Definição de landing page de SEO: Uma landing page de otimização de mecanismos de busca (SEO) tem como objetivo atrair tráfego de pesquisa orgânica relevante para o negócio e gerar conversões.
Pense em landing pages de SEO como iscas de peixe de alto valor. Em um mar cheio de presas (ou páginas da web, no seu caso), sua isca deve se destacar e ser atraente entre seu público que está caçando comida (ou conteúdo, no seu caso).
As landing pages de SEO levam novos clientes em potencial ao seu site por meio de pesquisa orgânica. Essas landing pages ajudam a impulsionar conversões e aumentar as vendas. Se você está procurando melhorar sua receita por meio de landing pages amigáveis ao SEO, continue lendo este post do blog, que discutirá o seguinte:
O que é uma landing page de SEO?
Uma landing page de SEO é projetada para atrair tráfego de pesquisa orgânica para palavras-chave relevantes para um negócio e seu setor. Seu objetivo final? Gerar conversões usando conteúdo relevante personalizado para responder a uma consulta de pesquisa e intenção específicas.
As landing pages de SEO convertem visitantes na página ou efetivamente despertam seu interesse para incentivá-los a clicar em outros links onde eles podem converter. Essas páginas geralmente fazem parte de uma campanha de marketing de entrada com o objetivo de aumentar o tráfego do site a partir de pesquisas relevantes para o seu negócio. As landing pages de SEO podem ou não fazer parte da navegação do seu site.
Diretas, claras e equipadas com um call-to-action (CTA) atraente, as landing pages de SEO devem fornecer uma experiência agradável que resultará em conversão. Veja este exemplo de uma landing page de limpeza de carpetes.
Ela classifica para a palavra-chave “preços de limpeza de carpetes”. O conteúdo desta landing page de SEO oferece um guia abrangente para custos de limpeza de carpetes. Perto do final do post, ela incentiva os leitores a obterem um orçamento gratuito ligando para a empresa.
6 práticas recomendadas de SEO para landing pages
Otimizar suas landing pages de SEO pode ajudar a aumentar a conscientização sobre seu negócio, pois seu público-alvo vê suas páginas classificadas nas páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs). As estratégias certas de SEO podem direcionar tráfego qualificado para suas landing pages, converter visitantes do site e aumentar as vendas.
Se você quer saber como otimizar landing pages, aqui estão seis práticas recomendadas de SEO para landing pages:
- Use a pesquisa de palavras-chave para orientar o conteúdo das suas páginas de destino de SEO
- Ajude os mecanismos de busca a entender a estrutura do seu conteúdo
- Torne suas páginas de destino de SEO compatíveis com dispositivos móveis
- Cuidado com a velocidade de carregamento da sua página
- Torne cada landing page única
- Monitore o desempenho de suas landing pages de SEO por meio de análises
Vamos analisar cada um deles!
1. Use a pesquisa de palavras-chave para orientar o conteúdo das suas páginas de destino de SEO
A pesquisa de palavras-chave é um primeiro passo crítico para criar suas landing pages de SEO. Comece identificando palavras-chave de cauda longa relevantes para seu negócio e produtos. Não tem certeza de quais palavras-chave seu público está usando? Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave como Planejador de palavras-chave do Google.
Crie conteúdo com base nessas palavras-chave, garantindo que você esteja abordando a intenção de pesquisa por trás das palavras-chave. A Atualização de Conteúdo Útil do Google visa fornecer informações mais relevantes e valiosas aos pesquisadores, então quanto mais útil for o conteúdo da sua landing page, maiores serão suas chances de classificação. Essa atualização de algoritmo também significa que o conteúdo escrito para humanos terá uma classificação mais alta do que o conteúdo criado para mecanismos de pesquisa.
Use as palavras-chave no seu conteúdo escrito, mas evite usá-las em excesso! Os mecanismos de busca podem detectar o excesso de palavras-chave, o que não ajudará você a classificar.
Em vez disso, identifique palavras-chave secundárias que você pode usar em seu conteúdo. Essas palavras-chave devem adicionar contexto à sua landing page de SEO e dar suporte à sua palavra-chave primária de cauda longa.
Por exemplo, digamos que você seja um advogado de imigração atuando em Austin, Texas. Sua empresa de SEO para advogados pode sugerir que você otimize para sua palavra-chave primária “advogado de imigração em Austin” e palavras-chave secundárias como “advogado de imigração em Austin com consulta gratuita”.
