O que é uma análise de site concorrente? (E como fazer uma)

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Saiba como usar a análise de site concorrente nesta leitura esclarecedora…

Seu maior concorrente acaba de lançar uma nova estratégia de marketing digital na esperança de expandir seu público e aumentar a receita. Sendo os primeiros no setor a usar a estratégia, eles esperam que seja um sucesso fácil. Pouco tempo depois, porém, sua empresa começa a implementar a mesma técnica, superando seu concorrente para reivindicar seu tráfego.

É uma grande vitória para sua empresa — mas como você sabia qual era a nova estratégia do seu concorrente?

A resposta é que você conduziu uma análise do site do seu concorrente para ver quais táticas de marketing eles estavam usando e então empregou essas táticas no seu marketing. Este exemplo ilustra os benefícios da análise do concorrente. É quase tão importante analisar os sites dos seus concorrentes quanto analisar o seu próprio site.

Mas o que exatamente é análise de site de concorrente e como você pode usá-la? Continue lendo para saber mais. Então considere fazer parceria com a equipe de especialistas da MidiaPro para nossos serviços de análise de concorrente.

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O que é uma análise de site concorrente?

A análise do site do concorrente é a análise das estratégias e táticas de marketing de um concorrente. A ideia é descobrir como você pode usar seu marketing para igualar ou superar o deles. A maneira como você monitora seus concorrentes pode variar, desde uma olhada rápida nos resultados de pesquisa de uma palavra-chave até uma análise completa, orientada por software.

De qualquer forma, o objetivo é se manter informado sobre o que eles estão fazendo.

Por que você deve executar uma análise do site do concorrente?

Quando seus concorrentes implementam estratégias novas e eficazes, você vai querer saber sobre isso. Qualquer estratégia bem-sucedida que eles empregam é um prejuízo para seu marketing, e a única maneira de combatê-la é descobrir o que é e responder de acordo. Claro, a análise da concorrência também pode dizer o que seus concorrentes não são fazendo.

Ele pode mostrar os pontos fracos no marketing deles para que você possa otimizar suas campanhas para tirar vantagem dessas fraquezas. Não importa como você faça isso, a análise da concorrência é uma tática crítica para se manter à frente.

Como você pode conduzir uma análise do site do concorrente?

Quando você monitora o marketing dos concorrentes, você aprende muito sobre como otimizar suas campanhas. Mas como você faz isso?

Qual processo você deve seguir para realizar uma análise da concorrência? Aqui estão três etapas que você deve seguir quando quiser analisar os sites dos seus concorrentes.

1. Identifique seus concorrentes

É difícil monitorar concorrentes quando você nem sabe os nomes deles. É por isso que, antes de fazer qualquer outra coisa, você precisa identificar seus concorrentes. Você pode já saber de vários concorrentes diretos e, se sim, pode listá-los desde o início.

Mas você também vai querer conduzir uma pesquisa mais completa para ter certeza de que sabe quais empresas observar. Já que você está procurando analisar sites, a melhor maneira de encontrar seus concorrentes é ver quais sites de empresas têm alta classificação no Google. Tente pesquisar algumas palavras-chave principais relacionadas ao seu negócio.

O que é uma análise de site concorrente? (E como fazer uma)

Por exemplo, se você vende carros no Rio de Janeiro, tente pesquisar “concessionária de carros RJ”. Então veja quais sites têm a classificação mais alta para essas palavras-chave. Os resultados devem lhe dar uma lista sólida de concorrentes para usar.

2. Determine quais informações você está procurando

Visitar o site de um concorrente e então navegar sem rumo na esperança de encontrar algo útil não é a maneira certa de conduzir uma análise do site do concorrente. Você precisa entrar com um conceito claro do que está procurando aprender. Aqui estão alguns exemplos de coisas que você pode procurar nos sites dos seus concorrentes:

Ao ter um objetivo, você será muito mais eficiente em sua busca. Vá focando na informação específica que você quer, e faça isso com as melhores ferramentas para encontrar essa informação.

