Otimização de conteúdo de IA: Um guia para começar

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Tempo estimado de leitura: 9 minutos

A otimização de conteúdo de IA é uma tática poderosa para profissionais de marketing digital em 2024. Com a inteligência artificial, os profissionais de marketing podem aprimorar o conteúdo novo e existente por meio de resumos mais informativos e surgimento mais rápido de ganhos de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO).

Continue lendo para saber mais sobre como usar IA para otimização de conteúdo agora!

O que é otimização de conteúdo de IA?

A otimização de conteúdo de IA usa inteligência artificial para otimizar conteúdo novo ou existente. As otimizações baseadas em IA para novos conteúdos incluem pesquisa de tópicos e geração de resumos, enquanto as otimizações para conteúdo existente incluem auditorias de SEO e análise de lacunas de conteúdo.

Quais são alguns casos de uso comuns de otimização de conteúdo de IA?

Os casos de uso comuns para otimização de conteúdo de IA incluem o seguinte:

Para novos conteúdosPara conteúdo existente
Pesquisa de tópicoAuditoria de SEO
Resumo do conteúdoAnálise de lacunas de conteúdo
Geração de imagemGeração de imagem
Geração de títuloGeração de título

Embora alguns profissionais de marketing usem IA para escrever conteúdo, é uma estratégia que não endossamos aqui na MidiaPro.

Não endossamos conteúdo gerado por IA porque o conteúdo gerado por pessoas tende a agregar mais valor aos usuários. Com conteúdo gerado por pessoas, os usuários ouvem vozes de autoridade em uma esfera específica e aprendem como resolver seus problemas com especialistas.

Quais são as vantagens de usar IA para otimização de conteúdo?

As vantagens de usar IA para otimização de conteúdo incluem o seguinte:

  • Simplifique as comunicações: A inteligência artificial pode fornecer feedback valioso para melhorar as comunicações, seja um resumo do conteúdo ou um feedback de edição. Com maior clareza, as equipes podem reduzir erros e melhorar a velocidade de produção.
  • Otimize o tempo: Na sua função de apoio, a IA também pode ajudar os membros da equipe a otimizar o seu dia a dia. Seja usando IA para gerar ideias de títulos ou criar resumos eficazes, a IA ajuda os membros da equipe a se concentrarem em tarefas mais críticas, como escrever conteúdo com boa classificação nos resultados de pesquisa.
  • Preencher lacunas de habilidades: Você também pode preencher lacunas de habilidades, como projetar imagens, com IA. Para equipes sem um designer dedicado, por exemplo, as ferramentas de criação de imagens de IA possibilitam criar uma imagem bonita e de marca para usar no conteúdo.
  • Desbloqueie insights: A inteligência artificial na otimização de conteúdo também oferece uma nova perspectiva. Não sabe o que escrever? Use IA para descobrir novos tópicos potenciais com base em seu público, serviços e marca.

Juntos, esses benefícios possibilitam que as equipes aprimorem seu trabalho (e conteúdo).

Quais são as desvantagens de usar IA para otimização de conteúdo?

No entanto, existem algumas desvantagens em usar IA para otimização de conteúdo, incluindo:

  • Precisão: As alucinações são um dos problemas mais comuns da IA. Quando a IA produz informações imprecisas, ela é ineficaz. É por isso que é fundamental que os membros da equipe examinem o que a IA produz antes de usá-la.
  • Estrangulamento: Dependendo do modelo de IA utilizado, como o ChatGPT, as empresas podem sofrer limitações, o que retarda os resultados da IA. Plataformas de IA como EquipeAI (que é gratuito) pode ajudar as empresas a contornar a limitação e continuar avançando rapidamente.
  • Eficácia: A IA não serve para todas as tarefas de otimização de conteúdo – embora sua eficácia possa depender da solicitação. Por exemplo, embora a IA possa produzir conteúdo, é improvável que corresponda ao conteúdo gerado por humanos.

Use essas desvantagens para informar como você usa IA para otimização de conteúdo.

Quais são as ferramentas de otimização de conteúdo de IA mais populares?

Se você está pensando em usar IA no conteúdo, as ferramentas populares de otimização de conteúdo de IA incluem:

  • ChatGPT
  • Surfer
  • Jasper
  • TeamAI

Jasper pode fornecer um local para apresentar casos de uso de otimização de conteúdo de IA, mas ChatGPT oferece um excelente local para experimentar esses casos de uso. Embora o ChatGPT seja gratuito, o Jasper requer uma assinatura paga.

Quando devo usar pessoas versus IA para otimização de conteúdo?

