O que é SEO no marketing digital? O SEO no marketing digital é uma estratégia que foca na presença do seu site nos resultados de busca. Envolve várias técnicas para ajudá-lo a melhorar seus rankings.
A otimização do mecanismo de pesquisa (SEO) é um componente crítico da sua estratégia de marketing digital. Ele pode ajudar mais membros de seu público-alvo a descobrir sua empresa on-line, para que você possa expandir seu alcance e aumentar sua receita.
Nesta página, abordaremos os fundamentos do SEO e responderemos a algumas perguntas comuns, incluindo:
Então, continue lendo para obter todas as suas perguntas respondidas!
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O que é SEO no marketing digital?
O SEO no marketing digital é uma estratégia que foca na presença do seu site nos resultados de busca em buscadores como o Google. Envolve o uso de várias técnicas para melhorar seu site para ajudar os mecanismos de pesquisa e os consumidores a entender melhor seu site.
Como funciona o SEO no marketing digital?
Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “o que é SEO no marketing digital”, vamos ver como funciona.
Ao implementar uma estratégia de SEO, você otimiza seu site para aparecer nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) para palavras-chave e frases relacionadas ao seu negócio. Você também enviará as URLs do seu site para o Google (e outros mecanismos de pesquisa) para que possam aparecer nas SERPs.
Palavras-chave são as palavras e frases que seu público-alvo pesquisa online. Por exemplo, se sua empresa vende tênis de corrida, seu público-alvo pode pesquisar usando palavras-chave como “tênis de corrida” ou “tênis de corrida femininos” e outras variações.
Os mecanismos de pesquisa gostam de fornecer a melhor experiência para seus usuários, e é por isso que eles têm centenas de fatores de classificação que determinam seu lugar nas SERPs. Os mecanismos de pesquisa desejam mostrar aos usuários os melhores sites nos resultados para fornecer as informações de que precisam.
Com o SEO, você implementará técnicas que melhoram a experiência do usuário em seu site para garantir que seu site forneça respostas às perguntas do público. Alguns exemplos de técnicas de SEO incluem:
Quando você implementa uma estratégia de SEO, suas melhorias enviarão sinais positivos aos mecanismos de pesquisa de que seu site agrega valor aos usuários. Como resultado, os mecanismos de pesquisa classificarão seu site mais alto nas SERPs.
Alcançar o primeiro lugar nos resultados da pesquisa é essencial porque 75% dos usuários não clicam além da primeira página de resultados.
Como funcionam os motores de busca?
O centro do SEO – a estrutura do mecanismo de pesquisa – é a chave para entender por que os SERPs exibem certas páginas em detrimento de outras. Os mecanismos de pesquisa são sistemas intrincados que estudam todos os sites da Internet e organizam as informações para você.
Então, como mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo digerem uma quantidade tão grande de dados? Os mecanismos de pesquisa passam por três etapas – rastreamento, indexação e classificação – para produzir os resultados mais fortes.
A anatomia de um resultado de pesquisa
Vamos começar nos aprofundando na aparência de uma página de resultados do mecanismo de pesquisa. Uma SERP consiste em resultados pagos e orgânicos.
Os resultados pagos consistem em sites que pagaram ao Google para aparecer no topo dos resultados de pesquisa. Você pode identificá-los pela tag “patrocinada” que aparece acima do título.
Após os três resultados pagos, você verá a lista completa de resultados orgânicos que compõem o restante da página. Esses resultados consistem em sites que não pagaram para aparecer nos resultados. O Google escolheu esses sites para aparecer com base em vários fatores de classificação, como relevância, segmentação por palavra-chave, experiência do usuário e muito mais.
Rastreamento e indexação
Os mecanismos de pesquisa usam bots especiais ou rastreadores de pesquisa para inspecionar todos os cantos e recantos da Internet.
Eles encontram sites “rastejando” de URL para URL e, à medida que avançam pelas páginas, os bots examinam o texto principal e as partes suplementares da página.
