É comum os profissionais de Marketing ficarem admirados com as dezenas de milhares de visualizações nos anúncios de Mídia Paga, por exemplo, ou em quaisquer outros esforços de Marketing Digital.
Só que as visualizações (também chamadas de “impressões”) não são tudo!
O que importa é a quantidade de pessoas que veem essas ações de propaganda na Internet e decidem clicar nelas!
É por essa razão que o CTR, do inglês “Click Through Rate“, é uma das métricas mais relevantes, indicando:
- A conversão de curiosos em potenciais clientes;
- A eficácia das campanhas;
- E quais elementos otimizar!
Continue lendo para entender o que é CTR, como calcular e como aumentar a taxa de cliques para converter mais leads em compradores!
O que é CTR (Click Through Rate)
Originado do termo em inglês “Click Through Rate”, o CTR é uma sigla que pode ser traduzida livremente como “Taxa de Cliques” e é tremendamente importante para medir a eficácia da sua oferta.
Por oferta, quero dizer qualquer tipo de mensagem com o objetivo de persuadir uma pessoa a clicar na sua mídia, seja ela:
- Um link exibido de forma orgânica nos resultados das buscas;
- Um anúncio de Mídia Paga veiculado nos mecanismos de buscas ou nas redes sociais;
- O assunto de um e-mail em um fluxo de E-mail Marketing;
- Ou qualquer chamada para ação (conhecida como CTA) de uma página visando fazer o público agir em direção ao seu negócio!
Um exemplo prático de como o cálculo do CTR pode ser usado para informar sobre o quanto as suas campanhas estão sendo efetivas, são os resultados das pesquisas nos mecanismos de buscas como o Google.
Por mais que a sua oferta, anúncio ou conteúdo apareça na primeira página dos resultados, o que convencerá alguém a clicar neles é o quanto a sua chamada para ação é atrativa!
Se os concorrentes logo abaixo de você nos resultados exibirem mensagens mais persuasivas, serão eles quem receberá os cliques!
Nesse exemplo, a taxa de cliques (o Click Through Rate ou CTR) dos seus concorrentes será maior do que o seu porque, dentre as milhares de pessoas para quais as ofertas de vocês são exibidas, os usuários estão clicando mais no seu competidor do que no seu negócio!
Mas fique tranquilo: além de aprender como aumentar o seu CTR, ficará claro ao final deste artigo que, apesar de importantíssimo, ter um Click Through Rate alto não quer dizer necessariamente mais vendas.
Porque de nada adianta ter um CTR nas alturas se o público clicando na sua oferta não for qualificado!
Um público qualificado compõe a sua audiência ideal: aquela com maiores chances de comprar a ideia, o serviço ou o produto que a sua empresa oferece!
Dica: Conquistando clientes: estratégias de qualificação de leads
Aumentar o Click Through Rate é indispensável, mas fazer com que as pessoas certas cliquem nas suas chamadas para ação é tão impactante quanto a elevação do CTR.
Como a lucratividade dos mecanismos de buscas e redes sociais depende diretamente da quantidade de usuários utilizando essas plataformas, os buscadores como o Google e as mídias como o Instagram dão prioridade para as mensagens com o CTR alto.
Afinal, um CTR alto provavelmente indica que a oferta exibida é tão relevante para os usuários que eles não têm dúvida na hora de clicar nela — aumentando a confiança deles no buscador ou na rede social que trouxe uma resposta tão precisa!
O contrário também é verdade: quanto menos relevante for, menos essas pessoas usarão a plataforma que trouxe resultados tão pobres e passarão a utilizar outras!
Esses fatos deixam claro que um CTR alto é ótimo para a autoridade e para as vendas do seu negócio — mas o trabalho não para por aí.
Além de criar mensagens atrativas, é fundamental que o seu time de vendas esteja preparado para oferecer um atendimento de qualidade para essa audiência especial!
Sem alinhar o aumento do CTR com a relevância da sua mensagem, com um atendimento de primeira linha e com as dicas que darei daqui a pouco, ter o Click Through Rate alto servirá para pouca coisa se o assunto for lucrar.
Mas se você levar a sério os conceitos que apresentarei a seguir, não haverá curioso na Internet que resistirá aos produtos ou serviços que só o seu negócio pode oferecer!
Começarei mostrando o que está por trás do cálculo do Click Through Rate nessa matemática do sucesso!
Como calcular o CTR (Click Through Rate)
O CTR geralmente é expressado como uma porcentagem de pessoas que visualizaram as suas ações de Marketing Digital e decidiram clicar nelas!
