  • Incluindo recursos visuais, como imagens ou vídeos para dividir o conteúdo
  • Ter uma fonte sem serifa versus uma fonte com serifa

Você pode melhorar ainda mais a facilidade de uso do seu conteúdo e site com software que permite aos usuários personalizar o tamanho da fonte, espaçamento e muito mais do seu site. A maioria dos softwares de conformidade com Americans with Disabilities Act (ADA) permitirá que você ofereça esses recursos instantaneamente.

9. Adicione links na página que usem a palavra-chave segmentada

Uma boa prática para criação de conteúdo de SEO envolve enviar links internos , ou links de outras páginas do seu site, para seu mais novo conteúdo de SEO. Essa ação ajuda o Google, assim como os usuários, a indexar seu novo conteúdo e explorar seu site. Como uma rápida atualização, há duas partes para links internos:

  1. O link em si: O link é a URL, como “https://www.example.com/blog/new-blog-post/”.
  2. Texto âncora: O texto âncora é o texto que representa a URL e é exibido aos usuários.

Você pode pensar no link como seu endereço, “100 Blueberry Drive”, e no texto âncora como a descrição física da sua casa, como “A casa com a caixa de correio azul na Blueberry Drive”.

Essa descrição dá às pessoas uma descrição precisa de para onde elas estão indo. Seu texto âncora deve fazer o mesmo. Ele deve direcionar os usuários de forma precisa e confiante para uma nova página. Um link interno ou na página para sua postagem de blog mais recente, “Como fazer sushi em casa”, por exemplo, deve apresentar texto âncora como “fazer sushi em casa” ou “como fazer sushi como iniciante”.

Se você usar texto âncora impreciso, como “sushi é delicioso”, ele envia uma mensagem confusa para mecanismos de busca e usuários. Ambas as partes acham que chegarão a uma página sobre os benefícios do sushi, mas, em vez disso, chegarão a uma página que explica como fazê-lo, o que deixa o Google com perguntas sobre como classificar sua página.

Para obter os melhores resultados com esta etapa de como escrever conteúdo de SEO, tente:

  • Envie três links internos na página para cada novo conteúdo que você produzir
  • Use texto âncora preciso para cada link

Se você não tem certeza sobre o status atual do conteúdo existente, você pode baixar e usar uma ferramenta como o Screaming Frog . Ou você pode inserir sua URL no verificador de SEO e obter uma análise instantânea que analisa os links internos e externos de uma página.Seu conteúdo tem links suficientes?

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Conteúdo de SEO é uma excelente maneira para sua empresa atrair tráfego de site, leads e vendas. Construir uma estratégia de conteúdo de SEO e mantê-la, no entanto, não é fácil.

É preciso tempo, dedicação e habilidade para gerenciar uma estratégia que atinja os objetivos da sua empresa. É por isso que muitas empresas investem em serviços de conteúdo de SEO. Na MidiaPro, por exemplo, oferecemos serviços de SEO que incluem desenvolvimento, criação e escrita de conteúdo de SEO.

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