Paul McCartney e Elton John pedem a governo britânico que proteja artistas da IA

Paul McCartney e Elton John pedem a governo britânico que proteja artistas da IA

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

LONDRES, REINO UNIDO / AFP – Os músicos Elton John e Paul McCartney pediram ao governo britânico, neste domingo, 26, que proteja melhor os artistas da inteligência artificial (IA), no momento em que o Executivo considera uma reforma dos direitos autorais.

Em uma entrevista à BBC, o ex-Beatle de 82 anos criticou novamente o plano do governo trabalhista de introduzir mudanças na lei de direitos autorais.

Paul McCartney criticou novamente o plano do governo trabalhista de introduzir mudanças na lei de direitos autorais no Reino Unido Foto: Taba benedicto/ Estadão

O projeto inclui uma cláusula que permitiria que desenvolvedores de IA utilizassem o conteúdo dos criadores para ajudar a desenvolver seus modelos, a menos que os detentores dos direitos autorais optem por não fazê-lo.

De acordo com Elton John, de 77 anos, “isto permitirá que as grandes empresas globais de tecnologia tenham acesso fácil e gratuito ao trabalho dos artistas para treinar sua inteligência artificial e criar músicas competitivas”, disse ele ao Sunday Times.

McCartney, por sua vez, acredita que esta reforma faria com que os artistas perdessem o controle sobre sua produção.

“Jovens rapazes e moças escrevem uma bela canção e ela não é deles, eles não têm nada a ver com isso. E qualquer um que quiser pode simplesmente roubá-las”, declarou McCartney à BBC.

“A verdade é que o dinheiro vai para algum lugar (…) Alguém está sendo pago, então por que não deveria ser o cara que sentou e escreveu Yesterday?”, disse ele, referindo-se a um dos maiores sucessos dos Beatles.

O governo afirmou estar estudando como os criadores poderiam ser licenciados e compensados pelo uso de seu material pela IA.

Em novembro de 2023, McCartney e Ringo Starr, os membros ainda vivos dos Beatles, usaram a IA para extrair a voz de John Lennon de uma música inacabada intitulada Now and Then.

“Acho que a IA é ótima e pode fazer muitas coisas boas, mas não deve roubar pessoas criativas”, disse McCartney à BBC.

Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!