O que é remarketing e como usá-lo para aumentar conversões

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Se eu te desse a tarefa de vender um produto de porta em porta, você desistiria no primeiro “não”? Ou deixaria de bater na mesma porta só porque ninguém te atendeu na primeira vez?

Acho que não!

Você insistiria por um momento de atenção para apresentar a sua oferta, agendaria uma visita — caso o cliente em potencial estivesse ocupado no instante em que você surgiu na porta — e voltaria diariamente nas casas sem respostas até alguém te atender!

O remarketing é basicamente isso — e neste texto você aprenderá comigo:

    • O que é como funciona o remarketing;
    • A diferença entre remarketing e retargeting;
    • E como explorar os benefícios dessa técnica em um passo a passo para aumentar as suas vendas!

Nenhuma porta fechada (ou anúncio não clicado) impedirá a sua empresa de alcançar o lucro que merece daqui em diante!

O que é remarketing?

O remarketing é uma metodologia dentro do Marketing Digital que tem como objetivo dar mais oportunidades para uma pessoa:

    • Interagir com a sua marca;
    • Nutrir um relacionamento de confiança com o seu negócio;
    • E comprar de você!

Isso acontece porque o remarketing é capaz de levar a mensagem para o público na hora mais oportuna para ele clicar na oferta!

Digamos que o seu anúncio ou publicação nas redes sociais chegou no celular de alguém pronto para comprar.

O problema é que esse alguém está em uma reunião e, por mais que ele adoraria comprar de você agora, ele tem coisas mais importantes para fazer nesse momento!

Mas e depois que a reunião acaba?

Você acha que ele lembrará de procurar o site da sua empresa? Acha que terá paciência para procurar pela sua oferta? Ou que terá proatividade para iniciar um diálogo com a sua equipe de vendas?

Essa pessoa chegará em casa cansada e será assediada por centenas de outros anúncios que farão de tudo para roubar a atenção dela — e fazê-la esquecer de que o seu negócio existe!

Por “oportuno”, o remarketing é uma segunda (ou terceira, quarta ou milésima) tentativa de abordar o seu cliente em potencial para perguntar:

“Ei, lembra de mim? Eu ainda posso mudar a sua vida!”

A diferença entre remarketing e retargeting

Remarketing envolve todas as estratégias que visam criar uma familiarização através da insistência não invasiva (na qual as suas iniciativas aparecem de forma natural nos momentos oportunos) visando maximizar as chances de alguém se envolver com a sua marca e fechar negócio!

Essas estratégias vão muito além dos anúncios e publicações no blog da sua empresa ou nos seus perfis das redes sociais.

O remarketing é um planejamento a nível empresarial que decidirá:

    • Quais objetivos de conscientização a sua marca precisará cumprir para conquistar a confiança do público;
    • Quais plataformas utilizará para essa finalidade;
    • E, principalmente, para qual público exibir o quê!

O planejamento que decide quais conteúdos serão mostrados para quais grupos de pessoas é chamado de “segmentação” no Marketing Digital.

É um jeito de filtrar pessoas com perfis similares e específicos para entregar mensagens altamente personalizadas — e assustadoramente efetivas!

Já o retargeting é uma ação prática dentro de uma estratégia de remarketing: uma forma de direcionar ofertas, anúncios e conteúdos para pessoas que já interagiram com a sua empresa na Internet!

No exemplo que apresentei no início, o remarketing seria toda a sua estratégia, tentar de novo e de novo, até vender o seu produto de porta em porta:

    • Você bateria em todas as portas na rua entre as 8h e 16h;
    • Prepararia um discurso inicial para conquistar a atenção dos possíveis clientes (os leads);
    • E teria respostas prontas para todas as objeções das pessoas.

O retargeting, nesse mesmo exemplo, teria um papel diferente e mais específico:

    • Bater de novo na porta apenas das pessoas que não atenderam na primeira vez;
    • Ou bater novamente apenas na porta das pessoas que já atenderam você, mas que não compraram nada;
    • Ou bater na porta de quem já comprou de você para oferecer um produto novo e a um preço exclusivo para clientes antigos!

O lado bom de usar o Marketing Digital para vender os seus produtos ou serviços é que você não precisa bater na porta de ninguém!

Todas as suas ofertas são levadas aos seus leads através de:

    • Conteúdos;
    • Anúncios;
    • E outras campanhas inteiramente virtuais!

Essa é a grande vantagem do “digital” no Marketing: as pessoas podem ser abordadas a qualquer instante — e quase sempre são elas quem procuram por você!

Em uma estratégia de remarketing (o plano geral), uma das suas prioridades poderia ser o retargeting (a seleção de grupos específicos de pessoas para reapresentar ofertas) apenas para quem já:

    • Visitou o seu site;
    • Acessou as suas redes sociais;
    • Se inscreveu na sua base de dados;
    • Já comprou um produto ou serviço com você;
    • Ou até que pôs produtos no carrinho, mas não fechou a compra!

