O que é Mapeamento de Conteúdo? Como Criar um Mapa de Conteúdo

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O que é mapeamento de conteúdo?

Mapeamento de conteúdo é o processo de criação de um plano de conteúdo que aborda compradores em todos os estágios do ciclo de vida.

Se você quer que seu conteúdo alcance as pessoas certas, você precisa ter um mapa de conteúdo eficaz. Planejar seu conteúdo e entender seu propósito pode ajudar você a garantir que está mirando nos clientes certos.

Esta postagem detalhará os seguintes tópicos para ajudar você a entender o mapeamento de conteúdo:

Continue lendo para saber mais sobre mapeamento de conteúdo!

O que é mapeamento de conteúdo?

Mapeamento de conteúdo é o processo de criação de um plano de conteúdo que aborda compradores em todos os estágios do ciclo de vida. Esse processo é essencial para qualquer estratégia de marketing de conteúdo, pois você pode dividir sua carga de trabalho e usar diferentes partes para diferentes propósitos.

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50%

É o percentual de quantos leads a mais o marketing de conteúdo gera em comparação ao marketing regular.

Por que o mapeamento de conteúdo é importante?

O mapeamento de conteúdo é essencial para garantir que você encontre os clientes onde eles estão, em vez de esperar que eles o encontrem. Como o conteúdo compreende uma grande parte do material de marketing, é essencial ter um plano sólido sobre como usá-lo.

Com o mapeamento de conteúdo, você pode realizar o seguinte:

  • Entregue conteúdo ao cliente: As pessoas estão constantemente se voltando para a internet para aprender mais sobre qualquer setor. Com o mapeamento de conteúdo, você facilita encontrar clientes naturalmente e entrega as informações que eles querem.
  • Dê suporte à jornada do cliente: Parte do mapeamento de conteúdo é entender como os clientes encontram sua empresa. Você pode criar conteúdo que seja mais proposital e relevante para os clientes em qualquer parte da jornada deles.
  • Diversifique os tipos de conteúdo e tópicos: À medida que você aprende o que os clientes querem de você, será mais fácil gerar tópicos e tipos de conteúdo que tenham mais impacto.

À medida que você aprende mais sobre sua estratégia de conteúdo e jornada do cliente, verá melhorias significativas no reconhecimento da sua marca e nos resultados financeiros.

Como criar um mapa de conteúdo

Agora que sabemos o que é mapeamento de conteúdo e por que ele é importante, você pode começar a planejar um mapa de conteúdo você mesmo. Aqui estão seis passos a serem seguidos:

  1. Identificar o público-alvo
  2. Considere o caminho para a compra
  3. Faça um brainstorming de perguntas que os usuários possam ter
  4. Identifique os tipos de conteúdo para cada estágio do funil
  5. Listar ideias de tópicos
  6. Estabeleça metas e métricas para seu mapa de conteúdo

Vamos mergulhar mais fundo!

1. Identifique o público-alvo

Antes de planejar seu conteúdo, você deve identificar seu público-alvo. Seu público-alvo é o grupo de pessoas ou empresas com maior probabilidade de precisar de seus produtos ou serviços. Cada empresa tem um público-alvo único, e conhecer o seu ajudará você a criar um conteúdo melhor.

Comece reunindo dados sobre seus clientes existentes e pense em quem tem mais probabilidade de precisar do seu negócio. Você pode criar personas de comprador, que representam pessoas dentro do seu público-alvo. Pense nos seguintes fatores:

  • Demografia
  • Idade
  • Ocupação
  • Renda
  • Localização

Todas essas características afetarão como e onde seu público consome conteúdo.

2. Considere o caminho para a compra

O caminho para a compra compreende os passos que os usuários dão do momento em que chegam ao seu site até o instante em que compram. Então, como o conteúdo impacta esse caminho?

Seu conteúdo pode ajudar a guiar as pessoas pelo caminho da compra e empurrá-las mais para baixo no funil. Por exemplo, uma postagem de blog pode levar a um produto relacionado, que tem conteúdo informativo, que elas podem usar para comprar mais tarde.

Entender seu caminho típico para compra pode ajudar você a encontrar problemas com o fluxo. Se estiver trabalhando com o GA4, você pode configurar eventos diferentes para marcar o caminho para compra:

caminho para comprar

Esses eventos serão diferentes dependendo da sua empresa, ofertas e necessidades.

3. Faça um brainstorming de perguntas que os usuários possam ter

Você quer entrar na cabeça dos seus usuários ao criar conteúdo. Isso significa que você deve estar um passo à frente e responder às perguntas deles antes mesmo que elas as tenham.