Quanto maior o seu Click Through Rate, melhor, uma vez que esse é um indicador de que o conteúdo, as imagens ou a oferta da sua estratégia conseguem persuadir uma grande fatia de desconhecidos na Internet.
O CTR pode ser calculado manualmente, mas a maioria das plataformas de Marketing Digital faz essa operação por você — sendo ela expressada da seguinte maneira:
CTR = (Número de Cliques ÷ Número de Impressões) x 100
Você já sabe o que é CTR — é o Click Through Rate: a taxa de pessoas que decidiram clicar em uma chamada para ação feita pelo seu negócio!
O “Número de Cliques” é a quantidade de vezes que o seu link, anúncio ou outro elemento foi clicado pelos usuários.
Já o “Número de Impressões” indica quantas vezes a sua oferta foi exibida para as pessoas na Internet.
Note que, para calcular o CTR corretamente, o “Número de Cliques” precisa ser dividido pelo “Número de Impressões” primeiro, antes de multiplicar o resultado dessa divisão por 100 — e é por isso que ambos estão dentro de parênteses.
Como essa é uma taxa genérica que pode ser usada para calcular qualquer tipo de chamada para ação (seja em anúncios, links, na abertura de E-mail Marketing e outros materiais), cada plataforma e tipo de exibição terá um CTR próprio!
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Interpretar o que é um bom CTR varia por conta disso: não existe um padrão para todo mundo em todas as plataformas ou formatos de mídias.
Mesmo assim, você pode usar alguns parâmetros generalizados para interpretar o seu Click Through Rate como “bom” ou “ruim” para o seu negócio, mídia ou mercado — e é isso o que eu explicarei a seguir!
Afinal, o que é um bom CTR?
Como definir o que é um bom CTR varia dependendo do contexto da oferta, do canal de Marketing Digital por onde ela é veiculada e do objetivo da campanha, você precisa criar uma porcentagem mínima e máxima para interpretar se o Click Through Rate está saudável ou não!
Baseado nos dados de milhões de campanhas em milhares de setores do mercado, alguns pesquisadores chegaram à conclusão de que a porcentagem mínima e máxima de CTR, na maioria dos casos, fica entre 1% e 5%.
Apenas se lembre: essa não é uma regra, é só um ponto de partida para observar o seu CTR e ajustar a sua estratégia conforme necessário!
Usando os dados do Wordstream como referência, a média de Click Through Rate do setor de tecnologia é de 2%, por exemplo, enquanto a média na indústria de relacionamentos e namoro é de 6%!
O seu Click Through Rate pode ser maior ou menor do que esses números, dependendo:
- Do seu mercado, como nos exemplos acima;
- Do tamanho do seu público ideal dentre as pessoas que visualizaram a sua CTA;
- Do formato de exibição da sua oferta;
- Da página em que ela é exibida, pois outros elementos do site ou plataforma podem distrair as pessoas da sua CTA;
- Da qualidade de persuasão da sua campanha;
- E do tipo de resultado que você deseja alcançar com ela!
Alcançar o CTR de 5% em uma indústria altamente competitiva (na qual um Click Through Rate de 3% já traria lucro para a sua empresa) pode ser considerado um sucesso absoluto, concorda?
Só não se desespere se, nas mesmas condições, mas em outro setor e com outro tipo de campanha, o seu CTR ficar abaixo de 1% — apenas respire fundo e siga as dicas que apresentarei logo abaixo!
Fatores que influenciam o CTR
O maior fator que influencia o aumento do CTR é um entendimento sobre o que o seu público ideal deseja ou precisa encontrar na Internet quando faz uma busca!
Sabendo do que a sua audiência precisa, você será capaz de criar CTAs relevantes e que não deixarão dúvidas sobre a eficácia da sua mensagem em resolver os problemas ou as necessidades dessas pessoas.
Pense nas intenções por trás das pesquisas dos usuários — e na sua clareza em expressar o quanto o seu negócio tem as respostas que eles precisam — como o esqueleto que sustentará o crescimento de um bom CTR!
Esse esqueleto será usado para criar ofertas efetivas em qualquer plataforma, por mais que o Click Through Rate varie significativamente dependendo da página, do tipo de mídia ou da modalidade usada para exibi-las.
Com o seu esqueleto montado, você poderá agregar os outros elementos da anatomia de um bom CTR que apresentarei a seguir:
- Caprichar na relevância dos anúncios ou dos conteúdos para as pessoas na plataforma na qual eles serão veiculados;
- Otimizar o posicionamento e o design dos anúncios para que eles ganhem destaque nas páginas de exibição;
- Segmentar bem o seu público-alvo para garantir que a sua mensagem seja exibida para a audiência com maior chance de clicar na oferta;
- Não exagerar no design ou nos elementos visuais, pensando na facilidade de entendimento da mensagem e na capacidade de ela despertar uma reação nas pessoas;
- Testar diferentes versões da sua oferta para identificar os elementos capazes de gerar mais cliques;
- E analisar a concorrência para garantir que você faça CTAs ainda melhores e evite os erros que eles estão cometendo!
