À medida que a tecnologia continua a evoluir e a se expandir, você não quer que seu negócio fique atrás da concorrência. Se você está se perguntando “o que é marketing B2B?” e você ainda não começou a comercializar sua empresa business to business (B2B) on-line, está perdendo uma oportunidade viável de alcançar novos clientes e expandir sua empresa.
O marketing B2B pode trazer sua empresa para o século 21, mas o que é marketing B2B?
Para sua sorte, temos todas as respostas para suas perguntas! Nesta página, responderemos perguntas como:
- O que é marketing B2B?
- Qual é a diferença entre marketing B2B e B2C?
- Quais canais devo usar para marketing B2B?
- Quais são os benefícios do marketing B2B?
O que é marketing B2B?
O marketing B2B refere-se à comercialização de um produto ou serviço para outra empresa ou organização. Uma empresa B2B pode vender qualquer coisa, desde materiais de escritório até equipamentos de fabricação. O marketing business-to-business integra várias estratégias para ajudá-lo a comercializar esses produtos e serviços para públicos online.
Marketing B2B vs. Marketing B2C: Qual é a diferença?
Além de “O que é marketing B2B”, a próxima pergunta mais comum é “qual é a diferença entre marketing B2B e marketing B2C?” Embora esses tipos de marketing tenham algumas semelhanças, a diferença mais significativa entre os dois é o público.
Vejamos como esses dois diferem:
ATRIBUTO | B2B | B2C |
---|---|---|
Tipo de público | Grupo de pessoas | Pessoa individual |
Foco no público | Quer saber como o produto beneficiará a empresa ou gerará retorno sobre o investimento (ROI) para a empresa | Quer saber como o produto beneficiará suas vidas |
Como eles pensam | Os tomadores de decisão pensam da perspectiva da empresa | Os clientes pensam em si mesmos |
Hora de conversão | Demorar mais para converter porque conduzir pesquisas por mais tempo e consultar os membros da equipe pode resultar em um ciclo de vendas mais longo | Os clientes são mais propensos a tomar decisões de compra por impulso e tendem a ter um ciclo de vendas mais curto |
No geral, a diferença mais significativa entre o marketing B2B e o B2C é que as empresas B2B têm vários tomadores de decisão que levarão mais tempo para decidir o que é mais adequado para sua empresa. Em contraste, o B2C tem consumidores individuais que são mais propensos a comprar por impulso para si próprios.
Quais são os melhores canais para marketing B2B?
Você obteve respostas para “o que é marketing B2B” e “qual é a diferença entre marketing B2B e B2C”, então agora é hora de abordar a próxima questão.
Quais são os melhores canais para marketing B2B?
Você pode usar qualquer combinação de canais de marketing online, incluindo:
- Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) : SEO é o processo de aumentar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa com uma combinação de estratégias. Ao investir em SEO B2B , você ajuda sua empresa a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa e direciona mais tráfego para sua página. Considerando que 71% dos clientes B2B iniciam pesquisas de produtos em um mecanismo de busca, é uma estratégia valiosa para ajudá-lo a atrair mais clientes para o seu site.
- Publicidade paga por clique (PPC) : os anúncios PPC aparecem no topo dos resultados de pesquisa, acima das listagens orgânicas. Essa tática de marketing de busca B2B o ajudará a atrair empresas B2B que estão mais próximas da conversão. É uma excelente estratégia para empresas B2B que desejam captar leads mais qualificados.
- Marketing por email: O marketing por email envolve o envio de conteúdo personalizado ao seu público para incentivá-lo à conversão. Com o marketing por e-mail, você pode construir uma conexão individual com os leads e enviar-lhes informações valiosas que os levarão à conversão.
- Marketing de conteúdo: mesmo que uma empresa saiba que precisa de seus produtos ou serviços, ela pode não estar totalmente familiarizada com o funcionamento das coisas (especialmente com produtos como software). Ao criar conteúdo, você pode ajudar a preencher lacunas de conhecimento e fornecer informações úteis a essas empresas. Eles verão você como uma autoridade e passarão mais tempo conhecendo sua empresa.
- Web design: seu site é a primeira impressão que as empresas recebem de sua empresa. Você precisa investir na construção de um design moderno e personalizado que ajude seu negócio a se destacar da concorrência. Você atrairá mais leads e os manterá em seu site por mais tempo quando tiver um design bonito.
Estes são apenas alguns dos serviços de marketing B2B nos quais você pode investir para ajudar sua empresa a alcançar mais clientes e crescer online.
Quais são os benefícios das estratégias de marketing B2B?
Agora que você conhece a definição de marketing B2B e quais estratégias pode usar para expandir seus negócios online, provavelmente está se perguntando como sua empresa se beneficiará com essas estratégias. Conforme mencionado no significado de marketing B2B, as estratégias de marketing business to business (marketing B2B) oferecem inúmeros benefícios para sua empresa.
1. Você alcança leads mais qualificados
Um dos maiores motivos para investir em serviços de marketing B2B é alcançar leads mais qualificados.