O remarketing é um jeito certeiro de fazer com que os seus clientes em potencial jamais esqueçam que só você tem as respostas que eles precisam para se tornarem felizes!

E tudo acontece de um jeito “automágico”!

Como funciona o remarketing?

Quando um visitante acessa o seu site ou aplicativo, ele é marcado por um cookie — um pequeno arquivo de rastreamento.

Esse cookie é capaz de identificar esse cliente mesmo que ele mude de dispositivo, fazendo com que ele seja identificado de forma única pela Internet!

Quando essa pessoa acessa a sua plataforma, mas não realiza uma ação que você consideraria desejável (como comprar um produto ou finalizar o cadastro na sua lista de E-mail Marketing), ela é marcada com um cookie especial.

Esse cookie especial permite que você separe essa pessoa em grupos específicos (de pessoas que não finalizaram uma compra de carrinho, por exemplo) ou até de maneira individual, abrindo para você a oportunidade de levar uma mensagem personalizada e capaz de convencê-la a finalizar a ação que você deseja!

Com esse cookie, você também pode:

    • Mostrar anúncios apenas para essa pessoa (ou para o grupo do qual ela faz parte na sua segmentação) aonde quer que ela vá na Internet;
    • Mostrar resultados individuais nos resultados das buscas do Google e redes sociais (o que poupa dinheiro nas campanhas de Mídia Paga e aumenta o retorno pelos investimentos);
    • E apresentar conteúdos especiais do seu site com a intenção de fazê-la retornar à ação incompleta para concluí-la!

Dá para ver que o remarketing é fundamental para criar novas oportunidades de vendas mesmo com quem já comprou de você pela Internet.

Mas esse é apenas um dos vários benefícios que o remarketing pode trazer para o seu negócio — e que eu mostrarei para você a seguir!

Benefícios do remarketing

Dentre os maiores benefícios do remarketing, está a geração de oportunidades a partir de pessoas que já demonstraram interesse no que o seu negócio tem para oferecer!

Insistir (de forma orgânica e não irritante) garante um aumento nas suas conversões e na lucratividade das suas vendas por consequência disso.

Só que, além das vendas imediatas, também é possível fazer com que a sua marca se mantenha fresca na cabeça do público!

Manter a relevância do seu negócio em um mundo que faz de tudo para capturar a atenção das pessoas fará com que a sua audiência tenha você sempre como a primeira resposta na ponta da língua!

Seja para comprar de você ou indicar os seus produtos e serviços para outras pessoas, você será a primeira opção — e, no mundo digital, ser a primeira opção vai muito além da página de resultados do Google!

Também dá para usar o remarketing para identificar e conhecer públicos assertivos para as suas próximas campanhas de Mídia Paga, aumentando consideravelmente a sua taxa de conversão!

Aqui pela MidiaPro mesmo, eu já implementei um blog com públicos segmentados tendo como base as categorias de artigos que eles mais liam, justamente para apresentar serviços que tinham a ver com esses temas.

Sabendo que tipo de público consumia o quê, eu e a minha equipe direcionamos anúncios com precisão cirúrgica para essas pessoas — dando a impressão de que caiu do céu no momento em que elas mais precisavam!

É essa sensação que você precisa (e pode) causar através do remarketing: de que o fato do seu público estar esbarrando na sua marca em todo canto na Internet é um sinal do destino para melhorar a vida delas!

Abaixo você confere os três principais objetivos que o remarketing pode te ajudar a alcançar em uma estratégia de Marketing Digital na Internet — desce aí!

Mais conversões

É normal que o remarketing alcance taxas de conversão muito mais altas em comparação com os anúncios direcionados aos públicos novos!

Essa conquista se dá por um motivo simples: a audiência do remarketing já conhece a sua empresa e com certeza estará mais inclinada a finalizar a ação que você precisa para convertê-la em leads ou clientes!

Mais engajamento

Além das altas taxas de conversão, o poder de alcançar pessoas que já visitaram o seu site, mas que não concluíram nenhuma ação (como fazer uma compra ou preencher o seu formulário de leads), torna o remarketing relevante para multiplicar as chances desse público se envolver com a sua marca — e fechar negócio por conta disso!

Ao exibir anúncios criados especificamente para engajar esse público que não percorreu a jornada de compra por completo, você pode convencê-lo de que o seu negócio é a escolha certa para o que ele precisa — o incentivando a retornar ao seu site para concluir o que deixou pendente!

Mais ROI

Sabe o que significa ROI? É uma sigla em inglês para “Return On Investment” — o popular “Retorno Pelo Investimento” aqui no Brasil!

