Durante o final da semana passada, Sam Altman, o CEO da OpenAI, confirmou que a empresa estaria a perder dinheiro ao oferecer o plano ChatGPT Pro – um dos mais avançados, e caros, atualmente disponíveis para o ChatGPT.
O ChatGPT Pro encontra-se disponível por 200 dólares mensais, mas oferece um conjunto de funcionalidades mais avançadas para os utilizadores, removendo alguns dos limites que existiam com as versões anteriores do modelo.
No entanto, de acordo com o CEO, a entidade encontra-se a perder dinheiro com este plano, porque, segundo Altman, os utilizadores encontram-se a usar o mesmo mais do que era antecipado.
Segundo Altman, o mesmo terá escolhido diretamente o preço para este plano, na ideia de que este iria rentabilizar o ChatGPT com uma oferta mais alargada de funcionalidades. No entanto, a realidade parece o contrário, sendo que quem opta por adquirir este plano encontra-se a usar mais o sistema, ao ponto de que não é rentável.
De relembrar que o ChatGPT Pro foi lançado no final do ano passado, permitindo acesso a uma versão mais avançada dos modelos da OpenAI, concretamente o “o1 pro”. Este plano aumenta ainda vários dos limites existentes, e inclui acesso ao criador de vídeos Sora.
Apesar de todo o sucesso do ChatGPT e dos modelos de IA da OpenAI, a entidade ainda se encontra longe de ser rentável. Esta pode ter conseguido mais de 20 mil milhões de dólares em investimentos, mas este valor ainda fica longe de se conseguir ter lucros, com as previsões a apontarem para perdas anuais de quase 5 mil milhões de dólares.
As estimativas apontam que, para manter todas as operações da OpenAI, a empresa esteja a dispensar mais de 700,000 dólares por dia. Isto coloca as finanças da entidade consideravelmente no negativo, apesar de todo o sucesso dos seus investimentos.
A apontar também que, recentemente, a OpenAI também confirmou que vai necessitar de mais receitas do que aquelas que eram inicialmente previstas para desenvolver os seus modelos de IA. Isto aponta que a entidade pode vir a ter problemas futuros a nível financeiro, ao ponto de se tornar bastante complicada a gestão dos modelos de IA com os valores que se espera da mesma.