“Anda tudo maluco!” parece ser a frase que vai passando na cabeça de muitos de nós. Talvez seja a frase que nos atrevemos a dizer,… parece que temos medo de dizer frase mais fortes. Estamos parados a ver Donald Trump, e os seus homens brancos, a dizer que todos os outros – mulheres, pessoas não-brancas e pessoas não-heterossexuais – não são importantes para a sociedade e devem ser excluídos das considerações da política pública. Estes homens brancos também estão a exigir que todos os textos e documentos que falem em crise climática sejam apagados e eliminados.
Ora bem, sendo eu mulher e não-branca aos olhos destes tiranos – e, sim, uma hispânica na aparência -, e acreditando na ciência que nos diz que a crise climática é real, então não consigo ficar calada. Não tenho muito poder, mas há quem me conceda a liberdade e a oportunidade de escrever, e agradeço do fundo do coração por isso. Também há, com certeza, quem leia e, por isso, aqui estou!
Analisar o que se passa nos EUA, atualmente, implica compreender a tipologia de pessoas que agora se reúnem na Sala Oval. Após alguma investigação encontrei, com a ajuda da Inteligência Artificial, características que definem uma pessoa com Perturbação da Personalidade Antissocial. Uma pessoa com esta perturbação é chamada Doente e algumas das suas características são:
· Desrespeitam as regras e leis: têm tendência para violar regras e leis, frequentemente de forma repetida;
· Enganam: mentem e enganam os outros para lucro ou prazer pessoal;
· São impulsivos: agem sem pensar, têm dificuldade em planear com antecedência;
· São agressivos: têm uma elevada irritabilidade e agressividade, muitas vezes levando a lutas físicas ou agressões.
· São irresponsáveis: têm uma irresponsabilidade constante, como a incapacidade repetida de manter um comportamento consistente no trabalho ou de honrar obrigações financeiras.
· Não têm remorsos: não sentem qualquer remorso pelo facto de terem magoado, maltratado ou roubado outra pessoa.
Pessoas com estas características são doentes diagnosticados como “sociopatas”.
Perguntei ao ChatGPT (que um dos homens de Trump quer comprar), quais são os perigos de ter um sociopata a gerir um país, e obtive a seguinte resposta:
“Esta é uma questão muito importante. Ter um líder com Transtorno de Personalidade Antissocial pode representar vários perigos significativos para um país:
· Comportamento antiético e ilegal: Um líder pode ser mais propenso a envolver-se em actividades pouco éticas ou ilegais, o que pode levar à corrupção, abuso de poder e ao colapso do Estado de Direito.
· Desprezo pelo bem-estar dos cidadãos: A falta de empatia e o desrespeito pelos direitos dos outros podem traduzir-se em políticas que prejudicam ou desfavorecem determinados grupos de cidadãos. As decisões podem ser tomadas para benefício pessoal ou para consolidar o poder, em vez de serem tomadas para o benefício do país como um todo.
· Tomada de decisões imprudentes: A impulsividade e a falta de consideração pelas consequências podem levar a decisões precipitadas com resultados potencialmente devastadores, tanto a nível interno, como a nível da política externa. Isto pode incluir o início de conflitos desnecessários ou a má gestão da economia.
· Tendências autoritárias: A Perturbação da Personalidade Antissocial pode estar associada a um desejo de controlo e domínio, levando potencialmente a tendências autoritárias e à supressão de dissidências.
· Danos nas relações internacionais: Um líder pode ter dificuldade em construir e manter relações positivas com outros países, levando ao isolamento e ao aumento do risco de conflito. O engano e a manipulação podem corroer a confiança dos aliados e parceiros.
· Instabilidade social: A combinação destes fatores pode criar uma instabilidade social significativa, uma vez que os cidadãos perdem a confiança no governo e nas instituições.”
O ChatGPT termina com a seguinte ressalva: “Este é um cenário hipotético. Não é ético e é inapropriado diagnosticar alguém com Personalidade Antissocial sem uma avaliação profissional.”
E mais não digo!
PhD, CEO da Systemic