OpenAI apresenta o1, novo modelo de IA com capacidade de raciocínio lógico

OpenAI apresenta o1, novo modelo de IA com capacidade de raciocínio lógico

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Na última quinta-feira (12), a OpenIA, mundialmente conhecida pelo seu ChatGPT, lançou e apresentou um novo conceito de Inteligência Artificial. Batizado de o1, o modelo faz diversas promessas em relação a tarefas envolvendo o raciocínio lógico. Na realidade, o o1 trata-se de um conjunto de vários modelos e dois deles, o1-preview e o1-mini já estão disponíveis para usuários inscritos no ChatGPT ou no Team.

Qual a diferença entre o1 e ChatGPT?

Ao contrário do ChatGPT, o modelo o1 ainda não possui a capacidade de navegar na web ou analisar arquivos. A versão atual oferece uma experiência limitada, com a análise de imagens temporariamente desativada para ajustes. Além disso, o uso do modelo é restrito, com limites semanais de 30 mensagens para o o1-preview e 50 para o o1-mini.

Reprodução: YouTube
Reprodução: YouTube

O modelo também possui um preço salgado para desenvolvedores: o o1-preview custa US$ 15 por 1 milhão de tokens de entrada e US$ 60 por 1 milhão de tokens de saída.

A OpenAI destaca que o o1 é particularmente eficaz em resolver problemas matemáticos e de programação, demonstrando a capacidade de “pensar” antes de responder a consultas. O modelo é capaz de sintetizar os resultados de várias subtarefas, o que o torna útil para atividades como identificar e-mails prioritários em uma caixa de entrada jurídica ou desenvolver estratégias de marketing.

Modelo o1 desempenha tarefas mais complexas

O modelo o1 foi desenvolvido utilizando técnicas de aprendizado por reforço, o que permite que ele “pense” antes de responder, empregando uma cadeia de raciocínio interna. De acordo com Noam Brown, cientista da OpenAI, esse avanço é resultado de um novo algoritmo de otimização e de um conjunto de dados especializados em “raciocínio”, que inclui literatura científica adaptada para o treinamento dos modelos.

Embora ainda não tenha sido amplamente testado, o o1 já demonstrou avanços notáveis. Em um teste de qualificação para a Olimpíada Internacional de Matemática, o o1 resolveu corretamente 83% dos problemas, em comparação com apenas 13% resolvidos pelo GPT-4o. Além disso, o modelo obteve uma classificação no percentil 89 em competições de programação online, como o Codeforces.

No entanto, o o1 possui algumas limitações. Ele pode ser mais lento para responder a certas perguntas, levando mais de 10 segundos em alguns casos. Além disso, a OpenAI decidiu não exibir as “cadeias de pensamento” completas do modelo, oferecendo apenas resumos dessas cadeias.

A expectativa é que a OpenAI disponibilize o o1 para um público mais amplo e continue a desenvolver novas versões que possam realizar raciocínios prolongados, por horas, dias ou até semanas, para aprimorar ainda mais suas capacidades.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!