O que é segmentação de persona no marketing e por que ela é importante?

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No mundo do marketing, ninguém é mais importante do que seu público ou clientes. “Conheça seu público” tem sido o mandamento final nesta indústria em constante evolução. Daí a importância de se enteder sobre segmentação de persona no marketing.

Nossos clientes, no entanto, também estão acompanhando os tempos e estão sempre mudando. Então, como você acompanha a evolução das necessidades, atitudes e comportamento de seus clientes em relação à sua marca, produtos e serviços?

Insira as personas do comprador. Personagens semi-fictícios, mas baseados em dados, as “buyer personas” representam seus diferentes clientes-alvo. Se você criar personas detalhadas, entender as necessidades de seus clientes e se comunicar com eles se tornará muito mais fácil.

Um próximo passo importante após a criação de buyer personas em marketing é a segmentação de personas. Continue lendo para saber mais sobre o que é e por que a segmentação de persona é importante.

O que é segmentação de persona no marketing e por que ela é importante?

O que é segmentação de persona?

A segmentação de persona está identificando e categorizando personas semelhantes juntas. Você pode usar vários métodos de segmentação de acordo com seu negócio e seus objetivos.

Aqui estão algumas maneiras de segmentar suas personas, juntamente com exemplos para cada método:

Segmentação de persona: engajamento do produto

Você pode categorizar suas personas de compradores de acordo com a frequência com que usam seus produtos ou como estão engajados com sua marca, produtos ou serviços.

Por exemplo, vamos fingir que você oferece serviços domésticos de limpeza profunda. Crie mensagens de boletim informativo e promoções específicas para quanto tempo os clientes usam seus serviços.

Os clientes iniciantes podem receber um boletim informativo sobre uma oferta exclusiva para novas inscrições em serviços de teto e piso. Enquanto isso, os clientes que estão com você há anos devem receber uma oferta diferente.

Você deseja nutrir clientes passivos ou recompensar os defensores do seu negócio? Segmente-os de acordo com seus níveis de engajamento.

Entre em contato com clientes passivos, dizendo que sentiu falta de trabalhar com eles. Dê a seus defensores um voucher ou código exclusivo que eles possam compartilhar com seus familiares e amigos. Cada vez que eles indicam alguém com sucesso, eles recebem um desconto ou ganham pontos (se você tiver um sistema de pontos para cada transação).

Segmentação de persona: uso de recursos do produto

Você oferece um produto que diferentes clientes usam por seus diferentes recursos? Você pode segmentar as personas de acordo com a forma como elas usam os recursos do seu produto.

Por exemplo, meu marido e eu somos usuários registrados de um aplicativo de monitoramento de corrida e ciclismo, mas o usamos de maneira diferente. Meu marido adora bater recordes pessoais, então ele tem uma assinatura paga mensalmente. Enquanto isso, sou o menos competitivo e o usuário com assinatura gratuita.

Cada vez que sincronizo um treino, recebo um e-mail sobre meus dados de frequência cardíaca ausentes. É um empurrão sutil do aplicativo para sincronizar meus dados de saúde, que é um recurso disponível apenas para assinantes pagos. Uma frase de chamariz de “Inicie sua avaliação gratuita” está abaixo dos dados da zona de frequência cardíaca.

Da mesma forma, você pode criar personas de usuários gratuitos e usuários pagos, se isso se aplicar ao seu negócio. Você pode criar um calendário de marketing de conteúdo que atenda a ambos. Dependendo dos objetivos da sua empresa, você pode focar em um ou em outro.

Segmentação de persona: Canais online

Com certeza você usará diversos canais para se comunicar com seu público. Segmente suas personas de acordo com seus canais preferidos. Dessa forma, você pode examinar em qual canal deve se concentrar e como pode atingir seus clientes de maneira eficaz.

Você tem clientes que são usuários assíduos de mídias sociais? Segmente os dados demográficos de suas personas na plataforma de mídia social que eles usam com mais frequência.

Você tem personas que lêem as notícias online? Você pode alcançá-los por meio de publicidade gráfica.

Você tem personas que estão procurando ativamente por sua marca ou serviço? Eles podem estar procurando por você nos motores de busca. Você pode otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa e convidá-los a se inscrever em um boletim informativo.

Segmentação de persona: interação do usuário

Seus clientes usam seu produto, mas interagem com ele de várias maneiras?

Digamos que você seja um provedor de serviços de entrega de comida. Você pode segmentar suas personas de acordo com a forma como elas interagem com seu serviço. Você pode criar mensagens e programas para diferentes segmentos: os restaurantes com os quais você trabalha, o entregador ou os clientes que fazem pedidos pelo seu aplicativo.

Leia também sobre o artigo acima clicando aqui

Por que a segmentação de personas é importante no marketing?

Agora que definimos a segmentação da persona do comprador e fornecemos alguns métodos de segmentação, vamos ver por que ela é importante para sua estratégia de marketing e seus negócios.

A segmentação de persona em marketing permite:

1. Comunique-se de forma mais eficaz com seus diferentes clientes — e até mesmo com clientes em potencial.

Ao entender os pontos problemáticos, valores e atitudes de seus clientes em relação à sua marca por meio de personas, você pode atender às necessidades deles e abordá-los adequadamente. Você está atendendo às necessidades de um segmento específico de buyer persona? Se sim, como e por qual canal pretende se comunicar com eles?

2. Identifique quais canais usar ao chegar aos seus clientes e quais os principais pilares de comunicação que você deve usar.

Segmentar suas personas de acordo com o consumo de mídia dá uma ideia de qual canal você deve focar. Isso também permite que seus clientes sintam que estão conectados com você: você sabe onde alcançá-los e o que dizer.

3. Identifique onde os clientes estão no funil do comprador.

Você pode segmentar suas buyer personas de acordo com sua localização no funil de compra. Isso permitirá que você saiba o nível de interesse deles em seu produto. Você tem um segmento de buyer persona no topo do funil? Você pode ter clientes em potencial interessados ​​em seus serviços que estão no topo do funil e será necessário mais esforço para convertê-los.

4. Alimente efetivamente os clientes que estão nos diferentes estágios do funil de compra.

Agora que você segmentou suas buyer personas de acordo com sua posição no funil de compra, é hora de agir. Alimente seus clientes através do canal certo e com as mensagens apropriadas, e eles podem deslizar ainda mais para baixo no funil.

5. Identifique os segmentos nos quais você deve concentrar seu tempo, orçamento e recursos.

Você pode categorizar suas personas de acordo com o quão engajadas elas estão e quais ocupam mais tempo e recursos. Ao segmentar suas personas dessa maneira, você pode distribuir estrategicamente o tempo e o orçamento de sua equipe de marketing.

Você pode alocar um tempo mínimo para seu segmento de persona de comprador de alto volume, mas menos engajado. Dessa forma, você pode dedicar mais tempo ao seu segmento de persona de baixo volume, mas altamente engajado.

Pronto para segmentar suas buyer personas?

Se elaborar estratégias de marketing para suas diferentes segmentações de buyer persona parecer assustador para você, a equipe de especialistas em marketing digital da MidiaPro terá prazer em ajudar.

Nossa plataforma proprietária de marketing digital, facilitará o acompanhamento do desempenho do marketing digital, a realização de pesquisas do setor para que você possa criar personas precisas, calcular o ROI e tomar decisões estratégicas.

Entre em contato conosco on-line para saber mais sobre segmentação de persona em marketing!

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