2. Ajude os mecanismos de busca a entender a estrutura do seu conteúdo
Enquanto suas landing pages de SEO são criadas para seus clientes em potencial consumirem, certifique-se de torná-las fáceis para os rastreadores da web lerem e analisarem a estrutura de suas landing pages. Fazer isso ajuda os bots a entenderem do que se tratam suas landing pages e indexá-las adequadamente.
Certifique-se de que suas landing pages tenham o seguinte:
- Tag de título: Mantenha a tag de título da sua landing page concisa. Coloque sua palavra-chave primária na tag de título o máximo possível.
- Meta descrição: Sua meta description pode aparecer em SERPs, ajudando assim a convencer um pesquisador a clicar em sua landing page. Também é um fator de classificação de pesquisa, então mencione sua palavra-chave primária aqui.
- Cabeçalhos: Use subtítulos dentro do seu conteúdo para dividir o texto e torná-lo mais fácil de ler. Eles também dão aos mecanismos de busca contexto adicional sobre sua landing page.
- Links internos: Os links internos dão aos mecanismos de busca contexto adicional sobre sua landing page de SEO. Eles também ajudam a espalhar link juice entre suas páginas. Garanta que seus links internos relevantes usem texto âncora relacionado ao conteúdo.
- Tags alt: Adicione tags alt descritivas às suas imagens para que os rastreadores da web possam “ler” as imagens das suas páginas de destino de SEO.
- URL otimizada por palavra-chave: Use a URL da sua landing page de SEO para dar aos pesquisadores e mecanismos de busca uma ideia sobre o conteúdo da sua página.
- Ganhe bons backlinks: Backlinks são links de outros sites para o seu. Ganhar um backlink de um site respeitável prova que você é um negócio confiável e aumentará o SEO da sua página.
3. Torne suas páginas de destino de SEO compatíveis com dispositivos móveis
Com mais de 52% do tráfego do site vindo de celulares, é importante ter landing pages de SEO amigáveis para dispositivos móveis. Facilite a conversão dos seus visitantes tendo uma página que mostre seu CTA corretamente, não importa o tamanho do dispositivo deles, permitindo assim que os visitantes realizem a ação desejada.
Páginas amigáveis para dispositivos móveis também têm probabilidade de classificação em SERPs porque o Google usa indexação mobile-first. Não tem certeza se suas landing pages de SEO são amigáveis para dispositivos móveis? Execute-as Teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google ferramenta.
4. Cuidado com a velocidade de carregamento da sua página
A velocidade da página é um fator importante de classificação de SEO que o Google admite usar, então sua landing page de SEO deve ter uma velocidade de carregamento aceitável. Estatísticas dizem que 83% dos usuários esperam que os sites carreguem em três segundos ou menos.
Aqui estão algumas dicas para melhorar a velocidade de carregamento da sua página:
- Otimizando suas imagens: Comprima as imagens da sua página para tornar o tamanho do arquivo menor sem afetar a qualidade da foto. Esta é uma maneira eficiente de garantir que você possa manter suas fotos atuais.
- Reduzindo solicitações HTTP: Sua página leva tempo para baixar conteúdo, scripts e outros componentes do site. Esta é uma solicitação HTTP. Minimize os componentes da sua página, porque quanto mais componentes sua página tiver, mais tempo levará para carregar.
- Minimizando redirecionamentos: Redirecionamentos são uma ótima solução para evitar que visitantes do site cliquem em links quebrados. No entanto, muitos redirecionamentos podem impactar a velocidade da sua página. Trabalhe para manter seus redirecionamentos no mínimo.
5. Torne cada landing page única
As landing pages de SEO geralmente fazem parte de uma campanha de marketing maior, e algumas palavras-chave podem estar relacionadas entre si. Apesar das similaridades, garanta que cada landing page seja cerca de 80% única para que os mecanismos de busca não pensem que são páginas duplicadas.
Por exemplo, digamos que você esteja no ramo de aluguéis de férias em diferentes cidades. Suas ofertas são quase iguais, exceto por suas localizações. Empregue uma redação inteligente para diferenciar uma landing page de SEO de outra.
6. Monitore o desempenho das suas landing pages de SEO
Suas landing pages de SEO estão ranqueando em SERPs e atraindo cliques? Use o Google Search Console para determinar quais delas ranqueiam para suas palavras-chave alvo.
O Google Analytics, por sua vez, pode lhe dizer o número de usuários únicos que chegaram à sua página. Se você quiser saber o número de conversões que uma landing page gera, você também pode recorrer ao Google Analytics.
Otimize suas landing pages de SEO com MidiaPro
As landing pages de SEO podem ajudar a atrair novos clientes em potencial, gerar conversões e aumentar sua receita. Otimizar landing pages que convertem exige uma equipe de redatores, designers e desenvolvedores especialistas.
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