O que é visibilidade de SEO?
A visibilidade de SEO é uma medida da visibilidade do seu site no Google – ou seja, quão fácil é para as pessoas encontrarem o seu site nos resultados de pesquisa do Google.
Todo mundo quer se sentir visto. Mas quando se trata da presença online da sua empresa, não é apenas um desejo – é uma necessidade. Se ninguém encontrar sua empresa online, ninguém comprará de você. É simples assim.
É por isso que a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é uma estratégia de marketing tão importante. Ele permite que você obtenha a classificação do seu site nos resultados de pesquisa onde as pessoas podem encontrá-lo. Na verdade, a visibilidade do SEO é uma das métricas mais importantes para a sua empresa.
Mas espere – o que é exatamente visibilidade de SEO? Bem, é exatamente sobre isso que falaremos nesta página. Abaixo, abordaremos os seguintes tópicos:
Sumário
O que é visibilidade de SEO?
A visibilidade de SEO – também conhecida como visibilidade de pesquisa ou visibilidade do mecanismo de pesquisa – é uma medida da probabilidade de os usuários verem seu site nos resultados de pesquisa do Google. Alguns profissionais de marketing medem isso por quantos cliques você ganha. Normalmente, porém, o que importa é quantas pessoas veem seu site, e não quantas clicam nele.
Como você pode descobrir a visibilidade do seu mecanismo de pesquisa?
A visibilidade da pesquisa nem sempre é uma métrica rígida e mensurável. E mesmo quando é, é subjetivo, por isso existem diferentes formas de medi-lo, incluindo:
- Impressões
- Cliques
- Classificações
- E mais!
Além disso, você pode medir a visibilidade de páginas específicas em pesquisas específicas ou pode medir a visibilidade de todo o seu site.
Por todas essas razões, não posso lhe entregar uma fórmula específica para calcular sua visibilidade nos resultados de pesquisa. Dito isto, se for realmente importante para você definir um número concreto para essa métrica, existem várias ferramentas diferentes que você pode usar. SEMrush , por exemplo, possui um sistema que utiliza para calcular a visibilidade da sua pesquisa. Você pode acessar esse sistema por meio da ferramenta.
O que determina a visibilidade da sua pesquisa?
A visibilidade da pesquisa está diretamente ligada às classificações. Seu site só será visível para uma determinada palavra-chave se for classificado para esse termo. E quanto mais alta for a classificação, mais visível será.
Por causa disso, os fatores que afetam sua visibilidade são os mesmos que afetam suas classificações nos mecanismos de pesquisa. O Google considera vários fatores de classificação, e nem todos eles são oficialmente confirmados, por isso é impossível fornecer uma lista abrangente de todos os fatores que afetam sua visibilidade.
Dito isto, alguns dos maiores incluem:
- Otimização para dispositivos móveis
- Backlinks
- Segurança do site
- Intenção de pesquisa
- E muito mais!
Basicamente, quanto mais você otimizar seu site para SEO , mais sua visibilidade de pesquisa melhorará.
Como aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa?
Naturalmente, você deseja que sua visibilidade de SEO seja a mais alta possível. Então, o que você pode fazer para aumentá-lo?
Como acabamos de estabelecer, há vários fatores que contribuem para a sua visibilidade. Mas se você deseja fazer grandes avanços para melhorar sua visibilidade, temos algumas dicas que você definitivamente deve seguir. Essas dicas incluem:
- Segmente palavras-chave de cauda longa
- Use design responsivo
- Otimize a velocidade da sua página
- Ganhe backlinks confiáveis
Continue lendo para saber mais sobre cada um.
1. Segmente palavras-chave de cauda longa
Se você está familiarizado com SEO, sabe que uma das etapas mais fundamentais envolvidas nele é a pesquisa e integração de palavras-chave. Ao direcionar palavras-chave específicas em seu site, você pode sinalizar ao Google que deve ser classificado de acordo com esses termos.
