Personas do comprador: 3 etapas fáceis para criar personas do cliente

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Encontrar os clientes em potencial certos é fundamental se você deseja obter vendas e receita para o seu negócio. Nem todo mundo está interessado no que você oferece, então você deve divulgar sua empresa para as pessoas que estão. Com a ajuda de buyer personas, você pode atrair leads mais qualificados para o seu negócio.

Nesta página, abordaremos tudo o que você precisa saber, incluindo:

Continue lendo para aprender mais!

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Personas do comprador: 3 etapas fáceis para criar personas do cliente

O que são personas de comprador?

Personas do comprador: 3 etapas fáceis para criar personas do cliente

As personas do comprador são representações semifictícias do cliente ou cliente que você deseja investir em seus produtos ou serviços. Esses perfis representam os candidatos ideais, ou público-alvo, e são baseados em sua base de clientes e dados de mercado atuais.

O que são personas negativas do comprador?

Personas negativas do comprador são pessoas que você não deseja segmentar para se tornarem clientes. Essas são pessoas que não são adequadas para o seu negócio.

Por exemplo, você pode vender relógios de R$10.000 ou mais e ter estudantes universitários falidos visitando suas páginas de produtos, sonhando com seus relógios. Eles não são adequados para o seu negócio, pois provavelmente nunca serão convertidos.

Se você é uma empresa business-to-business (B2B), pode ter empresas em determinados setores ou tamanhos específicos que não são adequados para sua base de clientes.

As personas negativas do comprador podem ajudá-lo a se concentrar em quem você deseja atingir, sabendo quem você não deseja atrair com seu marketing.

Por que as buyer personas são importantes?

Personas do comprador: 3 etapas fáceis para criar personas do cliente

Criar personas de clientes é parte fundamental da sua estratégia de marketing, mas por quê?

Aqui estão três razões pelas quais você precisa criar buyer personas:

1. As personas do cliente ajudam você a oferecer uma experiência de marketing personalizada

Os clientes podem escolher com quais empresas eles interagem na web. Existem dezenas de empresas competindo por sua atenção, o que significa que toda empresa precisa criar mensagens de marketing que ressoem com esse público.

Essas personas ajudam você a criar mensagens que envolvem seu público. Essas personas informam quem está em seu público e o que é importante para eles, para que você possa fornecer materiais de marketing que chamem a atenção deles e os engajem.

2. As personas dos clientes ajudam você a desperdiçar menos dinheiro em marketing

A última coisa que você quer é desperdiçar dinheiro valioso em marketing tentando alcançar pessoas que não estão interessadas em seus produtos ou serviços. Pense assim: você gastaria muito dinheiro em marketing tentando promover seus produtos à base de carne para um vegano.

Com personas de clientes, você não desperdiça dinheiro em marketing visando as pessoas erradas ou promovendo os produtos errados para seus clientes ideais. Você sabe quem eles são, do que gostam e o que é mais importante para eles. Ele permite que você entregue mensagens de marketing mais eficazes, levando a mais leads para o seu negócio.

3. As personas dos clientes ajudam você a ganhar mais vendas

A criação de buyer personas ajuda você a aumentar suas vendas porque você atinge as pessoas mais interessadas no que você oferece. As personas do comprador informam quem deseja comprar seu produto ou usar seus serviços. Quando você sabe quem são seus clientes e o que os motiva, você pode fornecer materiais de marketing que ressoam com eles.

Como resultado, você forneceu experiências mais personalizadas que resultaram em mais conversões e vendas para sua empresa.

Como criar uma buyer persona em 3 etapas fáceis

Personas do comprador: 3 etapas fáceis para criar personas do cliente

Pronto para começar a criar buyer personas? Veja como criar uma buyer persona em três etapas simples:

1. Documente as informações demográficas

O primeiro passo para criar personas de clientes é documentar as informações demográficas. Quando você conhece os dados demográficos do seu público ideal, você tem uma ideia melhor de quem provavelmente se tornará um cliente ou cliente.

Você pode obter informações demográficas observando seus clientes atuais. Você vai querer documentar informações como:

  • Idade
  • Gênero
  • Ocupação
  • Status socioeconômico
  • Situação familiar
  • E mais

Você também pode usar o Google Analytics para ajudá-lo a restringir o foco de suas buyer personas. Você pode encontrar informações acessando a guia Público e selecionando Públicos. Nessa categoria, você verá um detalhamento de diferentes informações sobre seu público.

