O que é o perfil comercial do Google? Guia do iniciante para GMB em 2023

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Com mais consumidores confiando na Internet e no Google para encontrar o que precisam, o Perfil Empresarial do Google (antigo Google Meu Negócio) tornou-se uma ferramenta essencial para empresas que buscam crescer. O que é o Perfil da Empresa no Google e por que sua empresa deveria usá-lo?

Qual é o novo perfil comercial do Google?

Para começar, você quer saber o que é antes de decidir investir seu tempo tentando. Como o nome indica, o Perfil da Empresa no Google permite que você crie uma listagem para sua empresa no Google.

Quando um consumidor pesquisa sua empresa no Google — ou mesmo pesquisa termos relacionados ao seu negócio — você quer garantir que ele tenha todas as informações de que precisa para visitar, fazer uma compra ou entrar em contato com sua empresa.

Como você consegue isso?

Com o novo Perfil Empresarial do Google (anteriormente Google Meu Negócio ), você não só pode criar uma listagem para sua empresa no Google, mas também gerenciar a aparência de sua empresa em um dos mecanismos de pesquisa mais populares do mundo. Esses recursos, assim como as liberdades, oferecem muitas vantagens ao seu negócio.

É por isso que o Perfil da Empresa no Google torna mais fácil:

  • Incentive e interaja com os revisores
  • Forneça informações cruciais sobre sua empresa, como horário de funcionamento, número de telefone e muito mais
  • Facilite para seus clientes obter rotas até sua localização
  • Promova eventos e notícias da empresa
  • Adicione fotos da sua empresa

Para usuários e também para empresas, o novo Perfil da Empresa no Google é um recurso inestimável.

O Perfil da Empresa no Google é gratuito?

Sim! Sua empresa pode se inscrever no Perfil da Empresa no Google, bem como reivindicar e gerenciar suas listagens gratuitamente. Você pode até acessar e atualizar sua ficha em qualquer lugar com o aplicativo móvel gratuito do Perfil da empresa no Google  para dispositivos Android e iOS.

Se alguém entrar em contato com sua empresa sobre a expiração ou a exigência de pagamento da listagem do Perfil da sua empresa no Google, provavelmente será um spammer. Quaisquer alterações no Perfil da Empresa no Google virão diretamente do Google e do site do Perfil da Empresa no Google .

Por que o novo Perfil da Empresa no Google é importante?

O Perfil da Empresa no Google é uma ferramenta crucial. Ajuda sua empresa a interagir com seu público-alvo, além de fornecer informações úteis para clientes atuais e potenciais. Ignore o Perfil da Empresa no Google e você perderá vendas, exposição e receita potenciais para sua empresa.

Por que mais você deveria usar o Perfil da Empresa no Google? Alguns dos motivos mais convincentes incluem:

1. O perfil comercial do Google é gratuito

Nada se compara a um recurso gratuito, por isso o Google Business Profile é uma plataforma essencial para qualquer empresa. Quer você seja uma startup ou uma franquia estabelecida, não custa nada criar um Perfil da Empresa no Google.

Ao contrário de outras plataformas, o Perfil Empresarial do Google não opera em um modelo de negócios freemium. O Perfil da Empresa no Google vem sem níveis ou limitações, o que significa que você tem acesso às mesmas ferramentas que seu concorrente.

É por isso que a parceria com uma agência de marketing digital oferece uma enorme vantagem em setores competitivos. Eles podem ajudar  a otimizar o perfil da sua empresa no Google  para pesquisa, o que pode maximizar sua classificação nos resultados de pesquisa. Também pode ganhar mais exposição para sua empresa junto ao seu público-alvo.

Com custo zero, o Perfil da Empresa no Google é acessível a qualquer empresa. Você não terá que investir nada nesta ferramenta. Além disso, você pode se inscrever hoje mesmo (sem período de espera) e começar a aproveitar os benefícios do Perfil da Empresa no Google.

2. O Perfil da Empresa no Google gera leads

Nos últimos anos, as pesquisas com a frase “perto de mim” aumentaram  mais de 500% . Ou seja, as pessoas procuram empresas perto delas, seja um restaurante, um cinema, uma loja de móveis ou uma central de eletrodomésticos.

Quando as pessoas pesquisam, elas também vão para o Google. Para pesquisas locais, o Google quase sempre exibe perfis de empresas do Google, por isso é tão importante criar e manter um perfil. Sem um perfil, é fácil para os usuários encontrar, visitar e comprar em outra empresa.

