A Academia Real das Ciências da Suécia concedeu o Prêmio Nobel de Física de 2024 para o estadunidense John Hopfield e o inglês Geoffrey Hinton, considerados pioneiros da inteligência artificial (IA), na manhã desta terça-feira (08).
A dupla foi laureada por conta do uso de estatísticas fundamentais de diversas áreas da Física na criação de redes neurais para aprendizado de máquina (termo que você talvez conheça como machine learning). O prêmio – divido igualmente entre eles – é de 11 milhões de coras suecas (aproximadamente R$ 5,8 milhões).
Dupla que ganhou Nobel de Física 2024 ajuda máquinas a imitarem memória e aprendizado
“Embora computadores não pensem, as máquinas agora podem imitar funções como memória e aprendizado”, apontou o comitê do prêmio. “Os laureados do Prêmio Nobel de Física de 2024 ajudaram a tornar isso possível”, acrescentou (você pode se aprofundar aqui).
Como? Assim:
- John Hopfield desenvolveu um modelo de rede neural que simula o funcionamento do cérebro de humanos, o que permitiu armazenamento e processamento de informações;
- Geoffrey Hinton é reconhecido por suas contribuições que revolucionaram o reconhecimento de fala e classificação de imagens.
Onde machine learning entra nessa história: aprendizado de máquina é um subcampo da IA. Por meio dele, sistemas aprendem com dados, identificam padrões e fazem previsões sem serem explicitamente programados para cada tarefa.
- Em outras palavras, é como ensinar um computador a aprender sozinho, a partir de exemplos.
Leia mais:
Ganhadores do Nobel de Física 2024
John Hopfield nasceu em 15 de julho de 1933, em Chicago, nos Estados Unidos. Ele é professor emérito da Universidade de Princeton, em Nova Jersey (EUA). E é conhecido por suas contribuições à neurobiologia e à física teórica, segundo o G1.
Geoffrey Hinton nasceu em 6 de dezembro de 1947, em Londres, no Reino Unido. Ele é pesquisador vinculado à Universidade de Toronto, no Canadá, e atua como consultor no Google e no Instituto Vector, voltado para pesquisa em IA, de acordo com o site.