Planeta com órbita bizarra se transforma em Júpiter quente

Compartilhe esta postagem

Índice do Conteúdo

Receba nosso boletim

Novos contatos

nossa newsletter

Astrônomos descobriram que o exoplaneta TIC 241249530 b, localizado a cerca de 998 anos-luz da Terra, não apenas possui uma das órbitas mais estranhas já vistas, mas também está se transformando em um “Júpiter quente”. Esse processo pode ajudar os cientistas a entender melhor a formação desses mundos curiosos.

TIC 241249530 b foi detectado pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito da NASA (TESS, na sigla em inglês) em janeiro de 2020, quando transitou a face de sua estrela-mãe. O planeta orbita sua estrela a uma distância de aproximadamente 12% da distância entre a Terra e o Sol, completando uma órbita em apenas 15,2 dias terrestres.

Embora a maioria dos planetas tenha órbitas elípticas, TIC 241249530 b possui uma das órbitas mais alongadas e achatadas já observadas. Além disso, o planeta do tamanho de Júpiter orbita sua estrela “de trás para frente” em comparação com a rotação da estrela.

A pesquisa da equipe foi publicada em 17 de julho na revista Nature.

Transição do exoplaneta TIC 241249530 b em um Júpiter quente

  • Júpiteres quentes são exoplanetas que completam uma órbita em menos de 10 dias terrestres.
  • TIC 241249530 b ainda não é um Júpiter quente, mas está no início do processo de migração para mais perto de sua estrela-mãe, algo que os cientistas acreditam que ocorre à medida que esses planetas se formam mais longe e depois migram para dentro.
  • Uma equipe de astrônomos usou dois instrumentos no Telescópio WIYN de 3,5 metros no Observatório Nacional de Kitt Peak (KPNO) para observar TIC 241249530 b.
  • O NN-EXPLORE Exoplanet and Stellar Speckle Imager (NESSI) foi utilizado para eliminar os padrões de “cintilação” causados pela atmosfera da Terra, e o espectrógrafo NEID foi usado para medir a velocidade do exoplaneta ao redor da estrela.
  • A análise confirmou que TIC 241249530 b tem uma massa aproximadamente cinco vezes maior que a de Júpiter e uma órbita extremamente excêntrica, com uma excentricidade de 0,94.
  • Para comparação, a órbita do planeta anão Plutão tem uma excentricidade de 0,25, e a da Terra é quase circular com 0,02.
observatório nacional de kitt peak
Observatório Nacional de Kitt Peak (KPNO) em Tucson, Arizona. (Imagem: Joseph Sohm / Shutterstock.com)

Leia mais:

Movimento retrógrado

O movimento de TIC 241249530 b é retrógrado, orbitando na direção oposta à rotação de sua estrela. Esse fenômeno é raro entre exoplanetas e é observado apenas em dois planetas do Sistema Solar: Vênus e Urano.

órbita do exoplaneta
Uma imagem mostrando a órbita estranhamente alongada de TIC 241249530 b em comparação com a órbita majoritariamente circular da Terra e de Mercúrio (o planeta mais próximo do Sol) (Imagem: NOIRLab/NSF/AURA/R. Proctor)

Futuro de TIC 241249530 b

À medida que a órbita de TIC 241249530 b se aproxima de sua estrela, espera-se que ela se torne mais circular e menor, transformando-o em um Júpiter quente com um ano durando menos de 10 dias terrestres.

Essa observação serve como um instantâneo do processo de migração planetária, ajudando a esclarecer a formação dos Júpiteres quentes.




Source link

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

explore mais conteúdo

aprenda mais com vídeos

você que impulsionar seu negócio?

entre em contato conosco e saiba como

contatos midiapro
small_c_popup.png

Saiba como ajudamos mais de 100 das principais marcas a obter sucesso

Vamos bater um papo sem compromisso!