O que é marketing orgânico? (E 5 dicas para começar)

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Alexander está curioso para saber qual marca de aspirador de pó é a melhor, então ele recorre ao Google. Lá ele encontra uma postagem de blog no seu site intitulada “Melhores marcas de aspiradores de pó.” Depois de ler, ele pensa que precisa de um aspirador novo, o que o leva a comprar um de você. No exemplo acima, Alexander passou de um simples pesquisador do Google para um novo cliente para o seu negócio em apenas alguns passos curtos. O motivo disso foi que o seu negócio usou marketing de busca orgânica para capturar o interesse de Alexandre. O marketing orgânico é um dos melhores métodos de marketing online que sua empresa pode usar.

Ele ajuda você a alcançar novos usuários e, eventualmente, convertê-los em clientes. Mas o que é marketing orgânico e como você pode usá-lo a seu favor? Responderemos a ambas as perguntas abaixo, então continue lendo para saber mais. Então assine o Revenue Weekly para mais dicas de marketing digital da agência com mais de 5 anos de experiência!

O que é marketing orgânico?

O marketing de busca orgânica é um tipo de marketing digital que opera por meio de resultados de busca orgânica em plataformas como o Google.

Pode assumir várias formas, desde listagens de resultados de pesquisa padrão até Pacotes locais do Google Meu Negócio com 3 unidades. Um termo intimamente relacionado ao marketing orgânico é otimização de mecanismos de busca (SEO)que se refere especificamente à prática de otimizar seu conteúdo da web para classificação no Google. O SEO se concentra na integração de informações relevantes palavras-chave no seu conteúdo da web, para que seu conteúdo apareça nas pesquisas por esses termos. Embora marketing orgânico e SEO tecnicamente se refiram a coisas diferentes, eles estão totalmente interligados — você não terá um sem o outro.

Pesquisa orgânica vs. pesquisa paga

No termo “marketing de busca orgânica”, a palavra “orgânico” é a chave. Isso porque nem todo marketing de busca é orgânico. Marketing de mecanismos de busca (SEM) pode ser dividido em dois componentes — pesquisa orgânica e pesquisa paga. Publicidade de pesquisa paga é um tipo de marketing que envolve a exibição de anúncios pagos no topo dos resultados de pesquisa.

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Geralmente, eles parecem resultados orgânicos, mas com um rótulo “Anúncio” no canto superior. A pesquisa orgânica, por outro lado, é limitada apenas aos resultados de mecanismos de busca que aparecem como uma resposta natural à consulta de pesquisa.

Saiba mais sobre marketing orgânico e pago no vídeo abaixo!

5 dicas eficazes para marketing de pesquisa orgânica

Agora que você entende o que é marketing de busca orgânica, é hora de falar sobre como você pode usá-lo para o seu negócio. O que você pode fazer para impulsionar seu SEO e colocar seu conteúdo em pesquisas relevantes do Google? SEO abrange uma ampla variedade de práticas, mas listamos algumas das mais significativas abaixo. Aqui estão cinco maneiras de otimizar seu marketing orgânico!

1. Escreva conteúdo envolvente

O passo mais crítico para o marketing de busca orgânica é criar conteúdo. Você pode ter muitos tipos diferentes de classificação de conteúdo nos resultados de busca, de infográficos para vídeos. No entanto, postagens de blog tendem a ter melhor classificação em resultados orgânicos. Quando você comece um blog da empresa em seu site, ele permite que você escreva sobre tópicos úteis ou interessantes em sua área que atrairão usuários.

À medida que os usuários acessam seu site para aprender, muitos deles podem acabar comprando de você. Para que suas postagens de blog sejam classificadas no Google, certifique-se de incluir palavras-chave específicas para o qual você quer que seus posts de blog sejam classificados na busca. Se você escrever um post sobre como secadores de cabelo funcionam, por exemplo, direcione palavras-chave como “como os secadores de cabelo funcionam”.

2. Melhore a velocidade de carregamento da página

Você sabia que 83% dos usuários espera que as páginas carreguem em três segundos ou menos? Se sua página demorar mais do que isso para carregar, a maioria dos usuários clicará no botão “voltar”, custando bastante tráfego para sua empresa. Você não quer que isso aconteça com você, então certifique-se de otimizar seu velocidades de página. Existem várias maneiras de ajudar suas páginas a carregar mais rápido, incluindo:

Quando suas páginas carregam rapidamente, mais usuários permanecerão para interagir com seu conteúdo e potencialmente converter.

3. Use design responsivo

Uma das maneiras mais importantes de otimizar seu site é torná-lo compatível com dispositivos móveis. Além do fato de que mais de 50% do tráfego da Internet vem por meio de dispositivos móveis, Google classifica sites com base em seu formato para dispositivos móveis. Isso significa que você não pode negligenciar o design otimizado para dispositivos móveis. A melhor maneira de tornar seu site compatível com dispositivos móveis é usar design responsivo.

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O design responsivo reorganizará os elementos do seu site para que se ajustem à tela onde aparecem. Seu site será estruturado de forma diferente em um telefone do que em um computador, mas ainda manterá os mesmos elementos. Ao usar design responsivovocê pode reter tráfego de dispositivos móveis e desktops e pode classificação mais alta no Google.

4. Ganhe backlinks confiáveis

Outra maneira de aumentar sua classificação no Google é ganhar backlinks para o seu conteúdo. Backlinks são onde sites de terceiros fazem links para seu conteúdo a partir de seus sites. Idealmente, você quer ganhar backlinks de alguns sites respeitáveis ​​em seu setor. Quando seu conteúdo ganha backlinks de sites confiáveis, isso diz ao Google que você também deve ter autoridade.

Como resultado, você obtém uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa. Você pode ganhar backlinks por encontrar links quebrados ou desatualizados em outros sites e recomendando que eles substituam os links quebrados por novos para o seu conteúdo. Tente mirar em alguns backlinks de alta qualidade em vez de vários de baixa qualidade.

5. Configure o Perfil Comercial do Google

Nem todo marketing de mecanismo de busca precisa se originar do seu site. Você também pode aproveitar Perfil comercial do Google para abrir caminho nos resultados de pesquisa. Com uma conta do Perfil Comercial do Google, você pode exibir um perfil da sua empresa para que os usuários encontrar em pesquisas locais. Seu Perfil Comercial do Google incluirá informações como endereço, número de telefone, horário de funcionamento e muito mais.

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Os usuários podem encontrar seu perfil em um pacote de 3 SEO local se pesquisarem seu tipo de negócio em sua área específica (por exemplo, “limpeza perto de mim”). Talvez sua empresa já tenha um perfil existente, que você pode reivindicar fornecendo comprovante de propriedade da empresa.

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