Antes de explorar quando usar pessoas versus IA para otimização de conteúdo, lembre-se do seguinte:

  1. Verifique as saídas de IA para garantir a validade da saída
  2. Use modelos de pessoas versus IA para escrever conteúdo
  3. Revise os prompts de otimização de conteúdo para garantir sua precisão e utilidade

Agora, ao considerar se deve usar pessoas ou IA para otimização de conteúdo, pergunte o seguinte:

  • A IA é capaz de completar a tarefa de forma eficaz?
  • O usuário final considera o resultado útil?
  • Como a IA ajuda o usuário?

Uma consideração potencial é se a IA pode completar a tarefa 80% tão bem quanto a pessoa, e é 80% aceitável? Se for, considere experimentar o uso de inteligência artificial para a tarefa, mas lembre-se de obter feedback da equipe sobre a eficácia da IA, pois isso afetará a adoção.

Como posso começar com a otimização de conteúdo de IA

Os primeiros passos com a otimização de conteúdo de IA começam com o seguinte:

1. Audite os processos existentes

Observe seu fluxo de trabalho e processos existentes para descobrir oportunidades potenciais de uso de inteligência artificial. Pense também nos membros da equipe e em suas funções. Por exemplo, se você abrisse tempo para fulano de tal, a organização poderia iniciar uma nova iniciativa?

Você também deve considerar quem poderia ajudar a trazer a IA para esses processos durante esse estágio.

2. Descreva os casos de uso

A seguir, descreva possíveis casos de uso para IA, como:

  • Criação de resumos de conteúdo
  • Gerando texto alternativo da imagem
  • Avaliando o conteúdo em relação às buyer personas da marca
  • Analisando o conteúdo do concorrente

Tenha em mente que as ideias acima são de otimização de conteúdo de IA. Dependendo do seu negócio e de sua estratégia e processos de conteúdo, as ideias acima podem não estar alinhadas com o que funcionaria melhor para sua organização.

Converse com os membros da equipe para descobrir também casos de uso que os poderiam ajudar.

3. Crie prompts

Em seguida, comece a redigir prompts para os casos de uso escolhidos. Se você é novo na escrita de prompts, tente estas dicas:

  • Use “Aja como um especialista ____”, como “Aja como um especialista em marketing de conteúdo
  • Use uma linguagem direta e concisa, como “Use listas com marcadores”
  • Permita instruções dinâmicas, como “Escreva um resumo do conteúdo para o seguinte tópico: [Topic]”
  • Solicite variações, como “Gerar quatro variações”

Os prompts exigem tempo e experimentação, portanto, reserve um tempo para elaborá-los. Quando se trata de adotar a otimização de conteúdo de IA, esta etapa geralmente requer mais tempo e pesquisa. Em alguns casos, as ferramentas de IA (como TeamAI) incluirão prompts.

4. Obtenha feedback

Depois de redigir e testar os diferentes prompts, obtenha feedback dos membros da equipe sobre o resultado. Você vai querer aprender o que funciona e o que não funciona. Com base no feedback deles, decida se faz sentido refinar a solicitação ou removê-la de consideração.

Em seguida, obtenha feedback sobre as versões atualizadas.

5. Faça um lançamento de aprendizagem

Finalmente, faça um lançamento de aprendizagem. Disponibilize os prompts para alguns membros da equipe (de preferência os mais interessados) e obtenha feedback sobre o desempenho do prompt nos fluxos de trabalho e processos de conteúdo da empresa.

Se possível, limite as atualizações a correções críticas. Concluir muitas atualizações de uma vez pode criar uma experiência de usuário aleatória (devido a tantas mudanças) e resultar em análises mistas associadas a diferentes versões de prompt.

6. Medir a eficácia

Após o lançamento do aprendizado e as atualizações pós-lançamento, meça a eficácia do uso da otimização de conteúdo de IA. Considere várias métricas, como satisfação do usuário (você pode usar o Net Promoter Score), tempo médio para concluir tarefas e número de projetos que requerem revisões.

Lembre-se de que as métricas compartilham apenas uma parte da história – também é importante conversar individualmente com os membros da equipe para entender suas experiências, preocupações e expectativas ao usar inteligência artificial para otimização de conteúdo.

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O que é otimização de conteúdo de IA?

A otimização de conteúdo de IA usa inteligência artificial para otimizar conteúdo novo ou existente. As otimizações baseadas em IA para novos conteúdos incluem pesquisa de tópicos e geração de resumos, enquanto as otimizações para conteúdo existente incluem auditorias de SEO e análise de lacunas de conteúdo.

Quais são as vantagens de usar IA para otimização de conteúdo?

Simplifique as comunicações, Otimize o tempo, Preencher lacunas de habilidades, Desbloqueie insights

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