Você pode ter ouvido que as empresas ganham em média R$ 2 para cada R$ 1 gasto com publicidade paga por clique (PPC). Talvez você tenha ouvido que os anúncios PPC podem catapultá-lo para o topo das páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs) e que 41% de todos os cliques para consultas de pesquisa comerciais vão para os três principais anúncios pagos. Mas o PPC funciona? O PPC vale seu tempo e esforço? Sim, os rumores são verdadeiros. O PPC pode aumentar significativamente sua visibilidade online, impulsionar suas vendas e fornecer um retorno sobre o investimento (ROI) impressionante. Nesta postagem, examinaremos mais de perto:
- O que é publicidade PPC
- Como funciona o PPC
- A importância do PPC
- Quando é melhor usar anúncios PPC
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O que é PPC?
PPC é um modelo de publicidade online no qual você paga por clique, em vez de por impressão ou por um determinado período de tempo. Os anúncios PPC vêm na forma de anúncios gráficos em sites, anúncios em sites de mídia social e, mais comumente, anúncios pagos em SERPs. Quando alguém clica em seu anúncio PPC, ele é levado para uma landing page em seu site. Veja como os anúncios PPC aparecem em um SERP do Google:
Como funciona o PPC?
Como eles são o tipo mais comum de anúncio PPC, veremos anúncios nos resultados de pesquisa do Google para um exemplo de como o PPC funciona. Sempre que alguém conclui uma pesquisa no Google, a plataforma verifica se os anunciantes dão lances na palavra-chave que o usuário pesquisou. Por exemplo, uma empresa que vende meias on-line pode dar lances em palavras-chave como “comprar meias on-line” e “meias divertidas”. Se os anunciantes derem lances na palavra-chave, o Google escolherá vários anúncios para mostrar por meio de um processo de leilão automatizado que leva apenas milissegundos para ser concluído. O processo de leilão considera vários fatores. O sistema multiplica o lance máximo de cada anunciante por sua pontuação de qualidade para obter sua classificação de anúncio. O Google então exibe os anúncios de acordo com quem tem a classificação de anúncio mais alta.
- lance x pontuação de qualidade = classificação do anúncio
Para determinar o índice de qualidade de um anúncio, o Google considera sua taxa de cliques (CTR) esperada, relevância para a consulta do usuário e a qualidade da página de destino do anúncio. Com a métrica do índice de qualidade, o Google visa determinar o quão útil um anúncio será para o usuário. O Google usa outra fórmula para determinar quanto você paga por cada clique. Esta fórmula é:
- a classificação do anúncio abaixo do seu / sua pontuação de qualidade + US$ 0,01 = seu custo por clique (CPC)
Se você tiver um índice de qualidade mais alto, pagará menos. Como resultado, melhorar seu índice de qualidade ajudará você a entregar conteúdo de anúncio mais relevante e melhorar seu ROI.
O PPC funciona?
Então, o PPC é eficaz? Sim! O PPC é um método de marketing digital eficaz se você tiver as estratégias certas em vigor e tiver anúncios e landing pages de alta qualidade. O PPC funciona especialmente bem quando você quer resultados rápidos ou quer atingir públicos altamente específicos, especialmente aqueles na parte inferior do funil de marketing. Quão eficaz é o PPC? Essas estatísticas lhe darão uma ideia:
As vantagens do PPC
Quais são as principais vantagens do PPC que o tornam tão eficaz?
- Custo-efetividade: Com o PPC, você só paga quando alguém clica no seu anúncio, proporcionando uma chance para um novo lead ou conversão. Você também pode definir seu gasto máximo para que fique dentro do seu orçamento. Como mencionado anteriormente, o PPC também fornece um ótimo ROI!
- Resultados rápidos: Métodos de marketing digital, como otimização de mecanismos de busca (SEO), demoram mais para produzir resultados, mas com PPC, você pode lançar uma campanha e monitorar os resultados imediatamente.
- Maior visibilidade: Os anúncios de pesquisa PPC ficam acima dos principais resultados de pesquisa orgânica, portanto, ganhar esses espaços de anúncio dá à sua marca muita visibilidade.
- Segmentação: As plataformas PPC oferecem opções de segmentação altamente detalhadas. Você pode segmentar por palavra-chave e segmentar usuários com base em características como dados demográficos, interesses e atividade online anterior. Você pode até segmentar usuários que visitaram seu site recentemente.