Os bots de pesquisa coletam esses detalhes em um índice abrangente e são classificados em categorias com base no título, URL, mídia e texto. Esse conjunto de sites é explorado mais tarde, quando alguém pesquisa palavras relacionadas.
O mecanismo de rastreamento também segue os links nas páginas, que funcionam como trilhas na web. Se o seu site não for fácil de localizar pelos rastreadores, eles podem permanecer invisíveis para os mecanismos de pesquisa e deixados de fora do índice.
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Classificação
O conteúdo do índice serve como candidato para pesquisas, e outros algoritmos determinam o quão bem ele corresponde aos termos de pesquisa ou “palavras-chave”.
Se a página for informativa, confiável e atender a vários outros padrões, ela terá uma classificação melhor.
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Qual é a diferença entre pesquisa orgânica e pesquisa paga?
Quando se trata de entender o SEO no marketing digital, é essencial entender o SEO orgânico e a pesquisa paga, e como eles diferem.
A diferença entre pesquisa orgânica e pesquisa paga é que a pesquisa orgânica é gratuita e a pesquisa paga é paga.
Quando você envia uma pesquisa para um mecanismo de pesquisa, os resultados exibem listagens pagas e orgânicas – as listagens pagas terão a palavra “Anúncio” anexada a elas. Clique em uma listagem paga e o anunciante pagará por esse clique. Clique em uma listagem orgânica e o proprietário do site não pagará nada.
SEO tem tudo a ver com melhorar sua classificação nos resultados de pesquisa orgânica.
Embora a pesquisa paga seja valiosa e tenha seus usos, o retorno sobre o investimento (ROI) da pesquisa orgânica torna o SEO um investimento inteligente para qualquer empresa. É por isso que é importante aprender o que é SEO e como o SEO funciona, porque você pode usar esse conhecimento para melhorar as classificações dos resultados de pesquisa e os números de tráfego do seu site.
Como o SEO no marketing digital se compara ao SEM e ao PPC?
Ao explorar as estratégias de SEO, você pode encontrar os termos marketing de mecanismos de pesquisa (SEM) e publicidade paga por clique (PPC). Se você está se perguntando quais são esses termos e como eles diferem do SEO, nós o cobrimos.
SEO vs. SEM
Como discutimos acima, o SEO se concentra em melhorar a classificação do seu site nos resultados da pesquisa orgânica. Esses são os resultados exibidos abaixo dos resultados patrocinados (pagos).
SEM, por outro lado, é um termo abrangente que se concentra em melhorar suas classificações nos resultados orgânicos e pagos. Como resultado, se você implementar uma estratégia SEM, você lançará anúncios que aparecem na parte superior e inferior dos resultados de pesquisa.
SEO x PPC
PPC é uma estratégia de publicidade digital que envolve o lançamento de anúncios em mecanismos de pesquisa como o Google. Muitas vezes, é chamado de pesquisa paga.
Com o PPC, você fará lances em palavras-chave e frases que deseja que seu site apareça nos resultados do mecanismo de pesquisa.
Portanto, o PPC se concentra no lado pago do marketing de mecanismos de pesquisa, enquanto o SEO se concentra no lado orgânico (gratuito).
Quais são os benefícios do SEO no marketing digital?
O SEO é uma estratégia essencial que pode ajudar sua empresa a crescer e alcançar novos patamares. Confira abaixo mais benefícios do SEO no marketing digital:
- Aumentar a visibilidade online: O SEO ajuda você a aumentar sua visibilidade online e o reconhecimento da marca. Quando você implementa uma estratégia de SEO para o seu negócio, seu site aparecerá mais alto nos resultados da pesquisa. Isso significa que mais membros do seu público-alvo descobrem sua empresa online.