Faça do Perfil da Empresa do Google parte de sua estratégia de marketing digital  e você poderá começar a ganhar novos leads, além de gerar vendas adicionais. A  alta taxa de conversão de pesquisas locais – 80% – confirma o imenso benefício desta plataforma.

No entanto, se você deseja ver um aumento em seus leads e receitas, é fundamental otimizar e nutrir seu perfil. Adicione seu último horário de funcionamento, responda aos seus comentários e certifique-se de que seu endereço e número de telefone estejam atualizados.

3. O Perfil da Empresa no Google ajuda na sua classificação nos resultados de pesquisa

Em um site extenso como  o Google , você deseja garantir que sua empresa não se perca em uma longa lista de resultados de pesquisa. Quando você está mais visível no Google, tem maiores chances de ser notado por pessoas que pesquisam produtos ou serviços em seu setor.

O Google deseja oferecer aos usuários a melhor experiência online e offline, por isso tenta entregar os resultados de pesquisa mais relevantes. Ou seja, se você for um restaurante que serve comida italiana, seu perfil comercial do Google não aparecerá para alguém que procura restaurantes mexicanos na região.

Se você deseja maximizar sua classificação nos resultados de pesquisa, o que pode levar a mais cliques em seu perfil comercial do Google, bem como a mais visitas e ligações para sua empresa, então você precisa otimizar e manter seu perfil.

Por que? O Google favorece o Perfil da Empresa no Google com mais informações e mais envolvimento do usuário. Com uma visão completa da sua empresa, como horário de funcionamento, localização e serviços, o Google pode garantir que ela seja relevante para uma pesquisa e classificá-la como tal.

Como configurar o perfil comercial do Google

Agora que você sabe o que é o Perfil Empresarial do Google, está pronto para criar seu perfil?

Siga estas quatro etapas rápidas para criar e gerenciar sua conta do Perfil da Empresa no Google

1. Cadastre-se para uma conta

O que é o perfil comercial do Google? Guia do iniciante para GMB em 2023

Comece seu perfil de empresa no Google reivindicando sua empresa no Google. Se sua empresa tiver um Perfil Empresarial no Google, mas não for proprietário dele, você poderá reivindicá-lo por meio do Google . Para empresas totalmente novas, você pode  se inscrever e criar seu perfil .

2. Insira as informações da sua empresa

O que é o perfil comercial do Google? Guia do iniciante para GMB em 2023

Depois de se inscrever ou fazer login na conta do Perfil da Empresa no Google, adicione as informações vitais da sua empresa:

  • Nome
  • Endereço
  • Número de telefone
  • Horas
  • Indústria

Você também pode adicionar fotos de sua loja, o que pode motivar os usuários a visitá-la. Por exemplo, se você tem um restaurante, pode incluir fotos dos seus pratos mais populares. Ou, se você for uma empresa de pintura de janelas, poderá fazer upload de fotos do seu portfólio.

Todas essas informações ajudam seus clientes a se conectarem com sua empresa.

3. Verifique sua conta

O que é o perfil comercial do Google? Guia do iniciante para GMB em 2023

Verificar sua conta é outra etapa crucial ao se inscrever no Perfil da Empresa no Google. Depois de revisar todas as suas informações e garantir que tudo esteja correto, você estará pronto para se verificar como proprietário da sua empresa.

Você pode  verificar sua empresa  por e-mail, correio, telefone ou  Google Search Console . Para uma verificação rápida, use o Google Search Console – embora esta opção só funcione se você já tiver confirmado sua empresa no Google Search Console.

Se você optar por verificar sua empresa por correio, e-mail ou telefone, o Google enviará um código de verificação. Depois de receber o código de verificação, insira-o no Perfil da Empresa no Google. Se você optar por verificar sua empresa por correio, um cartão postal com um código de verificação deverá chegar em 14 dias.

4. Faça atualizações de rotina

Embora você possa ter reivindicado e criado sua conta do Perfil da Empresa no Google, é fundamental que sua equipe ou agência de marketing digital  continue a otimizá-la. Caso alguma coisa mude em sua empresa, como horário, local ou especialidades, atualize sua conta imediatamente.

O gerenciamento de avaliações é outra parte da manutenção do perfil da sua empresa no Google. Um membro da equipe dedicado deve fazer check-in diariamente, respondendo às perguntas e comentários dos usuários. Ao interagir com os comentaristas, sua empresa pode ajudar os clientes existentes e futuros.

Perguntas frequentes sobre o Perfil da Empresa no Google

Quem pode usar o Perfil da Empresa no Google?