Não deixe o seu público pensar demais: crie uma mensagem forte e que não deixe outra opção para a sua audiência a não ser clicar no seu conteúdo!
Como aumentar o CTR
Além de surgir com relevância durante as buscas do seu público ideal e expor o quanto a sua oferta tem tudo que a sua audiência procura, dá para empregar mais duas estratégias para aumentar o CTR das suas mensagens:
- O Neuromarketing;
- E os gatilhos mentais.
O Neuromarketing é a metodologia que descreve o comportamento neurológico (uma reação automática e inconsciente baseada na biologia e na cultura do seu público) diante de certas cores, imagens, palavras ou estilos!
Imagens de bebês e cores em tons pastéis costumam ter impacto maior em mulheres, especialmente quando elas já são, já foram ou gostariam de ser mães.
As mesmas imagens de crianças ou cores brandas terão efeito menor (ou efeito negativo) em homens solteiros e moradores de cidades grandes — para quais as imagens de carros esportivos ou o uso de cores neutras, mas escuras, talvez tenham efeitos tão poderosos quanto as fotos de bebês para as pessoas que aspiram se tornarem pais.
Diferente das reações relâmpago causadas pelo Neuromarketing, os gatilhos mentais usam palavras ou atitudes para fazer um possível cliente pensar sobre a importância do seu serviço ou produto na vida dele!
Um exemplo no mundo físico seriam as filas dos restaurantes: há décadas, elas são criadas propositalmente para aumentar a estima que as pessoas nutrem sobre o valor ou a exclusividade de um local para jantar em comparação a outro, sem filas.
Já no ambiente digital, uma joalheria vendendo peças com um aviso de que as joias fazem parte de uma produção limitada faz com que os clientes pensem que a oferta é escassa, o que as apressa a agir ao estimular certa urgência!
Quando você cria CTAs e conteúdos otimizados para incluir esses dois elementos extras de conexão com o seu público, você aumenta o CTR das suas campanhas e atrai cliques qualificados de forma orgânica — uma vez que só clicará nas suas mensagens quem se sentir realmente afetado por elas!
Quanto mais cliques qualificados no seu Click Through Rate, mais fácil será converter o tráfego para a sua landing page, site ou plataforma — levando a mais vendas fechadas e em espaços de tempo cada vez menores!
Use o que você aprendeu aqui sobre Neuromarketing e gatilhos mentais nas três técnicas que mostrarei abaixo — fique de olho!
Dica: Taxa de conversão: o que é, como calcular e como acompanhar
Faça boas copies
Copywriting (“copy” para os íntimos do Marketing Digital ou “copies” quando no plural) é o texto persuasivo que faz alguém clicar na sua oferta.
Mesmo quando você usa uma imagem, um vídeo ou um áudio, você precisa caprichar no texto que é exibido, na dinâmica do que é mostrado e no que é dito para convencer uma pessoa a clicar na sua mensagem!
Para escrever boas copies, você precisa conhecer o público que deseja impactar, sabendo:
- Como ele fala;
- Quais interesses tem;
- Quais tópicos o fazem reagir;
- E como a sua empresa pode se conectar a ele usando essas informações!
Só de melhorar as suas copies com gatilhos mentais e Neuromarketing, você verá resultados estrondosos no aumento do seu CTR porque o texto persuasivo é o que convence alguém a parar o que está fazendo para confiar na sua proposta.
Em uma campanha de Click Through Rate baixo, experimente aproximar a sua copy da maneira com a qual o seu público fala no mundo real: os efeitos podem ser imediatos!
Pesquise palavras-chave
Depois que você caprichar no copywriting, você precisará ter certeza de que a sua mensagem irresistível chegará às pessoas com maior potencial de clicar nelas.
Para aparecer exatamente para o público que deseja conquistar, é fundamental que você faça uma pesquisa das palavras-chave que tais pessoas usarão quando procurarem na Internet pelos produtos, serviços ou informações relacionados ao seu negócio!
Por palavras-chave, quero dizer não apenas as palavras em si, como também termos compostos e pequenas frases: tudo que o seu público provavelmente usará para tirar dúvidas nos mecanismos de buscas ou nas redes sociais!
Se você vendesse rações saudáveis para cachorros, por exemplo, os conteúdos da sua estratégia precisariam incluir alguma variação das seguintes palavras-chave:
- Ração vegana para cachorros;
- Alimentos saudáveis para cães;
- O que um cachorro pode comer;
- Como preparar a comida do meu pet, e por aí vai!
