O que é growth hacking?
Growth hacking e marketing digital andam de mãos dadas, e é uma tática que pode ajudar sua empresa…a…crescer. O growth hacking usa estratégias de marketing digital, projetadas especificamente para construir ou expandir sua base de clientes.
O marketing digital “tradicional” consiste em otimização de mecanismo de pesquisa, anúncios pay-per-click, marketing de mídia social, marketing de conteúdo e muito mais.
Quando você recorre ao growth hacking para sua estratégia de marketing digital, está adotando estratégias de marketing digital mais “tradicionais” e usando-as de maneiras únicas para cativar e aumentar seu público.
Você está constantemente testando novas ideias para ver o que funciona para o seu negócio, sempre com uma mentalidade de crescimento.
Quais são alguns exemplos de growth hacking?
Muitas empresas que você provavelmente conhece usaram growth hacking para expandir sua base de clientes. Essas empresas incluem Facebook, PayPal, Airbnb e até o aclamado musical da Broadway, Hamilton.
Exemplo de growth hacking: Hamilton
Vamos detalhar como Hamilton usou o growth hacking e se tornou um sucesso. Lin-Manuel Miranda, o homem por trás de Hamilton, criou um musical que nunca havia sido feito antes.
Ele realmente pensou fora da caixa e fez algo que as pessoas vão lembrar. Quando você está pensando em uma estratégia de growth hacking, ter um produto exclusivo pode ajudá-lo a atrair seu público. Agora, antes mesmo de Hamilton ser um musical, Miranda juntou as músicas como uma mixtape e as executou.
Ele até foi convidado para tocar uma das músicas na Casa Branca e, como você deve imaginar, sua performance se tornou viral. Para o seu negócio, tenha em mente a palavra “viral”. Você quer que o que quer que você faça para pegar e pegar rapidamente com o seu público…
mesmo que sejam menores que o público de Hamilton. Ok, então avance rapidamente para o musical. O desempenho de Lin-Manuel na Casa Branca ajudou a ganhar popularidade antes mesmo de a porta se abrir. Mas, para incentivar ainda mais a demanda pelo musical, o próximo hack de crescimento que eles planejaram foi uma loteria de ingressos muito popular para Hamilton.
A loteria atraiu ainda mais demanda para o musical, bem como uma grande multidão… tão grande que a loteria foi lançada online por questões de segurança.
Agora, não há apenas o musical da Broadway de grande sucesso e a gravação do elenco, mas também uma nova mixtape, um álbum instrumental, um aplicativo e apresentações nos Estados Unidos. Tantas ideias únicas foram usadas para transformar Hamilton no que é hoje .
Isso se chama growth hacking. Agora você provavelmente não tem um musical sobre um de seus pais fundadores em sua caixa de ferramentas, mas também pode usar o growth hacking para o seu negócio.
Exemplo de growth hacking: Airbnb
Neste próximo exemplo de growth hacking, o Airbnb sabia que poderia atingir seu público-alvo por meio do Craigslist. Na época, o Craigslist era o local ideal para aluguéis de temporada baratos.
Ficar na frente desse público seria um grande negócio! Então, foi isso que eles fizeram. Basicamente, o Airbnb possibilitou que um host publicasse seu anúncio diretamente no Craigslist com apenas um clique.
Esta postagem do Craigslist encaminhou as pessoas de volta para a listagem do Airbnb. Essa tática era certamente arriscada – o Craigslist não tinha essa funcionalidade, então o Airbnb basicamente teve que construir o back-end para tornar tudo possível.
O Craigslist acabou pegando e impossibilitando o funcionamento dessa funcionalidade, mas já ajudou a tirar o Airbnb do papel. Com algumas ideias criativas e código personalizado, o Airbnb levou sua empresa ao próximo nível.
Exemplo de growth hacking: Dropbox
Em um exemplo de growth hacking mais simples, mas ainda incrivelmente eficaz, o Dropbox aumentou seus usuários com um programa de referência que fez com que os usuários atuais da plataforma convidassem seus amigos.
Eles passaram de apenas 100.000 usuários para 4 milhões de usuários em pouco mais de um ano. Quando o Dropbox se tornou uma propriedade pública em 2018, seu valor de mercado atingiu 12 bilhões de dólares . Eu diria que foi um hack de crescimento engenhoso.
Então, como você pode usar o growth hacking para beneficiar o seu negócio?
Sua ideia não precisa ser tão grande que leve anos para se desenvolver, mas deve ser perceptível o suficiente para atrair novos clientes. Como o Dropbox e o Airbnb fizeram, você pode pegar recursos que já existem e usá-los de maneira criativa. Você não precisa reinventar a roda. Você só precisa usá-lo de forma diferente.
Não existe uma fórmula única para todos.
Você é o cientista e precisa pesquisar, formular hipóteses e experimentar ideias.
Como você se torna um growth hacker?
Você não precisa ser uma startup para usar growth hacking, mas precisa sempre procurar novos canais para alcançar seu público.
Faça a si mesmo estas perguntas quando estiver fazendo um brainstorming:
- Onde está meu público online?
- O que meu público valoriza?
- O que posso oferecer ao meu público que seja único o suficiente para obrigá-los a se tornarem clientes E espalhar a palavra para outros clientes?
Isso não significa que você deva abandonar todas as outras estratégias de marketing digital e focar apenas em growth hacking para marketing digital.
Mesmo em métodos de marketing digital mais “tradicionais”, nem tudo que você tentar funcionará. Porém, táticas de marketing digital como SEO, marketing de conteúdo, pay-per-click e tudo mais comprovadamente fazem a diferença para o seu negócio.
Espero que tenham gostado deste vídeo sobre growth hacking! Para continuar aprendendo os prós e contras do marketing digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube!
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