Qualquer empresa pode utilizá-lo, mesmo que não tenha loja. Exemplos incluem:

  • Loja de varejo
  • Encanador
  • Instalação de fabricação
  • Restaurante
  • Loja de comércio eletrônico
  • Concessionária de carros
  • Provedor de serviços públicos
  • E mais

Mesmo que sua empresa não mantenha um endereço físico, o Google permite (e recomenda) que você crie uma listagem de Perfil Empresarial no Google porque pode ajudar as pessoas que procuram sua empresa, seus produtos e seus serviços a encontrar você.

Como posso acessar minha conta do Perfil da Empresa no Google?

Você pode acessar sua conta e perfil por meio de um navegador da Internet ou do aplicativo móvel do Perfil da empresa no Google  com as credenciais da sua Conta do Google. Existem algumas diferenças entre o navegador e a experiência do aplicativo.

O aplicativo, por exemplo, não oferece suporte à remoção da listagem do Perfil da sua empresa no Google ou à transferência de sua propriedade para outro usuário. No entanto, permite que você visualize e veja seus seguidores, o que não é possível fazer fora do aplicativo móvel.

Como posso usar o Perfil da Empresa no Google?

Você pode começar a usá-lo com as seguintes etapas:

  • Faça login na Conta do Google com a qual deseja gerenciar seu perfil comercial do Google
  • Acesse  https://www.google.com/business/  e clique em “Gerenciar agora”
  • Crie ou encontre e reivindique seu perfil comercial do Google
  • Verifique sua empresa e seu perfil
  • Atualize seu perfil com seu nome, endereço, número de telefone e muito mais
  • Incentive seus clientes ou clientes a compartilhar suas experiências por meio de comentários
  • Otimize seu perfil  com postagens, listagens de produtos ou serviços, fotos e muito mais

Para obter os melhores resultados com ele, estabeleça uma rotina de atualização do seu perfil. Isso ajudará sua empresa a fornecer aos usuários as atualizações mais recentes rapidamente, mas também tornará mais fácil para eles encontrarem e visitarem (ou usarem) sua empresa.

Onde aparecem as listagens do Perfil da Empresa no Google?

Uma listagem do Perfil da Empresa no Google aparece em:

  • Pesquisa do Google
  • Google Mapas

Esses dois locais proporcionam à sua empresa uma localização privilegiada nos resultados de pesquisa do Google e do Google Maps. Ele também permite que você ofereça aos usuários informações sobre seu negócio rapidamente, seja sobre horário de funcionamento, produtos ou eventos futuros.

Qual é a diferença entre o Perfil da Empresa no Google, as Listagens do Google e o Google Places para Empresas?

Nada! As seguintes plataformas agora fazem parte do Perfil da Empresa no Google:

  • Listagens do Google
  • Google Places para empresas
  • Perfil da empresa no Google
  • Páginas comerciais do Google+

Sua empresa não precisa gerenciar quatro ou cinco contas ou perfis diferentes. O Perfil Empresarial do Google agora abrange todas essas plataformas (incluindo as extintas páginas comerciais do Google+) para tornar sua vida mais fácil.

Você pode ter mais de uma listagem do Perfil da Empresa no Google?

Se sua empresa opera em mais de uma área, como uma concessionária de automóveis ou uma rede de alimentos, você poderá criar mais de uma ficha do Perfil da Empresa no Google. No entanto, você não pode criar várias listagens para um único local com a intenção de enviar spam aos resultados de pesquisa no Google Maps ou na Pesquisa Google.

Em alguns casos, uma empresa pode criar mais de uma listagem para um único local. Uma concessionária de automóveis, por exemplo, pode criar uma listagem do Perfil da Empresa no Google para serviços, outra para vendas e outra para peças, para facilitar aos usuários a visita ao seu local e o contato com sua equipe.

Para organizações com 10 ou mais locais, o Google permite o  gerenciamento de locais em massa .

Otimize a listagem do seu Perfil Empresarial no Google

Não importa o tamanho ou setor da sua empresa, você se beneficiará com a criação de uma página de perfil da empresa no Google. Com esse recurso, você tem a opção de maximizar sua visibilidade no Google, aumentar seus leads e direcionar mais tráfego para sua loja física.

Precisa de ajuda para verificar ou otimizar o Perfil da Empresa no Google? Nossa premiada equipe de especialistas em marketing digital pode ajudar. Com mais de 5 anos de experiência, além de mais de US$ 3 bilhões gerados  em receitas para nossos clientes, somos o parceiro confiável para empresas em todo o mundo.

entre em contato conosco online  hoje mesmo!

assinatura jaobe antonio de oliveira e junior vargas

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!