Você já sentiu que está investindo dinheiro em esforços de marketing que não parecem atrair novos clientes? Se sim, agora você sabe a resposta para “O que é marketing B2B?¨e que marketing B2B… é a solução para esse problema.
O marketing B2B permite que você atinja públicos-alvo com mais precisão, de modo que você alcance empresas que procuram seus produtos ou serviços.
Assim, por exemplo, com o SEO, você pode direcionar palavras-chave que seu público provavelmente pesquisará para encontrar seus produtos e serviços. Se você fornece móveis de escritório, pode segmentar palavras-chave como “móveis de escritório corporativos” ou “fornecedor de móveis de escritório”.
Steelcase é um excelente exemplo de segmentação das palavras-chave certas. Isso tem como alvo palavras-chave como “móveis para escritórios” e “soluções de móveis para escritório”, o que permite que apareçam diante de leads que procuram móveis para escritório.
Ao segmentar palavras-chave específicas, você alcança leads mais qualificados pesquisando essas palavras-chave.
As estratégias de marketing business to business permitem que você alcance públicos mais qualificados que desejam seus produtos ou serviços.
2. Você aumenta a exposição da marca
Ao investir em serviços de marketing B2B, você investe no aumento da exposição da marca. Usar diferentes canais de marketing para anunciar seu negócio B2B permite que leads interessados encontrem você com mais facilidade.
Se você estiver presente em diferentes canais de marketing , aumentará a probabilidade de os leads encontrarem sua empresa. Esses leads podem ver sua empresa nos resultados de pesquisa ou nas redes sociais.
O aumento da exposição da marca aumenta a probabilidade de os leads passarem mais tempo aprendendo sobre sua empresa, o que pode levá-los a escolher sua empresa em vez de outra, porque sabem mais sobre sua marca.
3. Você aumenta o tráfego do seu site
Um dos benefícios mais significativos do marketing B2B é que você aumenta o tráfego para seu site. O aumento do tráfego para seu site significa que mais pessoas descobrem sua marca e conhecem seu negócio.
Com o marketing B2B, você ajuda a otimizar seu site para direcionar mais tráfego para sua página. Estratégias, como SEO, concentram-se na otimização do seu site para palavras-chave relevantes e na melhoria da experiência do usuário para manter leads em seu site por mais tempo.
Essas táticas ajudarão a aumentar o tráfego em seu site, aparecendo diante de leads mais relevantes e fornecendo-lhes informações valiosas que os mantêm engajados.
4. Você cultiva relacionamentos com clientes
As estratégias de marketing B2B permitem que você cultive relacionamentos com os clientes. Com estratégias B2B, você terá vários pontos de contato onde os leads podem interagir com sua empresa e aprender mais sobre seus produtos ou serviços.
Métodos como o marketing por email permitem que você envie comunicação direta aos tomadores de decisão, mantendo sua marca em mente.
Essas conexões diretas permitem que você cultive relacionamentos com os clientes e os incentive a escolher seu negócio. Isso torna mais fácil para você se conectar e enviar informações úteis ao seu público.
5. Você gera leads para sua empresa em vez de alcançá-los
Um dos benefícios mais significativos do marketing online business to business é que os leads chegam até você, em vez de você entrar em contato com eles.
Muitas empresas enfrentam o problema de que, quando ligam para os clientes ou os contactam através de outros meios, os clientes ignoram as suas chamadas ou não procuram os seus produtos ou serviços.
Com estratégias de marketing B2B, os clientes chegam até você. Eles pesquisam e procuram ativamente uma empresa que ofereça os produtos e serviços que você oferece. Isso significa que se alguém entrar em contato com sua empresa ou se inscrever para receber e-mails, você sabe que essa pessoa tem interesse no que você oferece.
O marketing business to business elimina as suposições na obtenção de clientes.
5 dicas para se destacar no marketing B2B
As estratégias de marketing B2B são um ótimo complemento ao plano de marketing da sua empresa se você deseja conquistar mais clientes e crescer. Se você está animado para começar, confira estas cinco dicas para se destacar no marketing B2B!
1. Saiba quem você está almejando
Se quiser ter sucesso com suas estratégias de marketing B2B, você precisa saber quem está almejando. Suas estratégias não funcionarão se você não atingir os usuários certos.
Para estabelecer seu público-alvo, você pode criar buyer personas . Ao lidar com diferentes tomadores de decisão, as buyer personas podem ser extremamente úteis para ajudá-lo a entender como atrair vários membros de uma equipe de tomada de decisão.
Digamos que você seja um fornecedor de móveis de escritório que está tentando atrair uma empresa para comprar móveis de você. Para ajudá-lo a entender melhor a empresa e os compradores, você cria personas de marketing para os diferentes tipos de tomadores de decisão que enfrenta.
Você cria personas com base em:
- Dados demográficos (idade, sexo)
- Posição na companhia
- Interesses
- E mais
Com essas informações, você poderá descobrir, por exemplo, que o tomador de decisão A se preocupa com móveis ergonômicos, para que os funcionários se sintam confortáveis enquanto trabalham. O tomador de decisão B se preocupa em permanecer dentro do orçamento e aproveitar ao máximo seu dinheiro.
