O que são serviços de SEO?
Os serviços de SEO são serviços de otimização de mecanismos de pesquisa oferecidos por uma agência, freelancer ou consultor que otimiza seu site para SEO para que você possa capturar mais tráfego e receita de pesquisa. A maioria dos planos de SEO incluirá SEO on-page, off-page e técnico, embora alguns se concentrem em áreas específicas, como SEO off-page.
Por que usar serviços de SEO?
Investir em serviços de SEO oferece diversos benefícios . Alguns exemplos incluem:
- Obtendo ajuda em áreas especializadas de SEO, como SEO off-page, local e técnico
- Economizando tempo terceirizando tarefas de SEO, como pesquisa de palavras-chave, criação de conteúdo e link building
- Melhorando o rastreamento do retorno sobre o investimento (ROI) com plataformas como MarketingCloudFX
- Otimizando o orçamento de marketing (os planos de SEO custam quatro vezes menos anualmente do que as equipes internas)
- Recebendo mais suporte para sua estratégia de SEO de uma equipe maior
No geral, os serviços de uma agência de SEO ajudam você a implementar (e manter) uma estratégia de SEO lucrativa , bem como rastrear e monitorar o desempenho de sua pesquisa orgânica. A melhor parte? Você tem mais tempo para se concentrar nos projetos que precisam de sua experiência.
Quanto custam os serviços de SEO?
Os preços dos serviços de SEO dependem de vários fatores, incluindo seus objetivos, agressividade, escopo do seu projeto, tamanho da empresa e agência de SEO. Em média, os planos mensais de SEO custam de R$ 2.500 a R$ 4.500 por mês, enquanto o SEO por hora custa de R$ 50 a R$ 100 por hora. Solicite um orçamento personalizado de um provedor de serviços de SEO para obter o preço de SEO mais preciso.
Quais são os tipos de serviços de SEO?
Os tipos mais comuns de serviços de otimização de mecanismos de pesquisa incluem:
- Serviços locais de SEO , que otimizam seu site e listagens locais para pesquisas locais.
- Serviços de SEO para comércio eletrônico , que otimizam seu site para compras online.
- Serviços de SEO por voz , que otimizam seu site para pesquisas por voz.
- Serviços de auditoria de SEO , que encontram e corrigem os maiores problemas de SEO do seu site.
Para muitas empresas, os planos tradicionais de SEO oferecem tudo que você precisa para ter sucesso. No entanto, se você tem uma loja local ou de comércio eletrônico, as soluções de SEO locais e de comércio eletrônico oferecem uma vantagem competitiva que pode maximizar o impacto de sua estratégia de SEO.
Em alguns casos, os serviços de otimização de mecanismos de pesquisa se concentrarão em áreas específicas de SEO, como:
- SEO na página , que se concentra em otimizações relacionadas ao seu site, como tags de título, conteúdo e muito mais
- SEO off-page , que se concentra em otimizações relacionadas à sua presença online, como os backlinks do seu site
- SEO técnico , que se concentra em otimizações relacionadas ao back-end do seu site, como velocidade da página, arquitetura do site e muito mais
Como o SEO requer SEO on-page, off-page e técnico para ter sucesso, é incomum que as empresas invistam nesses serviços individuais. A maioria optará por planos de SEO de serviço completo, que incluem SEO on-page, off-page e técnico, porque esses planos fornecem uma solução completa para SEO.
Para quais fatores de classificação os serviços de SEO otimizam?
Os fatores de classificação direcionados aos serviços de SEO dependerão do seu plano de SEO. Um plano de serviço completo otimizará SEO on-page, off-page e técnico, enquanto um plano de SEO off-page otimizará SEO off-page.
Os fatores mais notáveis incluem:
- Seu perfil de backlink , que se concentra na qualidade e quantidade de sites externos com links para o seu.
- Seu conteúdo , que inclui segmentação por palavras-chave, integração de palavras-chave, utilidade do conteúdo e muito mais.
- Sua experiência do usuário , que inclui velocidade da página, usabilidade, compatibilidade com dispositivos móveis e muito mais.
