A OpenAI anunciou o lançamento do “Canvas”, uma nova funcionalidade integrada na última versão do ChatGPT 4.0, concebida para melhorar a experiência de escrita e programação dos utilizadores.
O “Canvas” permite aos utilizadores trabalharem num espaço ao lado da janela de chat, onde podem criar, editar e ajustar texto ou código de uma forma mais prática e eficiente.
Com o “Canvas”, é possível visualizar e modificar conteúdos em tempo real, sem ter de alternar entre janelas. Esta funcionalidade facilita o processo de revisão, permitindo ao utilizador fazer ajustes em partes específicas do conteúdo gerado pela IA, como corrigir erros ou alterar o tom, sem ter de refazer todo o texto ou código.
Segundo o site MacMagazine, na área de programação, a novidade traz funções adicionais, como a possibilidade de adicionar comentários em linha e um botão “revisar código”, que ajuda a corrigir erros e melhorar a legibilidade do código.
A iniciativa da OpenAI tem como objectivo concorrer com empresas como a Anthropic, que também oferece uma interface para edição de código. O “Canvas” já está disponível em versão beta para os assinantes do ChatGPT Plus e Teams, e será lançado para os utilizadores das versões Enterprise e Edu na próxima semana.
Com esta nova ferramenta, a OpenAI pretende proporcionar uma experiência mais integrada e eficiente para tarefas de escrita e programação.