Quando se trata de SEO, o Google PageRank (PR), que é a métrica de classificação de SEO mais usada, é vago e inútil. Embora a maioria dos SEOs concorde que é uma indicação da popularidade (ou poder) de uma página, não está claro por que isso é assim ou exatamente o quão popular um site classificado é. Por exemplo, para um site com um PR de 7 — e como ponto de referência, este site tem um PR de 6 — a maioria das pessoas presumiria que é um site popular e, portanto, poderoso.
Mas nem sempre é esse o caso, e há muitas exceções.
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Problemas com o uso do PageRank como uma métrica de SEO
Há muitos problemas em usar o PageRank como uma medida de quão popular e amigável aos mecanismos de busca um site é. O valor atual de RP para um site pode ser baseado em dados que têm de um dia a um ano, então não é indicativo da atual facilidade de busca do site.
Tudo depende de quando o PR desse site foi atualizado pela última vez. Se uma nova pessoa assumisse o controle do site e causasse estragos em seu SEO, ele ainda poderia exibir uma classificação de PR alta quando você o verificasse. Como o PR é presumivelmente logarítmico, dois sites que têm o mesmo PageRank provavelmente estão a quilômetros de distância quando se trata de poder de classificação.
Então, um PR alto não significa necessariamente que uma página seja valiosa e autoritativa. Por outro lado, um PR baixo (ou mesmo inexistente) não significa que o valor de uma página para backlinks para seu site seja baixo. Assim, os SEOs estão confiando cada vez menos no PR.
Outras métricas de SEO
Como o PageRank tem seus pontos fracos, os profissionais de SEO buscam outras métricas para avaliar a eficácia de SEO de um site.
A seguir estão alguns deles.
Autoridade de Domínio
A autoridade de domínio de um site é baseada em uma série de fatores, como sua idade e quantos links de entrada apontam para ele. Você pode usar SEOMoz para determinar a autoridade do domínio.
Confiança de domínio
A confiança de domínio de um nome de domínio é uma métrica que mostra quantos domínios confiáveis apontam para ele. Você pode usar uma ferramenta como Domain Trust Tool para determinar o valor de confiança de domínio do seu site.
MozRank
Isso é equivalente ao PageRank do Google, mas baseado nos algoritmos do SEOmoz.
Número de backlinks
O número de páginas da web externas que vinculam a um site fornece informações sobre a autoridade do site.
Para isso, você pode usar o Yahoo! Site Explorer.
Indexação
Um site não indexado significa que ele é invisível para mecanismos de busca como o Google. Existem algumas maneiras de descobrir se um site foi indexado.
Uma maneira é simplesmente pesquisar o nome de domínio de um site no Google para ver se ele aparece lá.
Se não, pode ser que ainda não tenha sido indexado ou pode ter sido removido por práticas de SEO obscuras. Em segundo lugar, você também deve verificar se páginas da web internas estão sendo indexadas (não apenas a URL do domínio raiz).
Encontre uma página da web mais antiga, copie e cole uma frase dela no Google. Se ela aparecer nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs), então é bem provável que sua postagem permaneça indexada por um longo tempo, o que é o caso de sites com bons links internos.
Popularidade nas mídias sociais
O número de retweets, curtidas no Facebook, comentários e assim por diante dá uma indicação da popularidade de um site. Isso é sob a suposição de que a prova social denota a qualidade e a confiabilidade de um site.
Quanto maior o público do site, maior a chance de que os links venham naturalmente. Quanto mais links sua postagem obtiver, mais poder a página acumulará e mais valiosos os links na página se tornarão ao longo do tempo (novamente, independentemente do PageRank).
Links sem seguir
Um backlink para seu site com um rel="nofollow"
atributo não é tão poderoso quanto um sem, e alguns profissionais de SEO acreditam que links com nofollow
atributos não têm valor algum.
Ferramentas úteis para ir além do PageRank
O que se segue é uma pequena lista de ferramentas de SEO para medir a eficácia de SEO de um site.
Barra de ferramentas SEOmoz
Esta extensão gratuita para Chrome ou Firefox apresenta muitas métricas de SEO de relance. Ela até mostra os tempos de carregamento de uma página da web, um fator de classificação relativamente novo que o Google agora usa.
Abrir Site Explorer
Esta ferramenta da web mede a popularidade de URLs e backlinks.
A versão gratuita pode revelar até 10.000 links categorizados como “externo”, “seguido” ou “301” (isso indica uma página de redirecionamento, o que afeta a classificação de pesquisa de um URL).
SEO Majestoso
Esta ferramenta fornece informações sobre os principais backlinks, principais domínios de referência, distribuição de texto âncora, histórico de backlinks (junto com gráficos de descoberta de backlinks) e muito mais.
Exemplo de caso
Que tal alguns casos de uso do mundo real dessas métricas? Agora que você está familiarizado com outras métricas de SEO além de RP, bem como algumas ferramentas para ajudar a medi-las, vamos analisar alguns sites. Vamos comparar dois sites em um nicho semelhante: Techlineinfo (PageRank de 7) e TechieMania (PageRank de 1).
Considerando apenas RP, alguém poderia supor que o primeiro (Techlineinfo) é um site com mais autoridade do que seus concorrentes. Usando a SEOmoz Toolbar, vemos o seguinte:
Aqui está uma comparação dos dois sites no Open Site Explorer:
Observando as outras métricas de SEO, vemos que:
- TechieMania tem muito maior número de links e domínios raiz
- TechieMania tem um número maior para confiança de domínio
- TechieMania tem um número maior para ambos autoridade da página (PA) e autoridade de domínio (E)
- Postagens no TechieMania recebem muitas mais retuítes, curtidas no Facebook e Comentários
- TechieMania tem muito maior número de links externos, seguidos e totais
Se compararmos os dois sites que usam o Majestic SEO, fica óbvio que o TechieMania tem muito mais domínios de referência:
Aqui está uma comparação usando tweets como indicadores de tráfego:
As três principais postagens do TechieMania foram retuitadas muito mais do que as do Techlineinfo, o que sugere:
- Talvez mais usuários achem o conteúdo do TechieMania mais útil do que o do Techlineinfo
- TechieMania recebe mais tráfego, daí o maior número de retuítes
- A última postagem do Techlineinfo tem 0 comentários, o que é um indicador de tráfego ruim
Uma postagem publicada no TechieMania ganhará mais força e, com o tempo, se tornará mais poderosa, especialmente se os usuários criarem links para ela naturalmente.
Resumo
Usar o PageRank do Google como uma medida final do sucesso de SEO de um site pode deixar você cego de outras coisas que podem estar afetando suas classificações no mecanismo de busca. Existem muitos outros sinais, a maioria dos quais são tangíveis e informativos, que você pode usar para ver se melhorias em seus esforços de SEO precisam ser feitas.