O que é marketing digital? O marketing digital é a prática de promover um negócio por meio de canais online, como pesquisa, social, pago e e-mail. Ele fornece uma maneira poderosa e econômica de gerar receita. Continue lendo para saber mais sobre o significado do marketing digital e como usá-lo para sua empresa.
Aprenda os fundamentos do marketing digital
Agora que você conhece a definição de marketing digital e a resposta para a pergunta “o que é marketing digital”, vamos nos aprofundar em como ele se compara ao marketing tradicional.
A diferença entre marketing tradicional e marketing digital é simples.
O marketing tradicional usa canais off-line, enquanto o marketing digital usa canais digitais.
Uma campanha de marketing tradicional, por exemplo, pode usar outdoors, anúncios impressos e malas diretas, enquanto uma campanha de marketing digital pode usar mídias sociais, postagens de blog e e-mail para promover uma empresa e suas ofertas.
Nos últimos anos, a linha entre “marketing tradicional” e “marketing digital” começou a se confundir, pois até canais tradicionais como outdoors, anúncios de TV e mala direta desenvolveram um componente digital para eles.
Por que o marketing digital é importante?
Curioso sobre a importância do marketing digital?
Para as empresas hoje, o marketing digital é importante porque oferece:
- Múltiplas estratégias de marketing online
- Soluções de marketing econômicas
- campo de jogo nivelado
- Opções avançadas de segmentação e personalização
- Rastreamento e mensuração precisos da campanha
- Feedback contínuo do desempenho da campanha
Você pode aprender mais sobre os benefícios do marketing digital abaixo.
Quais são os benefícios do marketing digital?
Agora que você conhece o significado do marketing digital e como ele difere do marketing tradicional, vamos falar sobre como ele pode beneficiar o seu negócio.
Os benefícios do marketing digital incluem:
O marketing digital oferece várias estratégias de marketing online
Quando respondemos à pergunta “o que é marketing digital”, mencionamos que existem vários tipos de técnicas e estratégias de marketing digital.
Com o marketing online, sua empresa pode escolher entre uma variedade de táticas. Exemplos de táticas de marketing digital incluem:
- SEO
- PPC
- Marketing de conteúdo
- Otimização da taxa de conversão (CRO)
- Marketing e publicidade nas redes sociais
- E mais
Você tem opções, o que nem sempre é o caso ao usar o marketing tradicional. Com o marketing tradicional, você tem menos opções. Você tem apenas alguns canais disponíveis, como rádio, impresso e TV, e muitos desses canais são caros, o que limita ainda mais suas escolhas.
Escolher usar o marketing digital dá à sua empresa acesso a uma série de estratégias. Você pode escolher aqueles que melhor correspondem aos seus negócios, objetivos e mercado-alvo, o que ajuda a maximizar o impacto do marketing on-line em seus resultados.
O marketing digital oferece soluções de marketing econômicas
O preço é outro dos principais benefícios do marketing digital.
Comparado ao marketing tradicional, o marketing online é extremamente econômico. Se você anuncia on-line, seja em mídias sociais, sites ou mecanismos de pesquisa, define seu orçamento e lance para o espaço do anúncio. Você tem total controle sobre quanto gasta, o que não é o caso ao comprar um outdoor.
A flexibilidade é uma grande característica do marketing digital. Orçamentos e campanhas podem ser configurados para serem executados em qualquer período, de anos a minutos. Juntamente com a segmentação precisa, as empresas obtêm agilidade que muitas vezes falta nas campanhas tradicionais.
Se você lançar uma campanha de PPC, por exemplo, e perceber que ela não está funcionando, você pode pausar essa campanha. Em comparação, uma vez que você compra um outdoor, você o tem por toda a duração do contrato, quer funcione ou não.
O marketing digital oferece um campo de jogo nivelado
O próximo em nossa lista de benefícios do marketing digital é que ele oferece condições equitativas. Se você é uma empresa de pequeno a médio porte (SMB), o marketing digital também ajuda sua empresa a se destacar das marcas maiores. Isso porque o marketing online oferece soluções econômicas, como SEO, que podem ajudar sua empresa a atingir seu público.