Se o seu plano de SEO será otimizado para esses fatores de classificação depende do seu provedor de serviços de SEO.
Um freelancer, por exemplo, pode se concentrar em áreas específicas de SEO, como SEO off-page. Em comparação, um consultor pode se especializar em auditorias de SEO, enquanto uma agência pode fornecer soluções de SEO que incluem SEO on-page, off-page e técnico.
Entre em contato com o provedor de serviços para obter informações mais precisas sobre o que os serviços de otimização de mecanismos de pesquisa incluem. Eles podem fornecer à sua empresa uma lista de resultados e preços, que sua equipe pode usar para comparar os planos de SEO.
O que os serviços de SEO devem incluir?
Agora que você conhece a definição de serviços de SEO, é essencial revisar os serviços prestados pelas empresas de SEO. Embora cada empresa de marketing digital seja diferente, você deseja fazer parceria com um fornecedor que ofereça o pacote completo para campanhas de SEO.
- Estratégia personalizada
- Auditoria de SEO
- Otimização fora da página
- Otimização na página
- Otimização contínua
- Relatórios mensais
- Rastreamento de ROI
- Ativação de dados próprios
1. Estratégia personalizada
Uma estratégia personalizada é um componente central da definição de serviços de SEO. Quando você tem uma abordagem personalizada para o seu negócio, pode maximizar o retorno do investimento (ROI) do SEO . Isso se traduz em mais ligações, pedidos e visitas à sua empresa.
Se você investir em um pacote de serviços de SEO, sua equipe precisa garantir que sua agência forneça uma estratégia personalizada. Isso ocorre porque muitas empresas de SEO, especialmente aquelas que promovem planos de SEO “baratos” , oferecem estratégias padronizadas ou de copiar e colar.
Com uma abordagem padronizada de SEO, sua empresa não obtém o ROI máximo. Na maioria dos casos, as empresas deixam de aparecer na primeira página dos resultados de busca com esse tipo de estratégia, o que não ajuda o seu negócio porque apenas 25% dos usuários vão além da primeira página dos resultados de busca.
Pense desta forma: se você tivesse um consultório médico, gostaria de usar a mesma estratégia de SEO de uma loja de varejo? Claro que não! Seu público é diferente, e a forma como você os alcança por meio da pesquisa (e os traz para sua prática) também é diferente.
É por isso que sua equipe precisa investir em serviços de empresas de SEO que ofereçam estratégias customizadas.
2. Auditoria de SEO
Os serviços de toda empresa de SEO devem incluir uma auditoria de SEO .
Com uma auditoria de SEO, seu provedor de SEO analisa em profundidade sua estratégia atual para ter uma ideia de seu desempenho atual de SEO e dos problemas que impedem sua classificação.
Mesmo que você não tenha uma estratégia de SEO, sua agência avaliará seu site do ponto de vista de SEO, observando onde ele se destaca e onde poderia usar melhorias de SEO . Embora você possa usar ferramentas gratuitas de auditoria de SEO , elas não fornecem a mesma visão que uma equipe de especialistas em SEO .
É por isso que os serviços de SEO devem incluir uma auditoria.
Do contrário, isso mostra falta de preparo e investimento da sua empresa de SEO. A falta de uma auditoria de SEO também sugere que sua agência não planeja criar uma estratégia personalizada para seu negócio. Em vez disso, eles usam um modelo, e é por isso que não querem investir tempo auditando seu site.
As melhores soluções de SEO são adaptadas ao seu negócio, marca e público.
3. Otimização fora da página
Quando você investe em serviços de SEO, seu pacote deve incluir otimização off-page. Em SEO, a otimização fora da página refere-se a fatores de otimização fora do seu site que influenciam sua classificação nos resultados de pesquisa.
Por exemplo, seu perfil de backlink pode moldar sua classificação nos resultados de pesquisa.
Seu perfil de backlink, para referência, refere-se à quantidade e qualidade dos sites vinculados ao seu site. Um blogueiro de culinária, por exemplo, pode criar um link para o seu site ao compartilhar os cookies personalizados que você fez para o casamento.
