A OpenAI está próxima do lançamento de um novo modelo de inteligência artificial chamado GPT-4.5, após enfrentar obstáculos no desenvolvimento do sistema de IA no ano passado.
Em uma série de postagens na rede social X nesta quarta-feira (12), o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que o modelo, que a empresa se referiu internamente como Orion, será lançado em questão de “semanas”. A Bloomberg News noticiou em novembro que Orion não estava alcançando o desempenho desejado pela OpenAI.
O lançamento do GPT-4.5 marcará o fim de uma era de certa forma para a OpenAI. Altman disse que o modelo será o último introduzido pela empresa que não utiliza poder computacional adicional para imitar as formas como os humanos raciocinam. A OpenAI adotou a abordagem de raciocínio em alguns de seus modelos mais novos, incluindo o o1 e o o3.
![OpenAI planeja lançar novo modelo GPT-4.5 em “semanas”, diz Altman 1 OpenAI planeja lançar novo modelo GPT-4.5 em “semanas”, diz Altman](https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Image-8.jpg?fit=900%2C300&quality=70&strip=all)
Leia mais:
CEO da OpenAI diz que Musk “não é uma pessoa feliz — eu sinto pelo cara”
Grupo liderado por Musk faz oferta de US$ 97,4 bi pelo controle da OpenAI, diz WSJ
Altman afirmou na postagem que a OpenAI irá combinar seus modelos GPT, que alimentaram o chatbot original ChatGPT, com sua nova série de modelos o, para construir sistemas de IA que possam determinar automaticamente quanto tempo refletir sobre uma consulta antes de fornecer uma resposta. O objetivo, segundo ele, é simplificar a experiência para que os usuários não sejam obrigados a escolher entre uma lista cada vez mais complicada de opções.
“Queremos que a IA ‘simplesmente funcione’ para você; percebemos o quão complicados nossos modelos e ofertas de produtos se tornaram”, escreveu Altman. “Odiamos o seletor de modelos tanto quanto você.”
Continua depois da publicidade
Altman também mencionou que a OpenAI está avançando com um modelo GPT-5 para o final deste ano, que reunirá grande parte da tecnologia de IA da empresa, incluindo o o3. A empresa havia lançado uma versão menor desse sistema chamada o3-mini, mas ainda não havia lançado o modelo completo.
Um porta-voz da OpenAI se recusou a comentar além das declarações de Altman.
© 2025 Bloomberg L.P.