O que é um especialista em SEO? Um guia simples para entender SEOs

A person holding a smartphone displaying the Google search homepage with options for different search categories.

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

O que é um especialista em SEO?

Um especialista em otimização de mecanismos de busca (SEO) melhora a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa no Google, Bing e outros mecanismos de busca usando habilidades de pesquisa, escrita e análise.

Se seu site não for classificado e seus leads caírem — para quem você vai ligar? Um especialista em otimização de mecanismos de busca (SEO)!

Equipado com pacotes de prótons Com um arsenal de ferramentas de marketing, especialistas em SEO podem colocar seu site no topo dos resultados dos mecanismos de busca, para que você ganhe mais leads e receita.

Mas o que é um especialista em SEO e o que um especialista em SEO faz? Se você está procurando uma descrição de cargo de especialista em SEO, está aspirando a uma carreira em SEO ou quer contratar um especialista em SEO, este post responde a todas as suas perguntas candentes.

Continue lendo para saber mais ou escolha uma opção abaixo para começar!

Bônus: Se você está procurando contratar um profissional de SEO, nós temos o guia para você! Reivindique seu modelo gratuito de solicitação de proposta (RFP) de SEO e use-o ao entrar em contato com sua lista de profissionais de SEO!

Principais conclusões

  • Um especialista em SEO melhora a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa do Google, Bing e outros mecanismos de busca usando habilidades de pesquisa, escrita e análise.
  • Os principais aspectos do trabalho de um especialista em SEO são auditar sites e estratégias de SEO existentes, identificar e implementar estratégias de otimização, usar dados para avaliar e melhorar SEO e classificações
  • Algumas das tarefas diárias de um profissional de SEO incluem conduzir pesquisas de palavras-chave, analisar sites concorrentes, consultar clientes sobre seus objetivos de negócios e muito mais.
  • Para se tornar um especialista em SEO, muitas pessoas buscam um diploma de bacharel em negócios, marketing, jornalismo/comunicações ou área relacionada.

O que é um especialista em SEO?

Um especialista em SEO melhora a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa do Google, Bing e outros mecanismos de busca usando habilidades de pesquisa, escrita e análise.

Quais são as responsabilidades profissionais dos especialistas em SEO?

As descrições de cargos de especialistas em SEO variam de acordo com o tipo de empresa e se a posição é interna ou em uma agência, mas alguns dos principais aspectos do trabalho de um especialista em SEO são:

  • Auditoria de sites e estratégias de SEO existentes
  • Identificar e implementar estratégias de otimização
  • Usando dados para avaliar e melhorar SEO e classificações

Algumas das tarefas diárias de um profissional de SEO incluem:

  • Realizando pesquisa de palavras-chave
  • Analisando sites concorrentes
  • Consultoria com clientes sobre seus objetivos de negócios
  • Otimizando sites de clientes para mecanismos de busca com palavras-chave, backlinks, etc.
  • Calculando o ROI e preparando relatórios mensais de campanha de SEO
  • E muito mais!

Alguns profissionais de SEO têm diferentes conhecimentos, áreas de foco e processos — especialmente especialistas em SEO internos e de agências.

Insights de especialistas: Qual é o papel de um especialista em SEO?

Para lhe dar uma visão interna do que é um especialista em SEO e o que os especialistas em SEO fazem, nossos especialistas opinaram.

Um especialista em SEO é alguém com uma ampla gama de habilidades na área de SEO: a capacidade de fazer alterações em um site para ajudá-lo a ter um melhor desempenho nos mecanismos de busca.

Isso pode envolver muitas coisas, incluindo fazer alterações no conteúdo de um site, fazer alterações no código de nível de servidor, ajustar a estrutura de um site e muito mais. Os mecanismos de busca analisam muitos fatores diferentes quando avaliam um site, então um especialista em SEO precisa ter uma variedade de habilidades para ajudar a melhorar a visibilidade da pesquisa. Um especialista em SEO talentoso tem habilidades técnicas e conhecimento de marketing.

O papel de um especialista em SEO é monitorar tendências e novos lançamentos relacionados aos principais algoritmos dos principais mecanismos de busca, como Google e Bing, para determinar uma estratégia para melhor classificação de sites em resultados orgânicos na web.

Com base nessa análise e pesquisa do setor, determinamos o melhor curso de ação para o site e fazemos atualizações em aspectos como conteúdo da página, títulos e experiência do usuário, até itens mais técnicos, como velocidade da página, código HTML, tags de título, meta descrições e muito mais.

O objetivo ideal é atender às expectativas de um usuário com base em sua consulta de pesquisa com as informações que fornecemos na página em que ele acessa.

Diariamente, monitoramos sites para garantir que não haja problemas abrangentes, realizamos análises de concorrentes, revisamos classificações, analisamos ferramentas de análise para rastrear tráfego e desempenho, monitoramos dados de leads/receita e, em seguida, informamos e atualizamos os clientes sobre as ações tomadas.

Como se tornar um especialista em SEO

Se você está procurando dar o pontapé inicial na sua carreira em SEO, temos algumas dicas para você também! Para se tornar um especialista em SEO, muitas pessoas buscam um diploma de bacharel em:

  • Negócios
  • Marketing
  • Jornalismo / Comunicação
  • Ciência da Computação
  • Sistemas de Informação
  • Estatísticas
  • Ou um campo relacionado

No entanto, os requisitos específicos para trabalhar em SEO variam dependendo do seu empregador e da área de foco de SEO.