2. Identificar pontos problemáticos e motivações

O próximo passo na criação de uma buyer persona é pensar nos pontos problemáticos do seu público e nos motivos de compra.

Os pontos problemáticos são os problemas que seus clientes enfrentam atualmente. É a principal razão pela qual eles procuram seus produtos ou serviços – eles precisam de uma solução para o problema deles. Identificar esses pontos problemáticos ajuda você a entender melhor por que as pessoas o procuram e como você fornece uma solução para o problema delas.

Saber essas informações ajuda a criar personas de clientes mais atraentes. Você pode entender o que leva pessoas específicas a procurá-lo, para saber como comercializar esses pontos problemáticos.

Além disso, você também deve observar a motivação do público. O que motiva seu público a buscar e escolher soluções? Grande parte da motivação pode vir dos pontos problemáticos, mas outros fatores, como orçamento e tempo, podem influenciar as decisões.

3. Entenda sua função

Um componente chave da criação de buyer personas é entender onde você se encaixa na equação. Uma grande parte de motivar as pessoas a escolher seu produto ou serviço é entender como você pode ajudar. Como seu produto ou serviço fornece a solução de que eles precisam?

Neste ponto, você deve pensar nos benefícios de seu produto ou serviço. Destacar os benefícios ajuda você a mostrar ao seu público por que você é uma boa opção e como resolver seus pontos problemáticos.

Ele permite que você entenda quais benefícios são mais importantes para as pessoas do seu público, para que você possa fornecer as informações mais importantes para eles.

Exemplos de persona do comprador: 3 exemplos de personas do cliente

Personas do comprador: 3 etapas fáceis para criar personas do cliente

Agora que você sabe como criar uma buyer persona, vamos ver alguns exemplos para ajudá-lo a entender como suas buyer personas ficarão depois de reunir todas as informações.

Muitas empresas criarão pessoas fictícias e darão a seus perfis nomes que representem segmentos de seu público-alvo. Neste exemplo, imagine que você possui um serviço de entrega de refeições tentando atingir três tipos diferentes de pessoas.

Aqui estão as personas dos clientes:

Nadia, a empresária em movimento

  • Tem 25-28 anos
  • Passa longas horas em seu trabalho de vendas na cidade
  • Ela tem uma renda de R$ 70.000 +
  • Ela não tem filhos e nenhum parceiro
  • Ela gosta de passar seu tempo livre relaxando e curtindo um bom livro

Eloise e Ronald, os pais ocupados

  • Eles têm 30-45 anos
  • Eles são casados
  • Têm dois ou mais filhos
  • Eles gastam seu tempo levando seus filhos a eventos esportivos, peças de teatro e muito mais
  • Eles trabalham em empregos de colarinho branco (advogados, analistas de computador, etc.)

Richard, o jovem e inexperiente preparador de refeições

  • Ele tem 25 anos
  • Ele trabalha em um emprego de colarinho branco
  • Gosta de sair com os amigos e experimentar novos restaurantes
  • Ele é aventureiro e gosta de fazer atividades como caminhadas, mountain bike
  • Ele não tem filhos ou companheiro

Com essas três personas de marketing, você pode ver como cada pessoa tem detalhes específicos sobre elas que ajudam sua empresa a identificar quem você está segmentando.

Nesse caso, você criou perfis de pessoas ideais para o seu serviço de entrega de refeições: a empresária ocupada que não tem tempo para cozinhar, os pais ocupados e o cozinheiro inexperiente. Todos esses perfis ajudam a identificar quem você está segmentando, para que você possa enviar mensagens de marketing que melhor ressoam com eles.

Comece a criar buyer personas hoje

Criar personas de clientes pode ajudar sua empresa a atingir as pessoas certas e gerar mais vendas. Se precisar de ajuda para encontrar as estratégias de marketing certas para atingir suas personas de comprador, não procure mais, MidiaPro.

Nossos serviços de marketing digital podem ajudá-lo a alcançar as pessoas mais interessadas no que você tem a oferecer. Com nossa equipe de mais de 500 pessoas, podemos ajudá-lo a lançar estratégias de marketing digital que geram sucesso.

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