Participação de mercado: o que é e como calcular

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O que é participação de mercado?

A participação de mercado é a parcela ou porcentagem de um mercado específico que uma empresa ou produto controla, o que ajuda a determinar sua competitividade e sucesso.

Como profissional de marketing, você precisa conhecer a participação de mercado da sua empresa para avaliar como você se compara à concorrência e criar campanhas de marketing eficazes. Mas o que é participação de mercado e como calculá-la?

Neste post, descreveremos o que é participação de mercado, como calculá-la e como você pode aumentar a sua online. Aqui está um rápido resumo do que iremos cobrir:

O que é participação de mercado?

A participação de mercado de uma empresa é a proporção de suas receitas que ela representa em um determinado mercado ou setor. É a porcentagem da receita geral do setor atribuível à venda de bens e serviços da sua empresa. A concorrência vem tanto dos gigantes do mercado quanto das pequenas empresas.

O que é participação relativa de mercado?

A participação relativa de mercado indica seu desempenho em comparação com seu principal rival. A participação de mercado relativa é uma proporção das vendas do ganhador mais alto, enquanto a participação de mercado representa a vendas globais da empresa no mercado.

Por que a participação de mercado é significativa?

Compreender a participação de mercado da sua empresa pode ajudá-lo a avaliar seu tamanho em relação aos concorrentes e ao setor. Ao monitorizá-lo ao longo do tempo – digamos, uma vez por trimestre – os investidores podem ver quais as empresas que estão a crescer e quais estão a perder terreno no mercado e identificar potenciais alvos de espionagem.

A forma como o mercado está dividido entre os vários intervenientes pode dizer muito sobre o estado da indústria, desde o grau de concorrência até se várias pequenas empresas dominam o mercado, até à revelação de tendências mais amplas, como se os consumidores estão a mudar as suas preferências de uma categoria de produto para outro.

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Como calcular a participação de mercado

Para calcular a participação de mercado de uma empresa, você divide o total de vendas de um determinado produto, serviço ou setor pelas da sua empresa no mesmo período. Este indicador fornece uma imagem abrangente do tamanho de uma empresa no contexto do seu setor e dos rivais.

Fórmula de participação de mercado

Por exemplo, digamos que você possui uma varejista de roupas americana, “New Fashion”. As suas vendas anuais são de 1,5 mil milhões de dólares, enquanto os consumidores nos Estados Unidos gastam um total de 100 mil milhões de dólares em vestuário, o que significa que a sua empresa detém uma quota de 1,5% do mercado retalhista dos EUA.

Cálculos: Participação de mercado = 1,5/100 * 100 = 1,5%

Resumindo, conhecer sua participação no mercado lhe dará uma ideia de sua posição em seu setor e como você se compara a seus concorrentes imediatos.

Como calcular a participação relativa de mercado

Para calcular a quota de mercado relativa, divida a sua quota pela do seu rival mais direto e, em seguida, multiplique o resultado por 100. O resultado revelará quanto do mercado você detém em comparação com o seu adversário principal. Veja abaixo a fórmula para calcular a participação de mercado de uma empresa.

Fórmula de participação relativa de mercado

Por exemplo, se o interveniente dominante no mercado de vestuário dos EUA detém uma quota de mercado de 25%, o cálculo veria a quota de 1,5% da New Fashion dividida por 25%, igualando 6%.

Cálculo: Participação relativa de mercado = (1,5/25 = 0,06) * 100 = 6%.

Os potenciais investidores poderão constatar que a New Fashion tem uma quota de mercado equivalente a 6% da quota de mercado controlada pelo líder do setor.

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Como calcular a participação de mercado para novos negócios

Encontrar estatísticas precisas para novas empresas ou setores pode ser um desafio, uma vez que há menos procura para rastrear esses dados. No entanto, agências independentes e entidades reguladoras recolhem regularmente quotas de mercado e dados comparáveis ​​para setores de rápido crescimento e mercados existentes.