Mas é importante direcionar as palavras-chave certas . Mais especificamente, você deve tentar segmentar palavras-chave de cauda longa , que são aquelas com várias palavras. Por que segmentar essas palavras-chave? Porque são mais específicos, o que significa que atingem um público mais preciso e têm menos concorrência nos resultados de pesquisa.
Por exemplo, compare os resultados da pesquisa para a palavra-chave de cauda curta “contabilidade”…
… com os resultados para a palavra-chave de cauda longa “serviços de contabilidade no Rio de Janeiro”.
Como você pode ver, a palavra-chave “contabilidade” é muito vaga e os principais resultados da pesquisa são todos informativos. Mas a segunda palavra-chave é muito mais específica, por isso vemos que algumas empresas de contabilidade chegaram aos primeiros resultados.
Como as palavras-chave de cauda longa são mais específicas, isso significa que é muito mais fácil obter uma classificação elevada para essas palavras-chave, aumentando a visibilidade da sua pesquisa.
2. Use design responsivo
Quando o Google classifica as páginas, ele usa algo chamado indexação que prioriza dispositivos móveis . Isso significa que ele classifica as páginas com base em suas versões móveis – mesmo em pesquisas feitas em um computador desktop. Portanto, se você deseja que seu site tenha alguma chance de classificação nos resultados de pesquisa, você precisa que ele seja compatível com dispositivos móveis.
Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é usar design responsivo . Esse é um tipo de web design em que os elementos da sua página serão reorganizados para caber na tela onde aparecem. Portanto, a versão desktop de um site será um pouco diferente de uma versão móvel.
Ter um site compatível com dispositivos móveis ajudará você a ter uma classificação mais elevada, aumentando sua visibilidade de pesquisa. Além disso, isso resultará em mais cliques.
3. Otimize a velocidade da sua página
Outro contribuinte vital para a sua classificação é a velocidade da sua página . Se o seu site demorar uma eternidade para carregar, ninguém vai querer visitá-lo. Como resultado, o Google irá classificá-lo muito mais baixo. Na verdade, Core Web Vitals – uma coleção de métricas relacionadas ao tempo de carregamento da página – são um dos fatores de classificação mais importantes.
Então, como você pode ajudar suas páginas a carregar mais rápido? Existem algumas coisas diferentes que você pode fazer, incluindo:
- Compactando imagens
- Cache de páginas da web
- Código minificador
- Limitando redirecionamentos
Cada uma dessas coisas irá acelerar suas páginas e aumentar sua classificação, levando a um aumento na visibilidade nos mecanismos de pesquisa.
4. Ganhe backlinks confiáveis
Finalmente, você deve ter certeza de obter backlinks para o seu conteúdo da web. Se você não sabe o que são, são links que levam de outros sites ao seu conteúdo. É importante, porém, não ganhar backlinks apenas de qualquer site. Você deseja ganhá-los em sites confiáveis em seu setor.
Por que ganhar backlinks? Porque o Google os ama! Quando um site confiável tem um link para você, o Google presume que seu site também é confiável, por isso o classifica em uma posição mais elevada. Isso lhe dá muito mais visibilidade de pesquisa.
Então, como você ganha backlinks? Bem, a maneira mais simples de fazer isso diretamente é visitar sites confiáveis em seu setor e procurar links quebrados ou ausentes. Ao encontrar alguns, entre em contato com os proprietários do site e recomende que eles os substituam por novos links para páginas relevantes do seu site.
Deixe a MidiaPro ajudá-lo a aumentar sua visibilidade de SEO
Seguir as etapas acima é um bom começo, mas há muito mais que você pode fazer para melhorar sua visibilidade de SEO – especialmente se você fizer parceria com uma agência profissional de SEO como a MidiaPro. Temos experiência com SEO, então confie em nós – sabemos o que estamos fazendo.
Quando você faz parceria conosco para nossos serviços de marketing digital, ajudaremos você a aumentar suas classificações de pesquisa, tráfego do site, vendas e muito mais. Interessado em trabalhar com MidiaPro? Basta ligar para 21 97322-1936 ou entrar em contato on-line hoje mesmo!