Para quem deseja fazer um planejamento de viagem de forma fácil e rápida, agora pode contar com a Inteligência Artificial (IA) Gemini, desenvolvida pelo Google.
Ela traz muito mais que apenas listas, colocando possibilidades para viajantes que buscam mais agilidade e precisão nas suas pesquisas.
A IA Gemini é um modelo de inteligência artificial capaz de entender melhor o que o usuário precisa e oferecer sugestões mais personalizadas e inteligentes.
Por isso, vamos explicar como você pode usar a IA Gemini para planejar sua próxima viagem, destacando suas principais funcionalidades e como isso impacta diretamente a experiência do usuário.
Quando se trata de viagens, a IA Gemini consegue dar desde recomendações de destinos até a elaboração de roteiros detalhados.
Você consegue acessar o site por qualquer dispositivo pelo link gemini.google.com ou baixar o app Gemini no celular (disponível na App Store e Play Store).
Escolha do destino da viagem
Descreva o tipo de experiência que deseja. Pode ser uma viagem para relaxar em uma praia tropical ou explorar a natureza ou conhecer uma cidade histórica.
A IA do Google vai analisar suas preferências e oferecerá sugestões de lugares que se alinham ao seu perfil.
Sugestão de itinerário
IA Gemini do Google é capaz de criar roteiros personalizados com base nas suas datas, orçamento e interesses, ela pode sugerir os melhores pontos turísticos, atividades e até restaurantes para visitar.
Além disso, ela considera informações em tempo real, como o clima e eventos locais, para ajustar o plano de viagem da maneira mais eficiente.
Planejamento de gastos da viagem
A Inteligência Artificial do Google pode ser usada para criar um orçamento de viagem. Ela pode pesquisar passagens aéreas, hospedagens e pacotes turísticos, comparando preços e identificando oportunidades de economia.
Baseado nas informações repassadas, ela pode sugerir a melhor época para viajar, com base em flutuações sazonais de preços.
Gemini
Melhor e mais completa ferramenta de Inteligência Artificial (IA) do Google.
Para aproveitar todas as funcionalidades do Gemini, o mais indicado é ativar as extensões no navegador Google Chrome ou no seu celular.
Ativando extensões do Gemini no celular:
1. Abra o aplicativo ou a plataforma do Gemini (precisa estar logado com sua conta);
2. Depois, vá no seu perfil com sua foto no canto superior;
3. Em seguida, vá em extensões como mostra a imagem abaixo;
4. Por fim, vai aparecer uma série de extensões que você pode ativar ou desativar.
Ativando extensões do Gemini no computador:
- No computador acesse no Google Chrome gemini.google.com;
- Em extensões procure por Configurações;
- Veja a lista de extensões disponíveis;
- Selecione as extensões que deseja e siga as instruções para instalar.
O principal segredo para você extrair e aproveitar o Gemini da melhor forma é contextualizar e saber dar comandos específicos, detalhados e personalizados.
Por ser uma inteligência artificial, as respostas mostradas pela ferramenta são baseadas no que você pergunta e diz para ele.
Apesar de muito aprimorada e bem feita, não é a mesma coisa de perguntar algo para alguém que consegue interpretar detalhes até não ditos.
A ideia é que quanto mais você alimenta com informações o Gemini, mais inteligente e personalizado ele fica.
Então, para ter bons resultados ao planejar a sua viagem pelo Gemini, digite bons comandos (prompts) para a ferramenta.
Falamos sobre as extensões porque são com elas que o Gemini irá conseguir ter acesso aos aplicativos e fazer um planejamento mais completo.
1. Comparando passagem aérea
Se você ativou a extensão do Google Flights (ou Google Voos), você consegue comparar preços e datas dos voos para onde você está querendo ir.
Vamos supor que você mora em São Paulo e irá viajar para Fortaleza. Para isso, você dará um comando para ele fazer uma busca para você.
Por exemplo: “@Google Voos vou viajar para Fortaleza saindo se São Paulo, do Aeroporto de Guarulhos. Quero saber qual o mês mais barato do ano para ir”. Pronto! Ele te dará várias opções com detalhes.
Você pode selecionar alguma das opções para ir direto para a plataforma do Google Flights e comprar a passagem aérea.
Além disso, você pode ser mais específico e pedir detalhes maiores. Exemplo: “Mostre apenas voos se conexão”, ou então, “@Google Maps levando em consideração que eu estaria em Pinheiros, qual o melhor horário para chegar no aeroporto de Guarulhos se o meu voo for às 15h”.
Perceba que sempre que queremos usar uma extensão de forma mais específica, precisamos citá-la com um “@” (arroba) antes. Ao colocar o arroba, logo aparece o menu com as extensões para você ativar.
2. Buscar hospedagens com simplicidade
Além disso, você também consegue buscar e agendar hospedagem para sua viagem pelo Gemini. Por Exemplo “@Google Hotels faça uma lista dos hotéis de frente ao mar mais bem avaliados de Fortaleza”.
Você pode ter mais informações com comandos do tipo “Todos os hotéis oferecem café da manhã?” ou então perguntar as vantagens e desvantagens de cada hotel.
Mais pra frente, quando você tiver com o planejamento mais estruturado, é possível pedir para ele calcular quanto tempo leva para chegar do hotel até cada ponto turístico ou restaurante que você quer visitar.
3. Dicas com quem já foi
Caso você queira algo mais personalizado e não depender tanto de respostas geradas por uma máquina, é possível buscar por vídeos no Youtube de experiências das pessoas.
Um exemplo de comando que você pode dar “@Youtube liste vídeos dos principais pontos turísticos de Fortaleza”.
É possível ser ainda mais específico, como por exemplo “Quais são os principais pontos do primeiro vídeo?” e ele vai listar para você. Dentro do aplicativo do Youtube você pode salvar o vídeo para consultar depois também.
4. Roteiro de atividades e onde comer
Para simplificar ainda mais, é possível planejar um roteiro completo de acordo com o período de estadia e local onde vai ficar hospedado.
Por exemplo “@Google Maps vou ficar por 7 dias em Fortaleza no Hotel Gran Marquise. Me dê dicas de atividades, praias, locais turísticos e bons restaurantes para visitar durante esse período”.
Você pode personalizar falando, por exemplo, “Mostre a distância da Praia do Cumbuco para o Hotel Gran Marquise”.
5. Planeje somente o que vai precisar na mala
Você consegue olhar dicas de outras pessoas pelo Youtube para saber o que levar na bagagem. Um exemplo de comando “@Youtube dicas sobre o que levar na mala em uma viagem de 7 dias para Fortaleza”.
Você pode complementar ainda mais com “Quais as medidas da bagagem?” para não ter que pagar taxa extra. Ou então “Como é o clima de Fortaleza em Janeiro?” para não levar roupa errada.
VEJA TAMBÉM: O que não pode levar na bagagem de mão: saiba quais são os itens proibidos
Dessa forma, você consegue ter algumas vantagens ao planejar sua viagem usando o Gemini.
O Gemini não se limita apenas às suas extensões. Então, apesar delas facilitarem bastante, ele possui diversos recursos que com o comando certo, as soluções são infinitas.
Porém, fique atento com as informações de comando. Não dê nenhum dados importantes como CPF, RG e outras informações sensíveis (como onde e quando você vai ficar hospedado).
Usando com cautela e atento à segurança da informação, você consegue tirar o melhor proveito do Gemini para planejar sua viagem.