Seu conteúdo em até 1 minuto*
1 a cada 3 dólares do dinheiro de venture capital no mundo foi direcionado para startups de inteligência artificial em 2024. Esse é um dado que o PitchBook apresentou recentemente, mostrando o apetite dos fundos.
- Ao todo, foram US$ 135,1 bilhões de dólares aportados em startups de IA no ano passado.
- Isso representa 35,7% de todo o dinheiro de capital de risco despejado no mercado no último ano.
Ainda segundo o estudo, 1 a cada 4 startups que nascem hoje se dizem de “inteligência artificial”, o que torna a busca por bons ativos um desafio. Ou seja, pode ter havido uma alocação ineficiente de capital.
- Na indústria de investimentos, existe um jargão que diz: “quer saber onde estão as melhores oportunidades? Siga no fluxo do dinheiro”. Bom… já deu pra ver para onde o dinheiro está indo.
Agora, é hora de entrar na fase 2. No meio de tanta oportunidade no que diz respeito a IA, quais realmente serão os bons ativos? Ou quais são as frentes em que a IA vai se desenvolver e gerar valor real?
A resposta é difícil, mas só neste começo de ano os CEOs das principais big techs deram entrevistas e falaram sobre um mesmo termo: “agentic AI”. Do CEO da NVIDIA ao fundador da OpenAI, esse é o tema da vez.
Sim, siga o fluxo do dinheiro. Mas não se esqueça que ele navega viaja numa via de mão dupla. Existem oportunidades na alocação de dinheiro, mas também na economia de dinheiro, usando IA para gerar eficiência.