Ao levar anúncios personalizados especificamente para convencer um público segmentado de remarketing, você é capaz de envolver essas pessoas a um nível altamente direcionado.

Esse direcionamento torna as suas ofertas irresistíveis, o que aumenta o seu engajamento e a sua taxa de cliques como consequência!

Uma coisa leva a outra porque, ao aumentar o seu engajamento e a sua taxa de cliques, você também eleva a conversão e reduz os custos de aquisição por leads — algo que é refletido no seu ROI de maneira geral.

Aumentar o seu retorno pelo investimento ao diminuir o seu custo de aquisição por leads significa que a sua empresa estará construindo a fidelidade que precisa do cliente para manter a sua marca em foco através da conscientização — que se traduz em mais vendas e no seu sucesso a longo prazo!

Como fazer uma campanha de remarketing?

Criar uma campanha de remarketing que explora todos os benefícios que listei acima não é um bicho de sete cabeças, mas exige um pouco de atenção e familiaridade com o seu público para dar certo!

O primeiro passo para planejar uma estratégia de sucesso é separar os dados mais importantes, como:

    • Qual é o objetivo desse remarketing?
    • Qual é a verba desse projeto?
    • Qual seria o ROI ideal para ele?
    • Qual seria uma margem de erro aceitável para essa estratégia?

Tudo começa esclarecendo o porquê desse planejamento de remarketing ser necessário para esse momento da sua marca:

    • Você quer concluir vendas pendentes no carrinho de compras?
    • Quer conquistar a confiança do público em vez de apenas vender?
    • Quer identificar e agregar dados sobre grupos de pessoas para futuras campanhas segmentadas de remarketing?

Com o objetivo da estratégia em mente, fica fácil direcionar os seus recursos para as ações certas e ignorar tudo que desviaria a atenção da sua equipe para esse momento da campanha!

Falando em recursos, saber a verba do projeto é autoexplicativo: você precisa saber o quanto poderá investir para determinar qual seria o ROI ideal de alcançar.

Definindo o ROI, também seria interessante considerar a sua margem de erro, especialmente se a sua empresa não tiver experiência prática com Marketing Digital e Mídias Pagas!

Já a parte prática começa escolhendo a plataforma certa para começar a sua estratégia de remarketing.

Para saber que plataforma é essa, você precisa saber por onde o seu público passa a maior parte do tempo quando navega na Internet:

    • A audiência do seu negócio passa mais tempo nas redes sociais? Qual delas?
    • Ou o seu público passa mais tempo no Google, buscando por dicas e tirando dúvidas?

Escolher a plataforma certa para começar o seu remarketing dará pistas sobre os gostos e comportamento de um grupo específico dentro do seu público-alvo — algo fundamental para concluir a próxima etapa de uma estratégia de sucesso: a segmentação!

Com a plataforma selecionada, é na segmentação que você criará os grupos de interesses e comportamentos similares que já interagiram com a sua empresa e que você gostaria de alcançar novamente.

Você pode escolher características super detalhadas, dentre elas:

    • Qual parte do seu site, ou qual perfil nas suas redes sociais — ou até quais dos seus serviços, produtos ou aplicativos — esse público já interagiu antes;
    • E, dentro desse público que interagiu com a sua marca, qual a idade, gênero, gostos e localização dessas pessoas são de maior interesse para realizar a sua estratégia?

O potencial de criar campanhas otimizadas é infinito tendo acesso a dados de filtragem feito esses.

Com possibilidades assim, o limite das suas chances de capturar novos leads (e de lucrar) dependerão totalmente da sua expertise e da sua imaginação!

Métricas-chave em remarketing

Tendo a sua estratégia de remarketing pronta e rodando, você precisará ficar de olho em três métricas e indicadores importantíssimos de serem monitorados.

Métricas e indicadores fazem exatamente isso: indicam números objetivos sobre diferentes contextos que você pode usar para entender a saúde das suas campanhas e comparar o desempenho delas!

No remarketing, preste atenção ao:

    • CTR;
    • ROI;
    • E as taxas de conversão!

CTR é o “Click Through Rate”: a média de pessoas clicando nos seus anúncios. É um indicativo direto do quanto a sua mensagem ou oferta é persuasiva ou relevante para as pessoas, uma vez que só clicará nelas quem se sentir realmente instigado!4

Já falei do ROI antes: ele é o retorno pelo investimento não apenas no nível da campanha, mas ao nível da representação do remarketing dentro dos objetivos financeiros do seu negócio. Quanto maior, melhor!

As taxas de conversão indicam a média de pessoas que realizam a ação que você definiu como o objetivo da sua estratégia de remarketing: concluir uma compra, preencher um formulário, falar com o seu time de vendas, abrir um conteúdo e por aí vai!

Recomendo que você analise esses dados e se reúna com a sua equipe para interpretá-los semanalmente. Dependendo do caso, até diariamente!