Para uma nova empresa que ingressa num mercado estabelecido, determinar a sua quota de mercado pode ser tão simples como comparar as suas vendas (ou outra estatística relevante) com as vendas totais do mercado.

Embora possa ser um desafio saber as percentagens exatas de cada segmento de mercado nos Estados Unidos, é mais difícil saber quanto de qualquer produto ou serviço é vendido no país.

Suponhamos que a New Fashion venda 5 milhões de dólares em vestuário nos EUA no seu primeiro ano de atividade, enquanto o país gasta 500 milhões de dólares em vestuário. Nesse caso, a New Fashion tem uma participação de mercado em torno de 10%.

No entanto, será mais difícil avaliar a quota de mercado da New Fashion em relação aos seus concorrentes e avaliar a sua dimensão em relação à indústria nestas condições.

Lembre-se das medidas que você emprega ao determinar a participação de mercado de uma nova empresa. A distribuição percentual está sendo feita em escala nacional ou internacional? É para as vendas de toda a empresa ou para uma linha de produtos específica?

Embora possa ser mais desafiador avaliar a participação de mercado de uma nova empresa, fazê-lo é essencial. Permitirá que as partes interessadas monitorizem o desenvolvimento da empresa ao longo do tempo e vejam se esta está a penetrar com sucesso no mercado ou se está a lutar para obter quota de mercado de concorrentes mais estabelecidos.

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Como aumentar sua participação no mercado online

Você pode empregar diversas táticas para ganhar participação no mercado e se tornar o líder do setor.

Ainda assim, se essas estratégias não forem sustentáveis, você perderá. Ganhar uma maior quota de mercado exige pensar a longo prazo sobre como capitalizar a dinâmica existente e manter essa quota a crescer.

Siga estas etapas para ajudá-lo a chegar lá. A MidiaPro também pode ajudar se você precisar de mais pessoal ou recursos para criar uma estratégia de desenvolvimento de mercado adaptada para aumentar sua participação no mercado. Nossos serviços de marketing digital aumentarão sua presença online e atrairão mais leads, proporcionando mais receita para expandir seus negócios.

Contate-nos on-line ou ligue 21-973221936 falar com um de nossos estrategistas para saber como podemos ajudar sua empresa a dominar seu setor!

FAQ sobre Participação de Mercado

O que é participação de mercado?

A participação de mercado de uma empresa é a proporção de suas receitas que ela representa em um determinado mercado ou setor. É a porcentagem da receita geral do setor atribuível à venda de bens e serviços da sua empresa. A concorrência vem tanto dos gigantes do mercado quanto das pequenas empresas.

O que é participação relativa de mercado?

A participação relativa de mercado indica seu desempenho em comparação com seu principal rival. A participação de mercado relativa é uma proporção das vendas do ganhador mais alto, enquanto a participação de mercado representa o vendas globais da empresa no mercado.

Por que a participação de mercado é significativa?

Compreender a participação de mercado da sua empresa pode ajudá-lo a avaliar seu tamanho em relação aos concorrentes e ao setor. Ao monitorizá-lo ao longo do tempo – digamos, uma vez por trimestre – os investidores podem ver quais as empresas que estão a crescer e quais estão a perder terreno no mercado e identificar potenciais alvos de espionagem.

Como calcular a participação de mercado?

Para calcular a participação de mercado de uma empresa, você divide o total de vendas de um determinado produto, serviço ou setor pelas da sua empresa no mesmo período. Este indicador fornece uma imagem abrangente do tamanho de uma empresa no contexto do seu setor e dos rivais.

Como calcular a participação relativa de mercado?

Para calcular a quota de mercado relativa, divida a sua quota pela do seu rival mais direto e, em seguida, multiplique o resultado por 100. O resultado revelará quanto do mercado você detém em comparação com o seu adversário principal.

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