Como parte dos serviços de uma empresa de SEO, eles geralmente fornecem o seguinte para SEO fora da página:
- Promovendo o conteúdo do seu site para blogueiros e webmasters
- Desenvolvendo conteúdo compartilhável para o blog do seu site
- Monitorando as menções à sua empresa nas redes sociais por usuários e influenciadores
- Otimizando seu perfil do Google Meu Negócio
Se você não sabe se uma agência de SEO oferece otimização off-page com seus planos de SEO, basta perguntar!
Eles podem fornecer à sua equipe uma visão geral do que seus serviços de marketing de SEO incluem e o significado de resultados específicos. Dessa forma, sua equipe pode tomar uma decisão informada ao escolher uma agência .
4. Otimização na página
A otimização on-page é outro componente crítico do significado dos serviços de SEO. Com a otimização on-page, sua empresa de otimização de mecanismos de pesquisa se concentra em otimizar os recursos do seu site para mecanismos de pesquisa como o Google.
Alguns exemplos de alguns resultados de serviços de SEO na página incluem:
- Atualizando tags de título, meta descrições e tags de cabeçalho para pesquisa
- Auditando a arquitetura de informações, redirecionamentos e estrutura de links internos do seu site
- Criando um mapa do site
- Otimizando as imagens do seu site de acordo com as melhores práticas
- Pesquisando e otimizando seu site com palavras-chave valiosas e relevantes
- Produzindo conteúdo novo e otimizado para SEO para o seu site
- Analisando a usabilidade, velocidade e design do seu site
Na maioria dos casos, a otimização on-page constitui uma parte significativa do seu pacote de SEO. É por isso que se uma empresa de SEO não oferece SEO na página, ela não está fornecendo serviços de otimização de mecanismos de busca, o que significa que sua equipe precisa encontrar outra agência.
5. Otimização contínua
SEO é uma estratégia contínua, por isso a definição de serviços de SEO geralmente enfatiza a parceria que sua empresa forma com sua agência de SEO. Em comparação, os serviços de consultoria de SEO concentram-se na assistência de curto prazo, como um projeto de reformulação de um site.
Você está colaborando continuamente com sua agência, e é por isso que as empresas de SEO devem trabalhar como uma extensão do seu negócio para aumentar a visibilidade do seu mecanismo de pesquisa e a receita da pesquisa. É também por isso que seus serviços devem incluir otimização progressiva.
Com a otimização contínua, sua agência de SEO otimiza seu site continuamente.
Mesmo depois que seu site atende aos padrões de SEO, eles continuam encontrando maneiras de melhorar e aprimorar sua estratégia de SEO, o que permite que você ganhe mais tráfego, leads e vendas com SEO.
Não importa o quão bem-sucedida seja sua estratégia de SEO, sua agência de SEO pode torná-la 1% melhor.
Seu gerente de conta dedicado, por exemplo, pode encontrar palavras-chave adicionais para sua empresa segmentar.
Essa descoberta se traduz em novo conteúdo, o que leva à promoção desse conteúdo para blogueiros e webmasters do seu setor. Não importa o quão avançada ou bem-sucedida sua estratégia de SEO se torne, sua empresa e sua agência de SEO podem torná-la um por cento melhor.
É por isso que é fundamental que sua empresa faça parceria com uma agência que reconheça isso e veja o potencial do seu site.
6. Relatórios mensais
A transparência é essencial quando se trata de serviços de SEO.
Você quer uma agência em que sua equipe possa confiar e na qual sua equipe possa confiar, e é por isso que a parceria com uma empresa de SEO que inclui relatórios mensais regulares é fundamental. Com um relatório de SEO , sua empresa pode receber informações imediatas sobre os resultados de sua estratégia de SEO.
Por exemplo, seu relatório pode abranger:
- Tráfego orgânico
- Leads gerados
- Vendas geradas
- Classificações
- E mais
Os serviços da sua empresa de SEO também devem incluir tempo com seu gerente de conta dedicado.
