Qualquer empresa na atualidade conhece o valor do conteúdo para converter o tráfego online. No entanto, personalizar esse conteúdo para causar o maior impacto sobre os visitantes pode não ser tão claro.
Conteúdo inteligente é uma forma de personalizar seu conteúdo para cada usuário que visita seu site para proporcionar a melhor experiência (e chance de conversão). Se você quiser ter certeza de que cada usuário receberá informações úteis que os levarão ao funil de vendas, o conteúdo inteligente pode funcionar para você.
Vamos detalhar o conteúdo inteligente em marketing, incluindo o que é e como usá-lo, a seguir!
- O que é conteúdo inteligente?
- Como funciona o conteúdo inteligente?
- Benefícios do conteúdo inteligente
- Exemplos de conteúdo inteligente
- Você deve usar conteúdo inteligente?
O que é conteúdo inteligente?
Conteúdo inteligente, também conhecido como conteúdo dinâmico ou adaptativo, é qualquer aspecto de um anúncio, site ou e-mail que muda para se adequar aos dados demográficos e aos comportamentos do usuário que acessa o conteúdo. Esse conteúdo pode variar desde pequenas frases de chamariz (CTAs) até páginas completas.
Como funciona o conteúdo inteligente?
O conteúdo inteligente aproveita ferramentas como plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), cookies e outros softwares para obter informações sobre os usuários que acessam seu site. A partir daí, você pode direcionar usuários com conteúdos diferentes conforme eles acessam seu site.
Alguns fatores que podem influenciar o conteúdo inteligente incluem:
- Localização
- Tipo de dispositivo
- Fonte de referência
- Linguagem
- Comportamento anterior em seu site
Como o conteúdo inteligente em marketing é baseado em dados, você precisa ter algum tipo de estratégia de coleta de dados para aprender mais sobre as pessoas que visitam seu site.
Benefícios do conteúdo inteligente
A personalização faz a diferença na eficácia do seu marketing, por mais simples que seja. Na verdade, 89% dos profissionais de marketing veem um retorno sobre o investimento (ROI) positivo quando usam a personalização em suas estratégias.
O conteúdo inteligente é uma maneira simples de personalizar o conteúdo para o usuário sem ter muitos dados sobre ele. Outros benefícios do conteúdo inteligente incluem:
- Mais conversões e oportunidades: à medida que os usuários navegam pelo seu site, será menos provável que eles vejam a mesma oferta, produto ou serviço duas vezes com conteúdo inteligente. Esse benefício significa que eles têm mais chances de ver algo novo que possa despertar seu interesse.
- Melhor direcionamento ao público: a personalização ajuda você a encontrar e falar com seu público-alvo. Você pode aprender mais sobre qual conteúdo funciona melhor para grupos específicos de pessoas e trabalhar com suas descobertas para melhorar a experiência deles.
- Maior conhecimento da jornada do comprador: além de compreender seu público-alvo, você pode adequar melhor seu conteúdo à jornada do comprador. Isso aumenta suas chances de conversões, fornecendo aos usuários a mensagem certa no momento certo.
Com esses benefícios, você pode ver por que muitas empresas que desejam melhorar sua estratégia de conteúdo recorrem ao conteúdo inteligente.
Exemplos de conteúdo inteligente
O conteúdo inteligente pode ser tão básico quanto uma linha de assunto de e-mail personalizada. Se você já recebeu um e-mail incluindo seu nome, você experimentou um conteúdo inteligente.
No entanto, pode ser mais direcionado e sofisticado.
Por exemplo, se você estiver procurando um software de rastreamento de saúde, encontrará facilmente a empresa MedBridge como resultado patrocinado. O anúncio deles direciona você para uma página de contato onde você pode entrar em contato para saber mais sobre o software:
Este anúncio é diferente do que você encontraria organicamente na página inicial:
Você deve usar conteúdo inteligente?
Se você deseja atingir com eficiência usuários novos e recorrentes em seu site, você deve usar algum tipo de conteúdo inteligente. Porém, como isso se encaixa em sua estratégia depende de você. É melhor usá-lo com moderação para maximizar o impacto nos usuários.
Você pode começar personalizando sua estratégia de marketing por e-mail. A partir daí, você pode aprender mais sobre coleta e gerenciamento de dados para otimizar seu processo de conversão e descobrir o que funciona melhor para determinados grupos.
Integre conteúdo inteligente em sua estratégia hoje!
O conteúdo inteligente pode fazer toda a diferença na hora de fazer com que os usuários convertam. Porém, acima de tudo, você deve priorizar conteúdos de qualidade que ajudem os visitantes a aprender mais, sejam eles personalizados ou não.
Se você quiser ajuda para encontrar um equilíbrio em seu conteúdo de marketing, a MidiaPro pode ajudar. Temos criadores de conteúdo para nossos clientes. Também temos muitos recursos para ajudá-lo a aprender mais sobre conteúdo de marketing digital!
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