Ao fazer login na sua conta do Google Analytics, você pode ver alguns termos que não conhece. A plataforma oferece dados sobre inúmeras métricas, e seu significado pode não ser claro se você for novo no Google Analytics ou no marketing digital em geral. Um desses termos é pesquisa orgânica.
Não tem nada a ver com alimentos sem pesticidas, mas sim com uma das formas mais comuns pelas quais as pessoas encontram informações on-line: mecanismos de busca.
Continue lendo para saber mais sobre o que é pesquisa orgânica, por que ela é importante, como encontrar dados de pesquisa orgânica no Google Analytics e como aumentar seu tráfego orgânico.
O que é pesquisa orgânica no Google Analytics?
A pesquisa orgânica é uma fonte de tráfego no Google Analytics — uma das maneiras pelas quais os usuários acessam seu site.
O termo se refere a listagens não pagas em páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs), chamadas de resultados de pesquisa orgânica.
Não inclui resultados pagos em SERPs, como anúncios de texto e anúncios do Google Shopping. Você não pode pagar por uma listagem orgânica. O Google e outros mecanismos de busca classificam esses resultados de acordo com sua qualidade, relevância para a consulta de pesquisa e outros fatores.
Na imagem abaixo, você verá um exemplo de como são os resultados de pesquisa orgânica e de pesquisa paga em uma SERP do Google.
O Google é o mecanismo de busca mais popular, mas não é o único. O Google Analytics considera uma fonte de tráfego orgânico. O Google Analytics rastreia o tráfego de pesquisa orgânica de uma lista de mecanismos de busca que inclui:
- Bing
- Yahoo
- Baidu
- PatoPatoVai
Você pode adicionar e remover mecanismos de busca da lista usada para cada propriedade na sua conta do Google Analytics nas configurações do administrador.
Outras fontes de tráfego no Google Analytics
Enquanto estamos focando no tráfego orgânico neste post, é útil saber um pouco sobre as outras fontes de tráfego no Google Analytics para comparação. Outras fontes de tráfego incluem:
- Pesquisa paga: Tráfego de anúncios pagos em SERPs
- Direto: Tráfego de uma fonte desconhecida, incluindo usuários digitando o URL do seu site diretamente no navegador
- Referência: Tráfego de links para seu site em outros sites
- Social: Tráfego de plataformas de mídia social
- Mostrar: Tráfego de anúncios gráficos, como anúncios em banner
- E-mail: Tráfego de links em e-mails de marketing
Como encontrar dados de pesquisa orgânica no Google Analytics
Então, como você verifica seus dados de pesquisa orgânica no Google Analytics? Quando você faz login em seu Análise do Google conta e selecione a desejada propriedade e vistavocê verá algumas informações básicas sobre suas fontes de tráfego na sua página inicial. Você encontrará esses dados em um gráfico sob o título ‘Como você adquire usuários?’ Você pode se aprofundar nesses dados clicando em ‘Relatório de aquisição’ no canto inferior direito do gráfico.
Outra maneira de chegar a esse relatório de aquisição é ir em ‘Aquisição’ e depois em ‘Visão geral’ no menu à esquerda. Esse relatório de Visão geral de aquisição fornece dados sobre de onde vem seu tráfego, incluindo seus principais canais. Para mais detalhes sobre seu tráfego de pesquisa orgânica, clique em “Campanhas” na aba “Aquisição”.
Em seguida, selecione “Palavras-chave orgânicas”. No gráfico na parte inferior da página de palavras-chave orgânicas, você pode ver as principais palavras-chave orgânicas que trouxeram tráfego para seu site. Se você alterar a ‘Dimensão Primária’, também poderá ver os mecanismos de busca que enviaram mais tráfego para seu site, as páginas em que os usuários do mecanismo de busca mais frequentemente chegaram e muito mais. Outro recurso útil é a capacidade de alterar as datas dos dados no relatório.
Você pode fazer isso no canto superior direito da tela.
A importância do tráfego de pesquisa orgânica
A busca orgânica desempenha um papel fundamental no marketing digital e de entrada. Verificar seu tráfego de busca orgânica no Google Analytics e aprender como fazê-lo crescer é valioso para os negócios e sites de hoje.