Reuniões regulares com seu gerente de conta permitem que sua equipe faça perguntas, analise seu relatório individualmente e muito mais. Resumindo, reuniões de rotina ajudam você e sua equipe a permanecerem na mesma página que sua agência de SEO .
7. Acompanhamento de ROI
As empresas não podem se contentar com serviços de otimização de mecanismos de pesquisa sem monitoramento do ROI.
Embora o Google Analytics possa oferecer suporte a empresas de comércio eletrônico, as empresas baseadas em leads precisam de uma solução melhor de rastreamento de ROI. É por isso que a parceria com um provedor de serviços de SEO que inclua rastreamento de retorno sobre o investimento é vital.
Os clientes da MidiaPro observaram um aumento médio de 25% no retorno do investimento.
Quando o seu plano de SEO inclui rastreamento de ROI, você pode (resumidamente) ver o seguinte:
- Número de leads gerados por SEO
- Número de vendas fechadas por SEO
- Valor total de venda de leads gerados por SEO
- Valor médio de venda de leads gerados por SEO
Normalmente, esse rastreamento funciona sincronizando seus dados de marketing e vendas – o que não é fácil. MarketingCloudFX é um exemplo notável em rastreamento de ROI para SEO porque unifica dados de marketing e vendas, além de ajudar as empresas a usar esses dados para maximizar o ROI de SEO .
Os clientes da MidiaPro, por exemplo, obtiveram um aumento médio de 25% no retorno do investimento com ele.
Se você deseja maximizar seu desempenho de SEO e rastreamento de ROI, concentre-se em serviços de SEO que incluem rastreamento de ROI. Eles fornecerão mais dados à sua equipe e permitirão que você tome decisões mais inteligentes e baseadas em dados sobre seu marketing digital e estratégia de SEO.
8. Ativação de dados próprios
A otimização de mecanismos de pesquisa é uma maneira fantástica de gerar dados próprios , que é uma ferramenta poderosa para campanhas publicitárias, iniciativas de marketing por e-mail e outras estratégias de marketing digital . É por isso que os pacotes de SEO dos principais fornecedores incluirão ativação de dados próprios.
MidiaPro, por exemplo, fornece ativação de dados próprios com nossos planos de SEO, que incluem:
- Plataforma de dados do cliente (CDP)
- Plataforma de personalização
- Construtor de página de destino
- Software de marketing por e-mail
Com essas ferramentas, sua empresa pode redirecionar os dados gerados por SEO para outras iniciativas de marketing. Para a sua empresa, isso significa alcançar os usuários no momento certo com a mensagem certa, seja na caixa de entrada, navegando no site favorito ou visitando novamente o site para saber mais.
Portanto, se você estiver comprando empresas de SEO, procure aquelas que ativam seus dados próprios.
O que é um exemplo de serviços de SEO?
Para obter mais informações sobre o significado dos serviços de SEO, confira este exemplo:
Uma padaria usa serviços de otimização de mecanismo de pesquisa para classificar pesquisas como:
- Padaria sem glúten central PA
- Biscoitos personalizados de padaria
- Padaria para bolos de casamento
O plano da padaria inclui os seguintes resultados para ajudar a padaria a atingir seu objetivo:
- Auditoria de SEO para determinar a otimização e oportunidades existentes do site
- Criação de conteúdo para desenvolver páginas otimizadas para SEO direcionadas a essas palavras-chave
- Divulgação para gerar links relevantes e de alta qualidade para o site da padaria
Lembre-se de que o texto acima é um breve exemplo: a maioria dos planos de SEO tomaria medidas adicionais para otimizar o site da padaria e incluiria resultados relacionados à consultoria com sua equipe, relatórios de resultados e muito mais.
Como escolho os serviços de SEO?
Ok, então você quer investir em serviços de otimização de mecanismos de busca, mas como encontrar o melhor pacote de SEO para o seu negócio? Primeiro, tenha paciência. Escolher um provedor de serviços de SEO pode levar meses, mas se você investir tempo, poderá encontrar um com quem fará parceria por anos.