3. Realize uma análise SWOT

Depois de saber quem e o que você está monitorando, é hora de entrar e começar sua análise. Especificamente, você deve conduzir uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) de seus concorrentes. Digamos que você esteja procurando as palavras-chave que um concorrente almeja em seu conteúdo.

Você deve tentar fazer perguntas como:

  • Quais palavras-chave estão trazendo sucesso para esse concorrente e que você poderia considerar implementar?
  • Quais palavras-chave não estão funcionando bem para este concorrente?
  • Quais palavras-chave são deste concorrente não segmentação que você pode segmentar para obter tráfego?
  • Quais palavras-chave esse concorrente está segmentando que representam uma ameaça ao seu marketing, como as palavras-chave da marca da sua empresa?

Depois de concluir sua análise SWOT, você terá um roteiro de como otimizar seu marketing.

Quais são as melhores ferramentas de análise de sites concorrentes?

A análise da concorrência nem sempre significa visitar os sites dos seus concorrentes e procurar informações superficiais. Muitas vezes, requer ferramentas ou softwares especializados para se aprofundar nos dados disponíveis.

Felizmente, há muitos recursos online disponíveis para ajudar você a monitorar os sites dos concorrentes e extrair dados relevantes deles. Aqui estão quatro das melhores ferramentas que você pode considerar usar para a análise do site do seu concorrente!

1. Espião Fu

Espião Fu é uma ferramenta excelente para cobrir os fundamentos da análise de concorrentes. Para começar, ela permite que você veja o quão alto as páginas de um site estão classificadas no Google para palavras-chave específicas. Ela também permite que você veja quantos backlinks um site tem, indicando o quão respeitável o Google o vê.

2. Alexa

Alexa oferece muitos dos mesmos benefícios do SpyFu, com uma adição notável — ele pode lhe dar insights sobre o tráfego de um site. Um site pode ser otimizado para uma palavra-chave, mas ainda assim não gerar muito tráfego. Alexa permitirá que você veja quantos usuários estão visitando o site.

3. SEMrush

Assim como Alexa, SEMrush baseia-se nos recursos oferecidos pelo SpyFu. Além de permitir que você visualize coisas como classificações e backlinks, ele pode fornecer insights sobre a presença de uma empresa nas mídias sociais — outra ferramenta de marketing poderosa que vale a pena monitorar.

Mudanças em seu marketing ajudarão você a superar seus concorrentes, dando a você o poder de tomar decisões baseadas em dados sobre sua estratégia de marketing digital.

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FAQ – Análise de site de concorrente

O que é uma análise de site de concorrente?

A análise do site do concorrente é a análise das estratégias e táticas de marketing de um concorrente. A ideia é descobrir como você pode usar seu marketing para igualar ou superar o deles. A maneira como você monitora seus concorrentes pode variar, desde uma olhada rápida nos resultados de pesquisa de uma palavra-chave até uma análise completa, orientada por software.

Por que devo executar uma análise do site do concorrente?

Quando seus concorrentes implementam estratégias novas e eficazes, você vai querer saber sobre isso. Qualquer estratégia bem-sucedida que eles empregam é um prejuízo para seu marketing, e a única maneira de combatê-la é descobrir o que é e responder de acordo. A análise da concorrência também pode revelar os pontos fracos no marketing deles para que você possa otimizar suas campanhas.

Como posso conduzir uma análise do site do concorrente?

Para conduzir uma análise do site do concorrente, você deve primeiro identificar seus concorrentes, determinar as informações que está procurando e realizar uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Existem ferramentas especializadas como o Espião Fu, Alexa e SEMrush.

Quais são as melhores ferramentas de análise de sites de concorrentes?

Algumas das melhores ferramentas para análise de sites de concorrentes incluem o Espião Fu, Alexa e SEMrush. Essas ferramentas oferecem insights sobre as estratégias de marketing, classificações no Google, backlinks, tráfego de página e outras métricas relevantes.

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