- Relatórios detalhados: Com a publicidade PPC, você obtém dados detalhados sobre suas campanhas, que podem ser usados para ajustar suas campanhas atuais e planejar futuras.
Quando o PPC é mais eficaz?
Você tem muitas opções quando se trata de canais de marketing na Internet, de SEO a mídias sociais e PPC. As melhores estratégias de marketing digital usam uma mistura de canais, mas é útil saber para que cada canal é melhor usado. Então, quando o PPC funciona melhor?
1. Quando você quer resultados rápidos
Você precisa construir a autoridade do seu site a longo prazo com estratégias como SEO, mas também há momentos em que você precisa de resultados rápidos. Com PPC, você coloca seus anúncios na frente dos usuários assim que lança sua campanha, então é excelente para obter resultados rapidamente. Por exemplo, você pode usar PPC para promover uma venda, oferta por tempo limitado, lançamento de produto ou outro evento sensível ao tempo.
2. Quando você deseja uma segmentação precisa
Com o PPC, você pode direcionar seus anúncios para públicos precisos. Você pode direcionar usuários com base em uma ampla gama de características, que vão desde a idade até hobbies e estado civil. Se você sabe quem quer atingir e quer direcioná-los diretamente, o PPC é um excelente método para usar.
3. Quando você deseja atingir leads de fundo de funil
O PPC é ideal para atingir usuários que estão próximos de tomar uma decisão de compra. Usuários que ainda estão coletando informações podem ter mais probabilidade de clicar em um resultado orgânico, mas aqueles que estão prontos para comprar têm mais probabilidade de clicar em um anúncio se ele se encaixar no que estão buscando. Na verdade, 65% das pesquisas de alta intenção — aquelas em que o pesquisador está considerando fortemente fazer uma compra — resultam em um clique no anúncio. Esses dados destacam a importância do PPC para estratégias de marketing digital.
4. Quando seu produto, serviço ou site pode não aparecer nos resultados de pesquisa orgânica
Se você acabou de criar um novo site e ainda não tem muitas páginas, ou tem um número mínimo de páginas, provavelmente não será classificado nos resultados de pesquisa orgânica imediatamente. Você terá que criar conteúdo e construir a autoridade do seu site antes de poder classificar. No entanto, você pode não querer esperar que isso aconteça para estabelecer uma presença nas SERPs. O PPC é ideal nessa situação, pois o coloca no topo das SERPs, mesmo que seu site esteja com deficiências em certas áreas. Seus anúncios PPC podem trazer tráfego para seu site enquanto você trabalha em seu SEO. Você também pode querer usar PPC se não houver um alto volume de pesquisa para seu produto ou serviço. Talvez, por exemplo, seu produto seja totalmente novo e único, e poucas pessoas tenham ouvido falar dele ainda. Digamos, por exemplo, que você inventou uma nova tecnologia. Antes que os headsets de realidade virtual se tornassem conhecidos, as pessoas não pesquisavam “headsets de realidade virtual” no Google. Se você fosse uma das primeiras empresas de headsets de RV, poderia criar anúncios PPC e dar lances em palavras-chave relacionadas a videogames ou novas tecnologias para atingir clientes em potencial.
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Saiba mais sobre como o PPC pode funcionar para o seu negócio
Então, o PPC é eficaz? Claro que sim! Você só precisa ter certeza de que tem as estratégias, anúncios e landing pages certas configuradas. Na MidiaPro, gerenciamos mais de 650 campanhas de PPC de clientes, então conhecemos essa estratégia de cabo a rabo. Oferecemos serviços de consultoria em PPC para ajudar você a entender como melhorar suas campanhas. Também podemos fazer o trabalho para você, criando uma estratégia de PPC com anúncios e landing pages que ajudam você a atingir suas metas.
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FAQ sobre Publicidade PPC
O que é PPC?
PPC é um modelo de publicidade online no qual você paga por clique, em vez de por impressão ou por um determinado período de tempo.
Como funciona o PPC?
Sempre que alguém conclui uma pesquisa no Google, a plataforma verifica se os anunciantes dão lances na palavra-chave que o usuário pesquisou.
O PPC funciona?
Sim, o PPC é um método de marketing digital eficaz se você tiver as estratégias certas em vigor e tiver anúncios e landing pages de alta qualidade.
As vantagens do PPC
Quais são as principais vantagens do PPC que o tornam tão eficaz?
Quando o PPC é mais eficaz?
Saiba em quais situações o PPC pode ser a estratégia mais adequada para alcançar seus objetivos de marketing.