Aqui estão nossas dez dicas para escolher planos de SEO:
- Determine seu orçamento, requisitos e metas
- Peça referências da sua rede
- Pesquise online para encontrar empresas de SEO em potencial
- Revise as análises e estudos de caso das agências
- Verifique os resultados de SEO de cada agência (na MidiaPro, publicamos nossos planos online !)
- Reúna-se com suas principais opções para aprender sobre seus processos, especializações e capacidades
- Solicite preços personalizados, se necessário, junto com uma lista de resultados
- Verifique se há letras miúdas, como cobranças ou taxas adicionais
- Pergunte quanto tempo e quais recursos a agência exigirá de sua equipe
- Saiba como o provedor de serviços de SEO mede o sucesso
Para obter mais informações sobre como escolher soluções de SEO, confira nosso guia de contratação de agências de SEO !
Desbloqueie todos os benefícios dos serviços de SEO com a MidiaPro
Com uma taxa de satisfação do cliente de 93%, além de uma plataforma premiada de rastreamento de ROI , a MidiaPro é uma escolha confiável para pequenas e médias empresas que buscam gerar receita por meio de pesquisa.
Perguntas frequentes sobre serviços de SEO
Procurando mais informações sobre o significado dos serviços de SEO? Confira estas perguntas frequentes:
Quanto tempo leva para os serviços de SEO funcionarem?
Normalmente, os serviços de SEO começarão a gerar retorno do investimento em quatro a seis meses . Porém, esse cronograma pode mudar com base no seu site, na agência de SEO e no plano de SEO. Por exemplo, se você investir em um plano de SEO para resolver as penalidades do Google , poderá não ver um ROI em quatro a seis meses.
Quando posso parar de usar os serviços de SEO?
As empresas optam por parar de usar serviços de SEO por motivos como:
- Resultados limitados
- Má experiência do cliente
- Falta de Transparência
- Mudanças no orçamento
- Mudanças de liderança
Interromper seu plano de SEO depende de sua organização e de sua empresa de SEO.
Embora seja importante continuar investindo em SEO para proteger a visibilidade, o tráfego e a receita de sua pesquisa, não há nada de errado (depois de alguma pesquisa) em encontrar outro fornecedor ou trazer o gerenciamento internamente.
É melhor obter serviços de SEO de um freelancer, consultor ou agência?
Essa resposta depende dos seguintes fatores:
- seu orçamento
- Seus requisitos de serviço de SEO
- Duração do seu projeto
- Escopo do seu projeto
- E mais
Normalmente, você encontrará o seguinte ao escolher entre freelancer, consultor ou agência:
- Os serviços de freelancer de SEO são melhores para projetos de SEO únicos com um escopo pequeno.
- Os serviços de consultor de SEO são melhores para projetos de SEO únicos e de curto prazo.
- Os serviços da agência de SEO são melhores para projetos de SEO contínuos e de longo prazo.
Se você está procurando um parceiro de longo prazo que possa atender às suas necessidades, concentre-se na parceria com uma empresa de SEO para serviços de otimização de mecanismos de pesquisa. Em comparação, se você estiver procurando alguém para resolver um problema específico ou ajudar em um projeto maior, procure consultores ou freelancers de renome.
Bônus: a maioria das agências de SEO (incluindo MidiaPro) oferece serviços de consultoria de SEO , o que oferece o melhor dos dois mundos. Você pode obter o talento e a tecnologia que uma agência oferece, mas sem um compromisso de longo prazo.
Como faço um orçamento para serviços de otimização de mecanismos de pesquisa?
O orçamento de marketing de cada organização é diferente, mas estas dicas podem ajudá-lo a construir um orçamento de SEO:
- Evite planos de SEO baratos: esses serviços geralmente se anunciam como “baratos” e têm preços abaixo de R$ 500 por mês. Eles também tendem a entregar de forma insuficiente (ou não entregar) quando se trata de entregas ou resultados prometidos.