Que perguntas os usuários podem ter sobre sua empresa, serviços e indústria? Aqui estão algumas ideias:

  • O que este produto/serviço faz?
  • Quanto custa este produto/serviço?
  • Posso realizar essa tarefa sozinho, sem ajuda?
  • Como este produto/serviço me beneficia?
  • Que conhecimento do setor preciso para entender este produto/serviço?

Considere também os diferentes tipos de páginas que você tem em seu site e como elas se encaixarão no seu mapa de conteúdo.

4. Identifique os tipos de conteúdo para cada estágio do funil

Cada estágio do funil exigirá diferentes tipos de conteúdo. Os estágios do funil são topo, meio e fundo, sendo o fundo o mais pronto para comprar.

Seu conteúdo variará dependendo do estágio em que seus clientes estão. Você não colocaria uma página de produto na frente de alguém pesquisando — ela pareceria muito focada em vendas e os afastaria. É por isso que você precisa de conteúdo para todas as fases para dar a cada cliente uma boa experiência.

Aqui estão alguns exemplos:

  • TOFU: Postagens informativas de blog, postagens em mídias sociais, e-mails informativos
  • MORTO: Páginas de produtos ou serviços, atualizações do setor, informações da empresa
  • CEGO: E-mails de carrinho abandonado, páginas de preços, páginas de serviço

5. Liste ideias de tópicos

Depois de planejar sua estrutura e tipos de conteúdo, você pode começar a ramificar em direção aos tópicos que deseja cobrir. Com esses tópicos, certifique-se de manter a otimização de mecanismos de busca (SEO) e a experiência do usuário (UX) em mente.

Se você não tem certeza de como gerar tópicos, olhe para seus concorrentes e faça uma pesquisa no Google. Veja quais tópicos e artigos relacionados aparecem e anote o que você não cobriu.

6. Estabeleça metas e métricas para seu mapa de conteúdo

Agora que você tem uma ideia de qual conteúdo precisa escrever e como ele se encaixa, você precisa de uma maneira de monitorar seu progresso. Algumas metas que você pode usar incluem:

  • Garantir que cada peça tenha um propósito claro
  • Verificar as taxas de conversão antes e depois da implementação de novos conteúdos
  • Observando o tráfego e as classificações de SEO

Estas são apenas algumas maneiras de ajudar você a permanecer no caminho certo com seu mapeamento de conteúdo. Conforme seu site cresce em complexidade, certifique-se de atualizar seu mapa de conteúdo e arquitetura do site para manter tudo funcionando perfeitamente.

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Seu mapeamento de conteúdo pode fazer ou quebrar sua estratégia de conteúdo. Se você não planejar sua segmentação de clientes e combinar seu conteúdo com a jornada do cliente, você pode perder vendas. A MidiaPro está aqui para evitar isso.

Temos uma equipe de especialistas em marketing e mais de 10 escritores de conteúdo especializados para agilizar o processo de conteúdo. Com nossos serviços de marketing de conteúdo, delinearemos, identificaremos e direcionaremos seu público ideal para dar a você a melhor chance de conversões.

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O que é mapeamento de conteúdo?

Como criar uma estratégia integrada de marketing de conteúdo

O mapeamento de conteúdo é o processo de criação de um plano de conteúdo que aborda compradores em todos os estágios do ciclo de vida.

Por que o mapeamento de conteúdo é importante?

O mapeamento de conteúdo é importante para garantir que você encontre os clientes onde eles estão, em vez de esperar que eles o encontrem. Ele ajuda a entregar conteúdo relevante, dar suporte à jornada do cliente e diversificar os tipos de conteúdo e tópicos.

Como criar um mapa de conteúdo?

Para criar um mapa de conteúdo, você precisa seguir seis passos: identificar o público-alvo, considerar o caminho para a compra, fazer um brainstorming de perguntas que os usuários possam ter, identificar os tipos de conteúdo para cada estágio do funil, listar ideias de tópicos e estabelecer metas e métricas.

Quais são os tipos de conteúdo para cada estágio do funil?

Os tipos de conteúdo variam para cada estágio do funil, incluindo postagens informativas de blog e em mídias sociais para o topo do funil, páginas de produto ou serviço e atualizações do setor para o meio do funil, e e-mails de carrinho abandonado e páginas de preços para o fundo do funil.

Por que é importante estabelecer metas e métricas para o mapa de conteúdo?

Estabelecer metas e métricas para o mapa de conteúdo é importante para monitorar o progresso, garantir que cada peça de conteúdo tenha um propósito claro, verificar as taxas de conversão e observar o tráfego e as classificações de SEO.

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