O importante é não apenas enxergar os números, mas traduzir a mensagem que eles carregam.

Um CTR baixo pode indicar a necessidade de usar imagens, textos e vídeos mais chamativos e que sejam verdadeiramente valiosos para o seu público — caso contrário, pouca gente se interessará por clicar neles!

O mesmo vale para as taxas de conversão: talvez mesmo depois de clicar na sua oferta, a sua audiência encontre uma dificuldade no processo de conversão que faz com que ela desista de realizar a ação que a sua campanha de remarketing tem como objetivo!

Tente observar esses números se baseando na jornada de seres humanos reais em relação à mensagem que você está veiculando — e caso tenha dúvidas, não hesite em pedir ajuda a uma agência especializada em remarketing como a MidiaPro!

O importante é tornar o objetivo da sua estratégia uma realidade — e aumentar o seu ROI como bônus!

Vai usar remarketing? Monte uma estratégia ética!

Você tem acesso a tantas informações privadas sobre o comportamento e o perfil do seu público que a tentação por criar campanhas que abusam desses dados pode ser grande.

Poucas são as pessoas que usarão esses dados de forma antiética, mas eu não estaria fazendo um bom papel como CEO de uma das maiores agências de Marketing Digital do Brasil se não alertasse você sobre o tema.

Só que o preço que se paga por esse abuso é tão grande quanto a tentação — e o GDPR vai garantir que você pague caro!

GDPR é a sigla de “General Data Protection Regulation” ou “Regulamentação de Proteção de Dados Gerais”: uma entidade europeia que garante que as empresas usem os dados digitais e privados das pessoas de forma ética!

Por ético, significa seguir uma série de recomendações específicas — que, se burladas, podem gerar multas multimilionárias!

Algumas dessas recomendações envolvem:

    • O Direito de Ser Esquecido, que dá ao público o poder de verificar os dados que a sua empresa acumulou sobre ele e solicitar a eliminação dessas informações do seu banco de dados;
    • Proteção de Dados em Sistemas Remotos, que exige que as informações das pessoas sejam armazenados em servidores seguros de invasões e protegidos de olhares curiosos;
    • E também o Consentimento do Uso de Cookies, que obriga o seu site a exibir um formulário de consentimento para que os seus visitantes concordem com a criação e o uso de cookies contendo os dados de navegação deles na sua plataforma.

Como uma estratégia de remarketing se apoia firmemente sobre a reutilização de dados dos visitantes, você precisa garantir que a sua empresa não abuse dessas informações e que trate os usuários como seres humanos de verdade — com direito à privacidade e bons modos.

Afinal, os seus clientes são mais do que números em uma planilha — e tratá-los com respeito apenas somará para a autoridade da sua marca!

Faça de novo (e melhor) com a MidiaPro!

Chegou a hora de aplicar tudo que você aprendeu nesse guia sobre remarketing às suas estratégias de Marketing Digital:

    • Lembre-se de que o remarketing é a estratégia de exibir conteúdos personalizados para grupos de pessoas que já tiveram algum tipo de interação com a sua empresa;
    • Tenha em mente que, enquanto o remarketing é o planejamento para aumentar o ROI do seu negócio em relação aos objetivos financeiros dele, o retargeting é uma ação dentro do remarketing para enviar anúncios segmentados às pessoas que já interagiram com a sua marca antes;
    • Considerando que os benefícios do remarketing vão além de aumentar as conversões, podendo ser usado para multiplicar o engajamento do público e elevar o seu retorno pelos seus investimentos;
    • E que a chave para abrir a porta do sucesso envolve usar os dados das pessoas de forma ética e acompanhar três métricas importantes: o CTR, o próprio ROI e as taxas de conversão!

Como falei ao final do passo a passo de como fazer uma campanha de remarketing do zero, o potencial de atingir determinados públicos — e lucrar com isso — é basicamente infinito usando as opções de filtragem dessa estratégia!

Só que eu também entendo que uma possibilidade enorme, feito essa, pode ser intimidante — e é por isso que eu indico a MidiaPro como parceira ideal para aumentar as conversões e alcançar todas as metas que o seu negócio precisa para sobreviver e faturar!

Além de ser o CEO aqui da agência — e manter tudo em ordem com o GDPR —, tenho como missão pessoal ver o sucesso da MidiaPro através do sucesso de empresas feito a sua!

Quero que você conquiste mais, converta direto e venda para sempre!

Para saber por onde começar nessa jornada de vender mais pela Internet, complete o Diagnóstico de Marketing Digital Gratuito aqui da MidiaPro e receba um passo a passo personalizado para guiar as suas próximas ações!

Fazer parte das suas conquistas, mesmo que através das dicas em um guia feito esse, é mais do que suficiente para mim!

Agora vai: mande ver no remarketing!

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