- Planeje SEO contínuo versus único: a otimização de mecanismos de pesquisa é uma estratégia contínua – um investimento contínuo em SEO ajudará sua empresa a gerar um maior retorno sobre o investimento. Portanto, ao orçar serviços de SEO, planeje um investimento contínuo ou único.
- Defina metas de SEO: quando você entender o que deseja do SEO, seja mais classificações ou mais receita, poderá usar essas informações para encontrar um parceiro de SEO que se alinhe aos seus objetivos. MidiaPro, por exemplo, é um provedor de serviços de SEO focado em gerar receita para seus clientes.
- Obtenha adesão: focar em serviços de otimização de mecanismos de pesquisa que priorizam a medição do ROI e a entrega de resultados financeiros também pode fazer com que a equipe de liderança da sua empresa aprove seu orçamento de SEO. Isso porque todos terão os dados necessários para verificar se o SEO funciona.
Para obter mais informações sobre como fazer um orçamento para SEO, confira nosso guia de orçamento de SEO !
Vale a pena pagar por serviços de SEO?
Se vale a pena pagar por serviços de SEO depende de alguns fatores, incluindo:
- Seu orçamento de SEO: se sua organização não puder gastar mais de R$ 500 por mês em SEO, você se limitará a planos de SEO baratos , que tendem a ter desempenho inferior, resultando em metas de SEO e de receita perdidas. Nesse cenário, você não verá muito valor em pagar por um plano de SEO.
- Recursos do seu departamento: se a sua organização não tiver os recursos – seja tempo, ferramentas ou habilidades – para trabalhar em SEO, você provavelmente verá valor em pagar por SEO. Isso porque você terá uma pessoa dedicada para trabalhar na melhoria do seu SEO .
- Seu valor médio do pedido (AOV): se sua organização tiver um valor médio do pedido mais baixo , como alguns dólares, você provavelmente terá dificuldade para ver o retorno do investimento dos pacotes de SEO. Isso ocorre porque sua agência de SEO precisará gerar centenas de vendas mensais para gerar ROI.
Faça sua pesquisa ao contratar uma empresa de SEO e você saberá se ela vale a pena.
Como posso encontrar o melhor provedor de serviços de SEO para meu site?
Encontrar o melhor provedor de serviços de SEO leva tempo, desde a reunião com as partes interessadas até a pesquisa de agências, freelancers ou consultores em potencial. Para obter orientação sobre como começar, considere a leitura de nosso guia sobre terceirização de SEO .
PS Também selecionamos uma lista dos melhores provedores de SEO deste ano .
Como posso medir a eficácia dos meus serviços de SEO?
Medir a eficácia dos serviços de SEO depende de:
- Metas de SEO
- Indicadores-chave de desempenho organizacional (KPIs)
- Expectativas de serviço
Na maioria dos casos, as empresas usarão métricas como as seguintes:
- Classificações
- Tráfego
- Leads ou vendas
- Receita
Com métricas finais como leads, vendas ou receitas, é possível medir a eficácia do provedor de serviços de SEO em um nível que atenda aos objetivos do seu departamento e da organização.
Posso fazer SEO sozinho em vez de comprar serviços de SEO?
Claro! Muitas organizações, desde startups até corporações, têm uma equipe interna de SEO.
A razão pela qual as empresas geralmente investem em serviços de SEO é:
- Economizar tempo
- Acesse conhecimentos específicos de SEO
- Acelere os tempos de implementação para itens de ação de SEO
- Melhore as classificações e os retornos para palavras-chave de alta concorrência
- Otimize os custos internos
- E mais
O e-mail marketing ainda é eficaz em 2023?(Abre numa nova aba do navegador)
12 melhores estratégias de marketing para 2024(Abre numa nova aba do navegador)
Como medir seu ROI em marketing B2B
Quando você faz parceria conosco para nossos serviços de marketing digital, ajudaremos você a aumentar suas classificações de pesquisa, tráfego do site, vendas e muito mais. Interessado em trabalhar com MidiaPro? Basta ligar para 21 97322-1936 ou entrar em contato on-line hoje mesmo!