Aqui estão algumas das razões pelas quais o tráfego de pesquisa orgânica é tão valioso.
1. Seus clientes usam mecanismos de busca
Os mecanismos de busca são uma das formas mais populares de encontrar informações on-line. Na verdade, a busca orgânica direciona mais da metade de todo o tráfego do site.
2. Seus concorrentes estão otimizando para pesquisa
Mesmo que você não tenha muita presença em mecanismos de busca, é provável que alguns de seus concorrentes tenham. Se seus concorrentes estiverem acima de você nos resultados de busca, você está perdendo tráfego. Você provavelmente está perdendo tráfego mesmo se estiver classificado na segunda ou terceira página para palavras-chave relevantes. Três quartos dos usuários de mecanismos de busca não passam da primeira página de resultados, então é essencial otimizar seu site para melhorar suas classificações.
3. O tráfego orgânico é altamente qualificado
O tráfego que você obtém da pesquisa orgânica é tipicamente altamente qualificado, o que significa que os visitantes do seu site estão genuinamente interessados em seu conteúdo, marca ou produtos e serviços. Se alguém clica em um resultado de pesquisa orgânica, ele está ativamente procurando por informações ou um serviço que acredita que sua empresa fornece.
4. As classificações de pesquisa orgânica aumentam sua credibilidade
Uma boa classificação nos resultados de pesquisa pode fazer com que os usuários vejam seu site como mais confiável. Embora qualquer um possa pagar para aparecer em resultados de pesquisa pagos, você tem que ganhar resultados de pesquisa orgânica criando conteúdo de alta qualidade.
5. Ganhar tráfego de pesquisa orgânica é econômico
Você não precisa pagar para aparecer nos resultados de pesquisa orgânica, o que torna o foco no tráfego orgânico uma abordagem econômica para o marketing digital. Embora você precise gastar tempo otimizando seu site e possivelmente investir em serviços de otimização de mecanismos de busca (SEO), os investimentos em SEO trazem resultados a longo prazo. Ao contrário dos anúncios, que só trazem tráfego enquanto você paga pelo espaço publicitário, as páginas otimizadas podem continuar a gerar tráfego orgânico muito depois de você criá-las pela primeira vez.LEITURA BÔNUS: Por que os SEOs precisam ser gênios em um mundo de mestres
Como aumentar o tráfego de pesquisa orgânica
Então, como você faz para ganhar mais tráfego de pesquisa orgânica?
A resposta é otimização de mecanismos de busca, ou SEO. SEO abrange uma ampla gama de estratégias e envolve otimizar seu site para ajudá-lo a classificar em mecanismos de busca para palavras-chave relevantes e trazer tráfego orgânico mais qualificado para seu site. Algumas das técnicas mais importantes usadas em SEO incluem:
Palavras-chave
Para aumentar seu tráfego orgânico qualificado, você precisará realizar uma pesquisa de palavras-chave para determinar quais termos seu público-alvo está pesquisando.
Depois, você pode criar conteúdo sobre esses tópicos e incluir suas palavras-chave de forma natural e estratégica em todo o seu conteúdo.
Backlinks
Outro fator importante de SEO são os backlinks — links de outros sites para o seu. Ganhar mais links de sites respeitáveis faz com que o Google veja seu site como mais respeitável e pode aumentar sua classificação. Você pode ganhar mais backlinks entrando em contato com blogueiros e outros editores para pedir links, criando conteúdo de alta qualidade para o qual as pessoas queiram criar links e com outras táticas.
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Velocidade da página
Os usuários esperam que seu site carregue rapidamente.
Se não, eles podem não esperar por isso. O Google também considera a velocidade da página ao classificar os resultados da pesquisa. Você pode verificar a velocidade da sua página usando Ferramenta gratuita PageSpeed Insights do Googleque avaliará a velocidade da sua página e fornecerá recomendações para melhorá-la.
Esses três fatores apenas arranham a superfície dos vários métodos de SEO que podem melhorar suas classificações em mecanismos de busca. Você pode pesquisar e fazer algumas melhorias de SEO você mesmo, mas para maximizar seus resultados, considere trabalhar com uma agência profissional de SEO.
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