Shadowbanning ocorre quando uma rede social silencia a conta de um usuário sem informá-lo. Um usuário shadowbanned ainda pode visualizar e interagir com o conteúdo do site, mas seus comentários e conteúdo não são mais visíveis para outros usuários.
A prática pode ter impactos negativos significativos na visibilidade do marketing de uma empresa, uma vez que os clientes deixarão de ver e interagir com a marca. Continue lendo para saber como saber se sua conta foi banida e corrigi-la ou evitá-la.
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Qual é o propósito do shadowbanning?
Agora que respondemos: “O que é shadowbanning”, você pode se perguntar qual é o propósito disso.
Shadowbanning é uma forma “educada” de se livrar de encrenqueiros, especialmente spammers. Os usuários que se envolvem em uma plataforma para enviar spam ou trollar outras pessoas tornam a experiência menos agradável para todos. A esperança era que ao retirar o incentivo – a interação – o hóspede indesejado perdesse o interesse e seguisse em frente.
O Shadowbanning ainda permite que essas pessoas acessem seu conteúdo, mas não podem interagir com ele. Portanto, ainda permite que façam parte da comunidade, mas desencoraja o comportamento indesejável exibido nas interações.
Como posso saber se fui banido pelas sombras?
Felizmente, descobrir um shadowban pode ser um processo razoavelmente simples. Varia um pouco entre as plataformas, então vamos dar uma olhada em cada uma delas.
Banimento de sombra no Instagram
O Instagram é aquele que os usuários mais mencionam em relação ao shadowbanning. Se você notou uma queda significativa no engajamento ou nas curtidas, essa prática pode ser a causa.
Verifique o seu alcance nas análises de suas postagens, especialmente a métrica que indica a exposição a não seguidores. Você também pode criar uma postagem com uma hashtag exclusiva e apropriada e fazer com que não seguidores a procurem. Se não aparecer nos resultados, provavelmente você está enfrentando um shadowban.
Banimento de sombra no Twitter
O Twitter prioriza o conteúdo, mas não faz shadowban ativamente. Se o seu conteúdo não estiver aparecendo na função de pesquisa e o envolvimento médio do tweet mostrar uma diminuição acentuada, isso pode significar que você recebeu um rótulo de usuário de “má-fé”.
A principal forma de identificar se sua conta está na lista de má-fé é a incapacidade de responder aos tweets de outras pessoas. As contas que violam os termos de serviço normalmente recebem um aviso de suspensão e um tempo limite na “prisão do Twitter”.
Banimento de sombra no Facebook
Da mesma forma, um usuário que esteja enfrentando um shadowban no Facebook notará uma diminuição na atividade de postagem. Para as empresas, isso pode ser mais complexo de determinar.
O algoritmo do Facebook suprime naturalmente as páginas comerciais nos feeds dos usuários para encorajar mais promoções pagas. Considere se você gastou dinheiro promovendo uma postagem antes de comparar as métricas de atividade.
Você também pode pedir a um colega de trabalho, amigo ou familiar para pesquisar seu conteúdo. Se não aparecer, um shadowban pode ser a causa.
Banimento de sombra no TikTok
Assim como no Instagram, você pode compartilhar uma postagem com hashtag e pesquisar para ver se ela aparece nos resultados. Examinar as análises “Para você” e de visualização de página também pode lançar alguma luz sobre o que está acontecendo.
Como consertar o shadowbanning
Após um shadowban, o reparo de sua conta comercial pode variar de etapas básicas a etapas mais complexas. O processo para recuperar seu status anterior difere entre as plataformas.
Para algumas infrações, é simplesmente uma questão de tempo. A prisão do Twitter e as penalidades do Instagram por exceder os limites diários são resolvidas conforme o tempo passa. Outras plataformas podem exigir que você envie uma solicitação de revisão ou responda a apelações.
Violações repetidas podem resultar em shadowbanning permanente.
Como evitar o shadowbanning
A maneira mais fácil de resolver o shadowbanning é tomar medidas proativas para evitá-lo. Siga sempre as regras da plataforma e poste conteúdo de alta qualidade.
Aqui estão algumas maneiras de evitar o shadowbanning de sua conta:
1. Jogue de acordo com as regras
Cada plataforma tem seus termos e condições e você concorda em cumpri-los ao criar sua conta. Violá-los com muita frequência pode resultar em um shadowban para sua empresa.
Por exemplo, o Instagram não gosta de nenhuma atividade que pareça spam ou fora do normal. Usar muitas hashtags ou táticas desaprovadas para aumentar o engajamento e os seguidores pode causar problemas. Eles também podem penalizar sua conta por muita atividade em um período de tempo muito curto, pois parece um bot.
2. Preste atenção às suas hashtags
A maioria das plataformas de mídia social suporta o uso de hashtags. As empresas se beneficiam deles por meio de maior envolvimento e reconhecimento da marca.
No entanto, essas redes também têm muitas hashtags que foram banidas. As razões por trás de alguns são aparentes, como palavrões. Outros parecem inocentes, como #adulting ou #kansas.
Freqüentemente, essas hashtags acabam em uma lista devido a abusos, como adicioná-las a conteúdo impróprio ou enganoso. As empresas que os utilizam involuntariamente estão essencialmente garantindo que suas postagens não tenham alcance.
Outra consideração para adicionar hashtags é sua tendência. Surtos inesperados de atividade em torno de um levantam ceticismo dentro da plataforma. Qualquer suspeita de fraude pode resultar em shadowban.
3. Crie conteúdo de alta qualidade
Nem toda falta de engajamento se deve a um shadowban. Seu público diminuirá naturalmente se o seu conteúdo não atender às expectativas de qualidade. Evite copiar e colar repetidamente o mesmo conteúdo ou usar hashtags enganosas para obter tráfego e cliques – isso é apresentado como spam.
Os feeds das redes sociais representam um alvo atraente para spammers e para aqueles que espalham desinformação. Como resultado, as redes começaram a reprimir essas atividades, silenciando ou removendo contas. Essa possibilidade é outro motivo para garantir que seu conteúdo seja de alta qualidade e atenda aos padrões de credibilidade.
4. Obtenha ajuda profissional
Contratar uma agência de marketing de mídia social aumenta as chances de você não sofrer um shadowban não intencional. Os especialistas do setor estão familiarizados com a criação de hashtags relevantes para a marca e conteúdo de alta qualidade que seu marketing de mídia social precisa para ter sucesso.
Os especialistas em publicidade online também sabem como posicionar sua empresa como a solução para os desejos e necessidades dos clientes em potencial. Uma agência confiável pode ajudá-lo a aumentar seu alcance, atrair novos públicos e direcionar o tráfego do site com o plano certo implementado.
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