Quais habilidades um especialista em SEO precisa?

Nossa coordenadora sênior de aquisição de talentos, Emily Livingston, compartilhou as principais habilidades necessárias para ter sucesso como especialista em SEO.

1. Paixão e curiosidade pela indústria

Tornar-se um verdadeiro especialista em SEO significa que você permanece no topo da indústria — e não apenas porque você tem que estar! Encontrar sucesso em SEO significa que você gosta de aprender sobre tudo o que acontece na indústria em constante mudança. Você tem paixão por se manter atualizado sobre as últimas informações e usa esse insight para fortalecer seu trabalho.

Insights de especialistas de

“Os melhores especialistas em SEO mantêm o controle sobre as mudanças e tendências do setor porque gostam de se manter atualizados com os mais novos avanços no campo! Eles fazem um ótimo trabalho porque esse é o trabalho que eles amam fazer.”

2. Interesse em analisar métricas de desempenho

Uma parte fundamental de ser um especialista em SEO é analisar métricas de desempenho. Você precisa observar como seu site se sai nos mecanismos de busca, então precisa ter interesse em analisar métricas de desempenho e um desejo de aprender como melhorá-las.

3. Desenvoltura e criatividade

Se você quer se tornar um especialista em SEO, precisa ser engenhoso e criativo. SEO requer muitos testes e experimentações com novas ideias, então é bom ter habilidades nessas áreas.

“Nossos melhores profissionais de marketing mexem e não têm medo de tentar coisas novas. Usamos testes A/B para comparar quais estratégias podem funcionar melhor, para que possamos criar recomendações personalizadas para cada cliente.”

4. Ser um aprendiz contínuo

O setor de marketing está em constante evolução e mudança — o SEO evolui tão rápido quanto. É importante, como um profissional de SEO, ser um aprendiz contínuo que quer encontrar continuamente novas maneiras e oportunidades de melhorar sua estratégia de SEO.

“Nossos principais especialistas em SEO adoram fazer pesquisas independentes e fazer perguntas. Em um setor que muda rápida e frequentemente, cada projeto é uma oportunidade de aprendizado. Não há limite para as informações que podemos explorar.”

Para saber mais e ver vagas de SEO abertas na MidiaPro, acesse nossa página de carreiras e se candidate para fazer parte da nossa equipe!

Quais funções são semelhantes às de um especialista em SEO?

Se você está querendo se tornar um profissional de SEO, provavelmente vai se misturar com outras funções relacionadas ao marketing digital. Em algumas empresas, várias dessas funções podem ser mescladas com a do especialista em SEO.

Em outros, as funções serão separadas, e o especialista em SEO simplesmente trabalhará com as pessoas nessas funções.

As funções em questão incluem:

  • Gerente de marketing digital: Gerentes de marketing digital são responsáveis ​​por lidar com uma variedade de estratégias digitais, sendo SEO uma delas. Pessoas nessa posição podem gerenciar sozinhas todo o marketing digital, ou podem supervisionar a equipe de pessoas que o fazem.
  • Especialista em SEM: Especialistas em marketing de mecanismos de busca (SEM) são semelhantes aos profissionais de SEO, pois se concentram em mecanismos de busca, mas seu foco tende a ser mais em publicidade paga do que em SEO orgânico.
  • Gerente de marketing por e-mail: Os gerentes de marketing por e-mail cuidam de todas as campanhas de e-mail, desenvolvendo e enviando diferentes tipos de e-mails de marketing para leads e clientes.
  • Especialista em mídias sociais: Especialistas em mídias sociais realizam campanhas em diversas plataformas de mídia social para atrair engajamento e divulgar a empresa.

Como faço para encontrar e contratar um especialista em SEO?

Quer trabalhar com um especialista em SEO para aumentar a classificação do seu site, mas não sabe como começar?

Aqui estão algumas dicas rápidas para contratar um especialista em SEO:

  • Faça perguntas sobre sua experiência com SEO
  • Veja as avaliações para ver o que as pessoas dizem sobre seus serviços
  • Verifique os preços para ter certeza de que cabem no seu orçamento
  • Pergunte quais seriam os primeiros passos se você os contratasse
  • Pergunte como eles se comunicam sobre seus projetos

Precisa de mais ajuda para contratar um especialista em SEO? Confira estes recursos:

Dica profissional: Antes de contratar um especialista em SEO, certifique-se de saber o que seus planos e preços incluem. Na MidiaPro, nossos especialistas em SEO seguem o processo ROCKET SEO, que inclui:

  • Pesquisar
  • Otimização
  • Contente
  • Palavras-chave
  • Mídia conquistada e links
  • Testando

Para saber mais sobre nossos preços transparentes e como é trabalhar com especialistas em SEO na MidiaPro, confira nossos pacotes personalizados de SEO!

Dê o próximo passo na sua jornada de SEO!

Espero que este post tenha respondido às suas perguntas candentes sobre o que é um especialista em SEO e o que ele faz. Se você estiver pronto para dar o próximo passo em sua jornada, não exite em nos procurar.

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!