Quando você conhece suas buyer personas específicas e sabe o que é mais importante para elas, você pode adaptar seu marketing para se adequar melhor a diferentes empresas. Você pode ter uma situação em que uma empresa tenha uma equipe de pessoas mais parecidas com o tomador de decisão A que descrevemos ou todas mais semelhantes ao tomador de decisão B.
Conhecer essas informações permite que você ofereça uma experiência de marketing personalizada, para que esses tomadores de decisão obtenham as informações que mais lhes interessam.
2. Seja humanista
Quando você faz marketing para outras empresas, é fácil transmitir uma mensagem rígida que parece muito corporativa. Embora você queira manter seus esforços de marketing profissionais, é essencial ser humanístico também com seu marketing.
No final das contas, você ainda está fazendo marketing para pessoas. São pessoas que representam uma empresa, mas, em última análise, ainda são eles que decidem. Embora eles possam não tomar decisões com base em seus sentimentos pessoais, eles ainda são influenciados pelo fato de você causar uma boa impressão neles.
Afaste-se de mensagens corporativas rígidas. Compartilhe os benefícios do seu produto e da sua empresa e use essas informações para mostrar por que sua empresa é mais adequada às necessidades deles.
Se você não tem certeza de como adotar uma abordagem mais humanística, basta fazer algumas anotações em Chewy! Durante o surto de COVID-19, a Chewy enviou um e-mail aos assinantes que comercializavam sua Chewy Pharmacy.
Eles adotaram uma abordagem humanística para comercializar sua farmácia, reconhecendo o estresse que os pais dos animais de estimação sofriam por estarem em quarentena e fornecendo uma solução fácil que tira algumas preocupações de seus pratos.
Chewy divulgou como os pais dos animais de estimação simplesmente tinham que fornecer informações sobre a prescrição do animal e eles cuidariam do resto. Isso não apenas tornou mais fácil para os pais dos animais de estimação durante um período estressante, mas também permitiu que permanecessem seguros em casa.
Essa abordagem humanística é o que torna a Chewy bem-sucedida em seus esforços de marketing. Eles atendem às necessidades de seus clientes e fornecem soluções que os ajudam.
3. Personalize suas mensagens
Ao usar estratégias de marketing B2B, você deseja personalizar suas mensagens o máximo possível. A personalização é um componente crítico porque os tomadores de decisão querem saber como você irá ajudá-los especificamente.
Se você enviar mensagens genéricas aos clientes em potencial, eles não se interessarão pela sua empresa. Esses tomadores de decisão não têm tempo para ler conteúdo de marketing que não agrade aos seus interesses.
Portanto, se você é fornecedor de móveis de escritório, pode ter empresas procurando apenas cadeiras ou apenas mesas. Você deseja garantir que está comercializando esses produtos para eles, para que possa chamar a atenção deles e interessá-los pelo que você tem a oferecer.
4. Monitore sua concorrência
Se você pretende aumentar sua base de clientes com suas estratégias de marketing B2B, você precisa ficar de olho na concorrência. É importante saber o que sua concorrência está fazendo para alcançar os clientes, para que você possa permanecer competitivo com eles.
Primeiro, veja quem mais está tentando atrair seus clientes.
A seguir, observe os diferentes canais de marketing para ver se eles estão presentes. Você pode ver se eles estão postando nas redes sociais ou tentando classificar palavras-chave semelhantes às suas.
Ao verificar esses diferentes canais, você poderá ver o que sua concorrência está fazendo com suas estratégias. Isso o ajudará a desenvolver sua estratégia para ter um desempenho melhor do que seus concorrentes.
5. Meça seus resultados
Ao usar estratégias de marketing B2B , você precisa monitorá-las para garantir que está gerando os melhores resultados para o seu negócio. Você deseja garantir que está aproveitando ao máximo seu orçamento e gerando resultados que ajudem seu negócio a crescer.
Para cada estratégia executada, você desejará monitorar as métricas (ou análises de marketing do seu B2B ) para ver o desempenho dessa estratégia. As métricas dependerão da sua campanha. Você pode usar ferramentas como o Google Analytics para medir suas métricas.
Por exemplo, se você executar uma campanha PPC, monitorará métricas como taxa de cliques (CTR) e conversões. Por outro lado, com o SEO, você pode seguir o CTR e o tempo de permanência . As métricas dependerão de quais estratégias você usa e do que você está tentando alcançar com essas estratégias.
Ao medir seus resultados, você garantirá que está aproveitando ao máximo suas campanhas.
Invista em serviços de marketing B2B hoje
Se você ainda não investiu em serviços de marketing B2B, agora que sabe exatamente o que é marketing B2B, é hora de começar. As estratégias de marketing business to business ajudam você a alcançar clientes mais qualificados e fazer com que eles se tornem parceiros de sua empresa.
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