Os sistemas como o Google Gemini e o ChatGPT da OpenAI receberam recentemente funcionalidades que permitem realizar investigações mais aprofundadas sobre os diferentes temas. Invés dos modelos terem como prioridade responder o mais rapidamente possível, existem agora funcionalidades nos mesmos que permitem realizar uma investigação mais aprofundada do tema em questão, investigando diferentes fontes e dando um resultado mais detalhado – embora com uma demora mais alongada na resposta.
Agora, a Perplexity junta-se à lista, tendo lançado a sua funcionalidade de “Deep Research”. Este sistema permite que o modelo de IA da entidade possa realizar uma investigação mais aprofundada sobre os temas, dando como resultado dados mais confiáveis e detalhados.
O Deep Research permite ao modelo de IA da Perplexity analisar diferentes fontes para obter o máximo de informação possível, e de forma a conjugar a mesma e tratar os dados para fornecer uma resposta mais completa e detalhada. Este sistema faz com que a resposta demore mais tempo a ser apresentada, tendo em conta que necessita de ser investigada, mas fornece respostas mais consistentes.
Ao mesmo tempo, os utilizadores podem ainda rapidamente exportar os resultados do Deep Research da Perplexity, e usarem os dados para os mais variados fins.
O modelo usado pela Perplexity será adotado para todos os utilizadores, incluindo os de contas gratuitas. A diferença encontra-se que os utilizadores de contas Perplexity Pro podem realizar um número ilimitado de questões usando a funcionalidade, enquanto que os utilizadores de contas gratuitas apenas podem realizar um número limitado de pedidos por dia.
O Deep Research encontra-se atualmente disponível sobre a plataforma web da entidade, e brevemente deve também chegar na aplicação para iOS e Android, bem como na app dedicada para Mac.