Paraná aposta na inteligência artificial para combate da ferrugem da soja

Paraná aposta na inteligência artificial para combate da ferrugem da soja

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

06deNovembrode2024ás11:54


O Paraná avança com um projeto inovador de aplicação de Inteligência Artificial (IA) na agricultura, focado no monitoramento e controle da ferrugem da soja, dentro da iniciativa Alerta Ferrugem. 


Coordenado pelo professor Marcelo Giovanetti Canteri, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e diretor do Centro de Inteligência Artificial no Agro (Ciagro), o programa reúne especialistas de várias instituições paranaenses para desenvolver tecnologias que beneficiem o campo.


A ferrugem da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, é uma das doenças mais destrutivas para a cultura da soja, já gerando grandes perdas nas safras passadas. 


O programa Alerta Ferrugem monitora mais de 200 coletores espalhados por plantações de soja no estado, abrangendo áreas de Assis (SP), Londrina, Campo Mourão, Cascavel, Pato Branco e Guarapuava.


Esses coletores funcionam como “armadilhas” montadas sobre as plantas que capturam o fungo com o vento. Tradicionalmente, pesquisadores precisavam ir até os coletores e usar microscópios para analisar os esporos. 


Agora, com a IA, a presença do fungo é monitorada remotamente, permitindo uma análise mais ágil e precisa sem a necessidade de deslocamento.


O IDR-PR implantou a rede de armadilhas, tornando o processo de monitoramento mais eficaz. Segundo o professor Canteri, a ferrugem é uma praga persistente.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!