As grandes corporações são capazes de se comercializar de maneiras que as pequenas e médias empresas geralmente não conseguem. Eles ocupam imóveis nobres com localizações de empresas. Eles empregam um grande número de funcionários de vendas por telefone. Eles patrocinam feiras e conferências com exibições elaboradas.
Com os canais digitais, é tão fácil clicar em um anúncio para uma grande corporação quanto clicar em um anúncio para uma pequena empresa. Uma página do Facebook para uma empresa da Fortune 100 tem a mesma aparência de uma página do Facebook para uma empresa de 5 pessoas.
Esse campo de jogo uniforme pode ajudar sua empresa a contornar grandes marcas e atingir seu mercado-alvo.
Você também não precisa se preocupar em como seu orçamento de marketing on-line competirá com marcas maiores. O marketing digital oferece várias estratégias econômicas, incluindo SEO, que você pode usar para colocar seus produtos ou serviços na frente do seu público.
O marketing digital oferece opções avançadas de segmentação e personalização
Talvez um dos principais benefícios do marketing digital seja que ele oferece opções avançadas de segmentação e personalização.
Tornar o marketing na web parte de sua estratégia de negócios também oferece acesso a uma variedade de opções avançadas de segmentação e personalização. O marketing tradicional, que é mais amplo, não consegue competir com o que o marketing digital pode te proporcionar quando o assunto é segmentação.
Por exemplo, com uma estratégia de marketing online , você pode usar opções de segmentação como:
- Idade
- Localização
- Interesses
- Estado civil
- Hobbies
- Dispositivo
- E mais
Essas opções de segmentação podem ajudá-lo a ampliar os outros benefícios do marketing digital, como sua relação custo-benefício. Se você lançar uma campanha PPC , por exemplo, poderá usar opções de segmentação como localização e dispositivo para focar seus anúncios em usuários com maior probabilidade de conversão, como visitando sua loja física.
O marketing online também permite personalizar o conteúdo com informações como as seguintes:
- Nome
- Interesses
- Comportamento de compra
Criar uma experiência personalizada para os usuários, seja por meio de sua campanha de marketing por e-mail ou site, pode levar a melhores resultados de marketing. Um e-mail que recomende produtos com base no comportamento de compra anterior de um assinante, por exemplo, pode levar a outra venda e até mesmo a uma recomendação boca a boca.
O marketing digital oferece rastreamento e medição precisos de campanhas
O marketing online resolve um problema de marketing tradicional — o rastreamento.
Com o marketing tradicional, é difícil rastrear se alguém encontrou sua empresa por meio de um outdoor, anúncio de rádio ou jornal. Quando você não pode acompanhar seus esforços de marketing, não pode medir seu desempenho, o que dificulta provar o valor do marketing.
É fácil acompanhar o desempenho e os resultados do marketing digital.
As ferramentas do Google, como Google Analytics, Google Search Console e Google Ads, facilitam o monitoramento de sua estratégia. Com o Google Analytics, por exemplo, você pode acompanhar o tráfego do site, o comportamento do usuário e as conversões do site. Em comparação, o Google Ads fornece uma visão de 360 graus de seus anúncios PPC. Esses tipos de análise de sites são absolutamente essenciais para qualquer estratégia de marketing digital que se preze.
Melhor ainda, você pode usar programas como o Google Data Studio para compilar todos os seus dados em relatórios de marketing digital fáceis de ler e compartilhar . Ferramentas como essas ajudam você a mostrar e analisar o desempenho do marketing online.
O marketing digital oferece feedback contínuo sobre o desempenho da campanha
Tornar o marketing digital parte de sua estratégia de negócios também lhe dá acesso a uma abordagem de marketing que fornece feedback constante sobre o desempenho de sua campanha, seja sua estratégia de SEO ou anúncios PPC.