Dedique um bom tempo pensando nisso e depois experimente por si próprio, se colocando no lugar do seu cliente ideal ao pesquisar nos mecanismos de buscas — até mesmo as plataformas darão ideias de palavras-chave que você não pensou antes!
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Realize testes A/B
Escreveu uma copy persuasiva e se certificou de usar as palavras-chave com as maiores chances de levar a sua mensagem ao público ideal? Agora é hora de testar a variação de um elemento por vez através dos testes A/B!
Também conhecidos como “testes de divisão”, os testes A/B fazem precisamente isso: comparam a performance do item A contra a performance do item B.
Quando falei sobre testar a variação de apenas um elemento, fui literal: como o objetivo do teste de divisão é identificar cada elemento capaz de aumentar o seu CTR, você precisa comparar a versão A para a versão B mudando apenas um item por vez!
Na versão A de um anúncio, por exemplo, você inclui tudo o que planejou para a sua campanha — mas, na versão B, você repete todos os elementos com exceção da imagem, a qual você escolhe uma diferente.
Após algum tempo rodando, você compara o desempenho do anúncio A com o B para saber qual obteve a melhor performance.
Se foi o A, você deixa o anúncio do jeito que está e modifica outro elemento — o texto, talvez — para fazer um novo teste A/B.
Se foi o B, o anúncio B se torna o novo A, e você cria um novo anúncio B modificando outro elemento singular do A.
Você vai testando alteração por alteração até alcançar o aumento máximo de CTR para a sua campanha através de dados reais — só com o que funciona na prática!
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Ferramentas e recursos para acompanhar o CTR
O monitoramento do CTR não se limita à performance dos testes A/B — é preciso vigilância constante no Click Through Rate para fazer ajustes sempre que necessário!
O programa para acompanhar o seu CTR dependerá do canal no qual seu link, CTA ou mídia será apresentada ao público, sendo os mais comuns:
- O Google Analytics para monitorar o desempenho do seu site como um todo;
- O Google Ads para anunciar campanhas de Mídia Paga e visualizar o Click Through Rate para cada estratégia de publicidade;
- O Google Search Console para saber como anda o CTR do seu site nos resultados das pesquisas no Google;
- O RD Station, o Mailchimp ou o SendinBlue para acompanhar os cliques nas suas campanhas de E-mail Marketing;
- O Facebook Insights, Instagram Insights e o Twitter Analytics para ver a porcentagem de pessoas nas redes sociais clicando nas suas CTAs;
- E o Semrush, o Moz e o Ahrefs como alternativas “tudo em um” para analisar o Click Through Rate do seu site, das suas estratégias de Marketing Digital e das suas campanhas de E-mail Marketing!
Tem opção para todos os bolsos e plataformas — o importante é conquistar CTRs cada vez maiores!
Conquiste taxas de cliques cada vez maiores!
Agora não tem mistério sobre o que é CTR porque você aprendeu:
- Que a taxa de cliques no seu conteúdo ou propaganda é a própria sigla CTR, do inglês Click Through Rate;
- Que um bom Click Through Rate depende do setor em que o seu negócio atua e dos objetivos da sua campanha, mas que um valor entre 1% e 5% é normal;
- Que o que influencia o seu CTR é a relevância e a clareza da sua oferta, chamada para ação ou conteúdo, ao levar para o seu público as respostas que ele procura na Internet;
- E que, além das ferramentas de Marketing Digital para monitorar o seu Click Through Rate, você pode aumentar o CTR escrevendo boas copies, usando palavras-chave e realizando testes A/B!
Se fazer tudo isso soa como um trabalhão, você não está errado: é mesmo!
Mas é o tipo de esforço que, ao ser bem feito uma vez só, poderá render frutos vitalícios a médio e a longo prazo, principalmente no que diz respeito à união das Mídias Pagas com o tráfego orgânico.
Para acertar de primeira e aumentar o seu CTR sem nenhum gasto surpresa, a sua melhor escolha é fechar parceria com a agência de Marketing Digital especializada em colocar negócios feito o seu no topo das pesquisas da Internet — a MidiaPro!
O meu time explora os gatilhos mentais e o Neuromarketing ao máximo para criar estratégias capazes de fazer com que o seu público ideal corra atrás da sua empresa — em vez de você continuar gastando recursos correndo atrás dele!
Se é uma fonte de tráfego automática e renovável o que você procura para a sua marca, realize o diagnóstico de Marketing Digital gratuito aqui da MidiaPro e descubra o que falta para você dominar o mercado!