- Aumentar o tráfego do site: Você pode direcionar mais tráfego para seu site ao aumentar sua classificação nas SERPs. Como resultado, mais usuários visitam seu site, leem seu conteúdo e verificam seus produtos e serviços para aumentar as vendas e a receita de sua empresa.
- Destaque-se dos concorrentes: O SEO permite que você supere seus maiores concorrentes nos resultados da pesquisa. Isso significa que você pode aumentar sua credibilidade como especialista em seu campo para ofuscar seus concorrentes e atrair novos clientes.
O SEO é uma estratégia valiosa que permite adquirir novos clientes e promover continuamente seus produtos e serviços on-line para gerar mais vendas e receita para sua empresa.
Quais são os tipos de SEO no marketing digital?
Antes de começar a implementar uma estratégia de SEO para sua empresa, é essencial primeiro entender os diferentes tipos de SEO, também conhecidos como pilares do SEO.
Aqui estão os quatro tipos de SEO no marketing digital:
1. SEO na página
O que é SEO na página? SEO na página refere-se a otimizações que ocorrem diretamente em seu site para melhorar seu SEO. Com o SEO na página, você se concentra em garantir que seu site seja fácil de usar e forneça valor aos usuários, respondendo às suas perguntas e fornecendo soluções para suas consultas.
Aqui estão alguns elementos que você pode focar em otimizar com SEO on-page:
O SEO na página permite que você melhore seu site para ajudar os usuários e os mecanismos de pesquisa a entender melhor seu site. Por exemplo, ao otimizar seus títulos, você pode informar os mecanismos de busca e os usuários sobre o assunto da sua página. Como resultado, você pode aumentar sua classificação e incentivar os usuários a clicar em seu site.
2. SEO fora da página
SEO fora da página refere-se a otimizações que ocorrem fora do seu site. Com o SEO fora da página, você se concentra na autoridade do seu site. Embora seu site ou autoridade de domínio não seja um fator oficial de classificação do Google, ele pode ajudar a aumentar sua classificação criando um site com conteúdo valioso ao qual as pessoas e os sites têm links.
Esse processo pode envolver a obtenção de links de outros sites, compartilhamentos em plataformas de mídia social e outras menções de seu site na Internet. O SEO fora da página pode incluir:
Sua autoridade pode determinar se os mecanismos de pesquisa e os usuários veem sua empresa como especialista em seu campo. E uma alta autoridade ajudará sua reputação online e as classificações de pesquisa a florescer.
3. SEO técnico
O SEO técnico refere-se a otimizações que tornam seu site fácil de usar e entender para rastreadores e usuários de mecanismos de pesquisa. Rastreadores de mecanismos de pesquisa indexam páginas e sites para mecanismos de pesquisa. Em outras palavras, os rastreadores do mecanismo de pesquisa ajudam os mecanismos de pesquisa a armazenar os dados de sua página e site para usar em pesquisas futuras.
Com o SEO técnico, você se concentra em otimizar o back-end do seu site, como:
O design, a navegação e a velocidade de carregamento da página afetam a facilidade com que seu público e rastreadores podem usar e entender seu site. Quando seu site carrega rapidamente e garante que os usuários possam encontrar facilmente as informações de que precisam, você pode ajudar seu site a ter uma classificação mais alta nas SERPs.
4. Conteúdo
O último tipo de SEO é o conteúdo. O conteúdo é o pão com manteiga do seu site. Ele fornece aos usuários e mecanismos de pesquisa informações essenciais sobre sua empresa, como o que você faz e quais tipos de produtos e serviços oferece.
A criação de conteúdo também permite inserir palavras-chave de alto valor em todo o site para aumentar suas oportunidades de classificação mais alta nos resultados da pesquisa. Existem vários tipos de conteúdo que você pode criar para o seu negócio, incluindo:
Seu conteúdo funciona de mãos dadas com sua estratégia de SEO para promover seus produtos e serviços para mais usuários on-line, para que você possa gerar mais vendas e receita para sua empresa.