Por exemplo, se você lançar uma campanha de PPC e atualizar sua segmentação para excluir dispositivos móveis, poderá notar uma queda repentina nas conversões. Essa resposta imediata ajuda você a reagir rapidamente. Você pode desfazer sua atualização de segmentação e fazer com que sua campanha volte ao desempenho ideal.
Mesmo estratégias de longo prazo, como SEO, fornecem feedback constante.
Por exemplo, você pode ver se sua estratégia de segmentação por palavra-chave funciona bem analisando o tráfego e as taxas de conversão do site. Essa análise também pode ajudá-lo a descobrir outras áreas para melhoria, como o design e a usabilidade do seu site, bem como a qualidade do conteúdo.
Com todos os seus benefícios, o marketing digital é um grande trunfo para as empresas, incluindo a sua.
Curioso sobre a importância do marketing digital?
Para as empresas hoje, o marketing digital é importante porque oferece:
- Múltiplas estratégias de marketing online
- Soluções de marketing econômicas
- campo de jogo nivelado
- Opções avançadas de segmentação e personalização
- Rastreamento e mensuração precisos da campanha
- Feedback contínuo do desempenho da campanha
Você pode aprender mais sobre os benefícios do marketing digital abaixo.
Como funciona o marketing digital?
Você conhece a definição de marketing digital, mas como funciona o marketing digital?
O marketing on-line funciona desenvolvendo uma estratégia omnicanal coordenada que oferece suporte à jornada de compra exclusiva de seu público-alvo. Isso significa que sua empresa usa vários canais, como redes sociais, e-mail e pesquisa, para dar suporte a uma estratégia abrangente, como gerar reconhecimento de marca, leads ou vendas.
Para ter uma perspectiva, pense neste exemplo de marketing digital:
- Objetivo: ganhar leads
- Canais: Pesquisa, e-mail, publicidade digital
- Estratégia:
- Escreva uma postagem de blog voltada para uma necessidade do meio do funil (MOFU).
- Otimize a postagem do blog para mecanismos de pesquisa e usuários.
- Inclua um recurso para download que exija que os usuários compartilhem seus endereços de e-mail.
- Crie uma campanha de gotejamento para os assinantes de e-mail para movê-los para a conversão.
É um exemplo básico, mas o cenário acima mostra como as empresas podem usar o marketing digital para atingir objetivos globais, como atrair leads. Embora você possa usar os canais de marketing online sozinhos, eles funcionam melhor quando usados juntos, o que é um dos maiores desafios para os profissionais de marketing digital.
Como minha empresa pode usar o marketing digital?
Agora que você conhece o significado do marketing digital, pode se perguntar como sua empresa pode aproveitar os muitos benefícios do marketing digital.
Se você está curioso sobre como sua empresa pode usar o marketing digital, confira estes exemplos:
- Crie reconhecimento de marca com uma campanha de anúncios de mídia social no Facebook
- Aumente o tráfego qualificado do site com uma estratégia de marketing de conteúdo
- Gere compras e leads com uma campanha publicitária PPC
- Melhore as taxas de conversão do site com testes CRO
- Aumente o tráfego qualificado do site, a visibilidade dos resultados de pesquisa e as vendas com uma estratégia de SEO
- Segmente locais de concorrentes e leads qualificados com publicidade de delimitação geográfica
- Converta leads de alto valor com um plano de marketing baseado em conta dedicado
- Incentive a fidelidade do cliente e repita as compras com uma campanha de marketing por e-mail
- Aumente o tempo na página e as taxas de conversão melhorando a velocidade da página do seu site
- Expanda o alcance com estratégias de marketing na Amazon, Walmart Marketplace e Target+
Estas são apenas 10 ideias de marketing digital.
Quer esteja no mercado business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C), pode encontrar formas criativas de alcançar o seu público-alvo mediante canais online. A customização e versatilidade das técnicas de marketing online as tornam úteis para todo tipo de empresa. Aqui na MidiaPro, somos uma agência de marketing digital B2B e uma agência de marketing digital B2C!